Buscar

Caso concreto 1

Prévia do material em texto

Aula 1 
 Caso concreto 1
1- 
a)Resposta- Entende-se que sim,pois,conforme frisa o autor a partir da citação de Fernando Noronha(p. 04) é possível conhecer a hipótese de uma pessoa viver uma vida inteira sem necessidade de conhecer os Direitos das Sucessões,ou a maior parte do Direito de Família(casamento,regime de bens), ou até as partes mais significativas do Direto das Coisas.Mas não é possível viver à margem daquelas atividades do dia-a-dia regidas pelo Direito das Obrigações? Daí a sua importância.
b)Resposta-Sim.Ensina Miguel Reale que são princípios basilares do novo código civil,além da operabilidade.Princípio da Eticidade: De acordo com o princípio da eticidade, a ética e a boa fé ganham nova valorização.A boa-fé deixa o campo das idéias da intenção boa-fé subjetiva,e ingressa no campo dos atos,nos campos de lealdade da boa-fé objetiva.Esta é concebida como uma forma de integração nos negócios jurídicos em geral como ferramenta auxiliar do aplicador do Direito para preenchimento das lacunas, de espaço vazio deixados pela lei.Em suma,este princípio atua no CC/2002 para guiar o Direito com o correto ideal exemplar. 
Princípio da Sociabilidade;Pelo o princípio da sociabilidade,rompe-se o caráter individualista e egoístico do cc/1916.Nesse sentido,todos os códigos de direito privado passam a ser analisados dentro de uma concepção social importante,indeclinável e inafastável.Deve-se ter como parâmetro o texto maior.A CF/88 e seus preceitos e seus prefeitos fundamentais,regras implícitas ou explicitas que protegem a pessoa humana e promovem o bem comum,o equilíbrio contratual,a justiça social,igualdade material e sempre buscando materialização da dignidade da pessoa humana.
c)Resposta-Obrigação nasce de diversas fontes.É a relação jurídica,de caráter transitório,estabelecida entre credor e devedor e cujo o objeto consiste numa prestação pessoal econômica positiva ou negativa, devido pelo primeiro ao segundo,garantido-lhe o adimplemento através de do seu patrimônio.Cumprida,extingue-se,se o devedor não cumpre,expontaneamente surge a responsabilidade pelo inandiplemento.Esta é a relação jurídica patrimonial do descumprimento da relação obrigacional.Uma pode existir sem a outra.
exemplo; dar,fazer,não fazer
Exemplo de responsabilidade sem obrigação:Fiador,que responsável pelo pagamento de débito,somente na hipótese de inadimplemento da obrigação por parte do afiançado,este sim originariamente é obrigado ao pagamento dos alugueis.
Ônus- Jurídico caracteriza-se pelo o comportamento uso e goso –que a pessoa deve observar para um benefício próprio para coisa alheia,trata.Trata-se de um encargo que deve ser cumprido em prol de uma vantagem consideravelmente maior .O ônus não é imposto por lei,e só torna exigível se o onerado a estipulação contratual.
exemplo; Contratação de um pintor com ônus no preço.
Estado de sujeição é a limitação da obrigação.
exemplo; A utilização de um imóvel quando o mesmo estiver alugado.
Significado de obediência;
exemplo;Direito potestativo: Direito do locator despejar o lacatário.Art. 59 e 60 lei 8.245/91
Dever jurídico; É a necessidade de todos no cumprimento dos comandos legais,sob pena de uma sanção.
exemplo; Agir de boa-fé
 caso concreto 2
Respostas
1)Lei,fonte legal
2)Ato ilícito
3)Ato unilateral
4)Contrato
Questão múltipla escolha 
Alternativa E

Continue navegando