Buscar

PROVA OBJETIVA

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Tatiana Maria Pereira (1390665)
	Disciplina:
	Perspectivas Profissionais (GTU100)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:423107) ( peso.:1,50)
	Prova:
	8203990
	Nota da Prova:
	10,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	Historicamente, o processo de construção do pensamento científico esteve vinculado às contribuições dos filósofos, conforme evidencia o fragmento a seguir:
Filosofia e Ciência embora hoje possuam distinções, são áreas que, no passado, já estiveram vinculadas. Apesar das divergências, ambas carregam elementos em comum, como, por exemplo, o rigor de seus estudos, a busca pela verdade, a explicação lógica da realidade e a diferença que possuem com relação ao mito e à religião (BRACCIALI, 2018, p. 1).
Com base no exposto, assina a alternativa CORRETA:
FONTE: Acervo Filosófico. Disponível em: <http://www.acervofilosofico.com/filosofia-e-ciencia-semelhancas-e-diferencas>. Acesso em: 25 jun. 2018.
	 a)
	Carl Jung, psiquiatra famoso, teve papel relevante na construção do pensamento científico no que tange à anatomia humana e sua interface com o método científico.
	 b)
	O cientista René Descartes contribui na estruturação da ideia de método, destacando a necessidade de verificar, analisar, sintetizar e enumerar aquilo que se pretende entender.
	 c)
	Para Foucault, o conjunto de crenças ou saberes que permitem desvendar determinado assunto podem ser acessados em laboratórios de ponta, voltados para a pesquisa e o desenvolvimento.
	 d)
	Segundo a perspectiva de Foucault, o reconhecimento do pesquisador pela sociedade geralmente ocorre tão logo que sua pesquisa seja publicada, numa escala de curto prazo.
	2.
	As instituições de Ensino Superior estão classificadas segundo alguns aspectos regulamentados pelo MEC, que apontam sobre características quanto a acadêmico, administrativo, formação, finalidade e função. Assim, quanto à finalidade e função, as instituições diferem em alguns segmentos conforme sua organização. Sobre o significado de pós-graduação stricto sensu, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	São cursos de educação abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação, habilitando em especialização.
	 b)
	Consistem em cursos de educação superior que abrangem os programas de mestrado e doutorado acadêmico ou profissional, conferindo diploma.
	 c)
	Constituem cursos de educação ofertados em curto tempo de duração, ofertados à comunidade em geral.
	 d)
	Seriam os cursos de educação voltados à área médica, com residência de dois anos em hospitais.
	3.
	Ao ingressar no ensino superior é importante que o acadêmico compreenda as diferentes modalidades de instituições de ensino e as atribuições de cada uma delas. De acordo com Humerez e Jankevicius (2015), as universidades são uma das entidades responsáveis pela produção, preservação e transmissão dos conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos adquiridos pela humanidade em sua evolução cultural, constituindo a civilização ocidental atual. As universidades conduzem mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem, fortalecendo o ato de ensinar e aprender, conduzindo o aperfeiçoamento pessoal e profissional. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.cofen.gov.br/enfermagem-e-formacao-artigos-cientificos_31492.html>. Acesso em: 25 jun. 2018.
	 a)
	Projetos de extensão são uma forma que distanciam a universidade e a comunidade, pois estão centrados em problemas teóricos.
	 b)
	Dentre as atribuições da universidade, é optativa a tarefa de desenvolver pesquisa, ficando a decisão a cargo dos gestores.
	 c)
	No Brasil, as universidades devem alinhar de modo coerente os seus processos acadêmicos dentro do ensino, pesquisa e extensão.
	 d)
	A pesquisa nas universidades pode ser realizada de forma isolada da sociedade, ocorrendo de forma efetiva e eficiente.
	4.
	O conhecimento científico pode ser compreendido como um saber sistematizado e ordenado em torno de uma teoria. Além disso, o conhecimento científico é considerado falível, ou seja, não é verdade absoluta ou definitiva, pois é passível de contestação e verificabilidade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As práticas cotidianas não exercem influência sobre o conhecimento científico, tendo em vista que este privilegia a indústria da inovação.
	 b)
	Os saberes tradicionais e a realidade cotidiana podem servir de estímulo para a realização de pesquisas e estudos científicos.
	 c)
	Os conhecimentos científicos são cumulativos e indiscutíveis, tendo em vista que sua estrutura é construída por metodologias quantitativas.
	 d)
	Os principais elementos que caracterizam o conhecimento científico são a credibilidade, a confiança, a convicção e a aceitabilidade.
	5.
	As universidades no seu marco inicial tinham um cunho filosófico, pensamento crítico e envolvimento com a pesquisa, estando alinhados com a ideia de proporcionar um Ensino Superior como o próprio nome menciona. Esse entendimento de universidade estava associado
à ideia de atender à sociedade. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No modelo de universidade francês temos uma formação profissionalizante e técnica, voltada para o mercado de trabalho.
(    ) O modelo brasileiro nasceu de uma combinação entre o modelo russo e chileno e estava direcionado para a gestão de empresas.
(    ) No modelo de universidade alemão tinha-se a pretensão de estimular uma formação humanística e de caráter geral. 
(    ) O modelo francês de universidade foi relevante para a estruturação do ensino superior e baseia-se no tripé filosófico, científico e da área linguística.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	6.
	O processo de submissão de artigo científico não é uma tarefa simples, primeiramente é necessário escrever um artigo relevante, que tenha uma metodologia bem definida, selecionar uma revista que o artigo se enquadre e formatar de acordo com o escopo da revista para que esse passe pelo processo de avaliação e possível aprovação. Sobre os aspectos que fazem parte do processo de aprovação de um artigo científico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São encaminhados para os editores da revista que, posteriormente, encaminham para uma comissão especializada.
(    ) Ao submeter o artigo para uma revista é indicado enviar junto uma carta, explicando os motivos que estimularam a escrita do artigo. 
(    ) Atualmente, pode-se encaminhar um manuscrito através de e-mail ou sistema eletrônico da revista pretendida.
(    ) Normalmente, os revisores do artigo não conhecem os autores, justamente para evitar qualquer juízo de valor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	7.
	O processo de submissão de um artigo científico para ser publicado em uma revista envolve algumas etapas. Segundo Barrass (1979), ao submeter um artigo científico a uma revista é necessário ter conhecimento sobre o escopo da revista, ou seja, verificar quais os temas são de interesse da revista. Caso seu artigo esteja fora de escopo, automaticamente ele será rejeitado. Com relação ao processo de publicação de artigos, analise as sentenças a seguir:
I- O artigo deve apresentar conhecimento relevante do assunto.
II- O artigo precisa ser escrito em linguagem rebuscada, direcionada ao público especializado.
III- O artigo deve ser completo, original e imparcial.
IV- O artigo deve apresentar referências fieis às fontes bibliográficas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARRASS, R. Os cientistas precisam escrever: guia de redaçãopara cientistas, engenheiros e estudantes. São Paulo: T. A. Queiroz: EDUSP, 1979.
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	8.
	Antes de definir os objetivos da pesquisa, é necessário encontrar um objeto que mereça ser investigado cientificamente e que tenha condições de ser delimitado. Posteriormente, passa-se para o estágio de elaboração dos objetivos. Sobre as características que conceituam os objetivos presentes na organização dos projetos de pesquisa, analise as sentenças a seguir:
I- Os objetivos gerais e específicos são idênticos e significam a mesma coisa, sem distinção entre ambos.
II- Os objetivos gerais abordam de forma generalizada, o que se pretende investigar.
III- Os objetivos específicos podem ser vários e considerar diversos aspectos do que se pretende investigar.
IV- Os objetivos específicos se relacionam com o objetivo geral da pesquisa. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	9.
	Atualmente, o Brasil compartilha de uma concepção de universidade que, resultou de um processo de construção com base nas IEs de outras partes do mundo. Hoje, algumas universidades apresentam interesse na realização de projetos relacionados a questões sociais. Sobre o contexto histórico das universidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A extensão é considerada o berço do ensino superior, tendo em vista seu potencial para transformar os cenários econômicos. 
(    ) A prática de extensão requer significativos investimentos na área de laboratórios, bem como na área de equipamentos de ponta. 
(    ) A extensão na universidade brasileira surge a partir de movimentos políticos e sociais realizados na Universidade Livre de São Paulo.
(    ) O movimento extensionista surge nas universidades inglesas, fruto de reivindicações das comunidades marginalizadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	10.
	No Brasil, existem algumas diferenças entre os tipos de IES, em função da sua organização e atividade que realizam. No Brasil, as instituições de ensino superior são classificadas na Lei 9.394/96. Na referida legislação, pode-se observar que as instituições são organizadas por critérios acadêmicos, administrativos e de formação, podendo ser públicas ou privadas. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Compete aos centros universitários realizarem pesquisas de ponta, resolvendo problemas de natureza humanística e epistemológica.
	 b)
	Nas faculdades, as atividades de pesquisa estão centradas exclusivamente no setor de Iniciação Científica, responsável por promover a inovação no ensino.
	 c)
	Conforme a legislação em vigor, as faculdades não podem ser consideradas instituições de Ensino Superior, pois não realizam pesquisa.
	 d)
	As universidades precisam desenvolver pesquisa e extensão, sendo que esta tarefa usualmente está associada aos programas de mestrado e doutorado.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando