Buscar

AÇÃO SOCIAL E RELAÇÃO SOCIAL, MAX WEBER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociologia Clássica II
Definição de Ação Social e Relação Social em Weber
 Segundo Max Webber, Ação Social é uma ação que, quanto ao sentido visado pelo agente, se refere ao comportamento dos outros, orientando-se por este no seu curso, ou seja, é uma ação do indivíduo que é orientada pelas de ações de outros, ou ainda, em relação aos outros. Isso pressupõe que essas ações são reconhecíveis dentro de um conjunto cultural de valores.
 Logo, Ação Social, para Weber, é todo comportamento cuja origem depende da reação ou da expectativa de reação de outras partes envolvidas, as quais podem ser indivíduos ou grupos, próximos ou distantes, conhecidos ou desconhecidos por quem realiza a ação. Essas Ações podem ser internas ao indivíduo ou externas, de omissão ou de tolerância. 
 Ainda segundo Weber, toda Ação Social é dotada de um sentido reconhecível: ela se realiza de uma parte (agente) para outra. É uma atitude sobre a qual recai ao menos um desejo de intercâmbio, de relacionamento. Como toda relação social, é determinada não só pelos resultados para o agente, mas também pelos efeitos (reais ou esperados) que pode causar ao outro.
 As ações sociais estão presentes no dia a dia. O ato de receber dinheiro de alguém, por exemplo, pressupõe que esse dinheiro é aceito por todos e alguém também aceitará recebe-lo, logo, é uma Ação Social. Praticar uma religião também é uma ação social, todavia, segundo Weber, não é considerado Ação Social o comportamento religioso limitado apenas à contemplação e à oração. 
 Por fim, cabe destacar que, segundo Weber, a Ação Social, como toda ação, pode ser determinada, e para isso ele se utiliza de “tipos ideais” que servem como modelos e a partir deles a infinidade de ações pode ser resumida em quatro ações fundamentais, a saber:
1. Ação Social de modo racional referente a fins, na qual a ação é estritamente racional. Tem relação a expectativas referente a objetos do mundo exterior ou outras pessoas.
2. Ação Social de modo racional referente a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético;
3. Ação social de modo afetivo, emocional: é aquela ação em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc.; é uma forma irracional de ação; e
4. Ação social por modo tradicional: que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados. Estas se encontram numa situação limite entre as ações racionais e irracionais, assim como a imitação.
 Na visão de Max Weber, o sociólogo tem a função de compreender o sentido das chamadas Ações Sociais e, para tanto, ele precisa encontrar os nexos causais que as determinam. Segundo ele, as ações imitativas, nas quais não se confere um sentido para o agir, não podem ser consideradas Ações Sociais. 
Relação social 
 Segundo Max Weber, Relação Social é o comportamento reciprocamente referido quanto ao seu conteúdo de sentido por uma pluralidade de agentes, e que se orienta por essa referência.
 Logo, o termo Relação Social refere-se ao relacionamento entre os indivíduos ou no interior de um grupo social. Ela diz respeito à conduta de múltiplos agentes que se orientam reciprocamente em conformidade com um conteúdo específico do próprio sentido das ações, ou seja, para Weber Relação Social seria uma conduta de vários indivíduos, reciprocamente orientada e dotada de sentido compartilhado pelos diversos agentes de determinada sociedade. 
 A Relação Social se baseia na probabilidade de que os indivíduos ajam socialmente de uma forma reconhecível, indicável (pelo sentido), ou seja, os indivíduos se relacionam socialmente baseados na perspectiva de que suas ações são reconhecíveis pelos outros, ou seja, na Relação Social existe reciprocidade na medida em que duas ou mais pessoas estão baseando os seus comportamentos nas expectativas uma das outras. 
 Segundo Weber, uma Relação Social denomina-se Comunitária na medida em que a atitude na vida social repousa no sentimento subjetivo dos participantes de pertencer (afetiva ou tradicionalmente ) ao mesmo grupo. E, denomina-se Relação Associativa na medida em que a atitude na ação social repousa num ajuste ou numa união de interesses racionalmente motivados (com referência a valores ou afins); pode repousar especialmente num acordo racional por declaração recíproca; neste caso a Ação Social correspondente, quando for racional, está orientada: a) de maneira racional referente a valores, pela crença no compromisso próprio; e, b) de maneira racional referente a fins, pela expectativa da lealdade da outra parte.
 Enquanto na Ação Social a conduta do agente está orientada significativamente pela conduta dos outros, na Relação Social a conduta de cada um dos múltiplos agentes envolvidos orienta-se por um conteúdo de sentido reciprocamente compartilhado. 
 Por fim, convém destacar que as relações sociais são formadas, portanto, de várias ações sociais motivadas por um mesmo conjunto de significados.

Outros materiais