Buscar

Movimentos da ginástica artística de solo e suas proteções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Rodolpho Rodrigues Matias
Polo: SETE LAGOAS 
Tutor e Professor(a): Roseana Mendes e Elisângela Gamargo
Disciplina:Iniciação a Ginástica artística Data:
Movimentos da ginástica artística de solo e suas proteções
Para a realização dos movimentos da ginástica artística com maior segurança durante a ase de aprendizagem, o professor deve adotar métodos de proteção, que são formas de guiar e acompanhar o movimento do aluno e corrigi-lo. Lembrando que todos os movimentos são realizados em um colchão apropriado, que é a primeira forma de proteção.
Rolamento. As variações de rolamento de frente são: Rolamento para frente grupado, para frente afastado, para frente carpado, saltado ou salto peixe. Para realizarmos as proteções nesses movimentos temos que ter muita atenção a posição do pescoço. O ajudante irá manter o pescoço protegido segurando o queixo do praticante junto ao peito e com a outra mão reforçará o impulso pela sua coxa. 
As variações de rolamentos de costas são: Rolamento de costas grupado, afastado e carpado. Para a realização da proteção seguiremos o mesmo conceito da proteção do pescoço, mas o movimento do corpo é feito para trás. Nesse caso além de protegermos o pescoço é preciso auxiliar o praticante no impulso para se elevar de costas, apoiando com as mãos em sua coxa e puxando-o na vertical. 
Equilíbrio. Podemos agrupar nessa categoria os seguintes movimentos: Vela, ponte, parada de três apoios, parada de mãos ou dois apoios e avião. Todos estes movimentos são estáticos, assim a proteção pode ser realizada segurando na coxa ou na cintura do praticante para ajuda-lo na estabilidade. Nos movimentos em que é preciso um impulso inicial para entrar na posição, podemos ajudar neste impulso ajudando a manter o equilíbrio. 
Oitava à parada de mãos. Este exercício reúne o rolamento para trás com a parada de mãos. Nesse caso será realizado a proteção do rolamento de costas somado ao auxílio do impulso para ajudar na elevação do corpo para a vertical. 
Transposições. São movimentos onde há uma troca de apoio entre os pés e as mãos no solo. Suas variações são: estrela, rodante, ponte de frente, ponte de costas, reversão, e flic-flac. Para a proteção nesses movimentos ser eficiente é preciso eu o ajudante tenha uma certa firmeza nos braços e saiba direcionar o praticante. O ajudante irá segurar a cintura do praticante e acompanhar seu movimento compensando o excesso ou falta de impulso ou coordenação com suas mãos. Em alguns casos de giros a compensação é feita através de um apoio na coxa. 
Movimentos de dança. Podemos dividir em saltos e giros. Os saltos variam em salto V, afastado, cortada, grupado com uma pirueta e salto galope. A proteção aqui é mais simples, segurando o praticante pela cintura e auxiliando no impulso do salto. Nos movimentos rotatórios basta deixar a cintura deslizar pelas mãos. Os giros variam em giro simples, em L, giro em espacate, giro em altitude, giro grupado com perna livre estendida e giro do mergulhador. Para executar a proteção basta um auxílio no impulso inicial do movimento e aparar o praticante no final. 
Saltos mortais. As variações destes movimentos são mortal simples, carpado, grupado, afastado e parafuso, sendo executados de frente e de costas. Para realizar a proteção destes, o ajudante irá ajudar no impulso inicial apoiando o praticante pela cintura e aparar no final do movimento.

Continue navegando