Buscar

O Universo Da Ginástica

Prévia do material em texto

1. O texto tem como objetivo expor os conceitos de ginástica e seus elementos, realizando uma introdução da mesma e apresentando seus aspectos históricos. Além disso a evolução da organização e sua definição.
2. Sim, a ginástica se situa dentro do contexto histórico, pois quando se trata do movimento visando sua evolução, podemos dizer que tudo é ginástica. Em toda a história do homem ele dependeu de suas habilidades físicas para a sobrevivência, isso fez com que se desenvolve-se e se fortalece-se. Como dito no texto, a ginástica passou a ter objetivos além da sobrevivência, sendo um meio para as competições, para a saúde, a beleza.
3. A ginástica se refere a tudo aquilo que se relaciona com o fortalecimento e desenvolvimento de habilidades do corpo através de movimentos físicos, desenvolvendo também os órgãos internos.
4. Os campos de atuação da ginástica são:
Ginásticas de Condicionamento Físico: Tem como objetivo desenvolver os atributos físicos visando a saúde.
Ginásticas de Competição: São exercícios físicos destinados a atingir o máximo da performance corporal.
Ginásticas Fisioterápicas: São exercícios voltados para a recuperação ou prevenção de doenças.
Ginásticas de Conscientização Corporal: Seu objetivo é a solução para problemas físicos e posturais apoiando-se em exercícios suaves e que conscientizando o individuo sobre seu corpo. 
Ginásticas de Demonstração: Tem como característica a não competitividade e sua função é a interação social. Qualquer tipo de ginástica pode se tornar demonstrativa.
5. Os conteúdos da ginástica são:
Elementos corporais: Trata-se das habilidades básicas do corpo humano como andar, correr, saltar, se equilibrar.
Exercícios de condicionamento físico: Voltados para desenvolver os aspectos físicos do corpo como força, resistência, velocidade.
Exercícios acrobáticos: Com a finalidade de um desenvolvimento além do básico, buscando um refinamento dos movimentos físicos.
Manejo de aparelhos: A habilidade para manejar objetos de diferentes formas, trabalhando o desenvolvimento coordenativo e usado em competições. 
6. A estrutura da ginástica no contexto mundial é deffinida em comitÊs:
GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA
• GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA
• GINÁSTICA RÍTMICA
• ESPORTES AERÓBICOS
• ESPORTES ACROBÁTICOS
• TRAMPOLIM
• GINÁSTICA GERAL
Referência:
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=131
No site da secretaria da educação há uma caracterização da GPT que em resumo se define como uma modalidade abrangente que, fundamentada nas atividades ginásticas e valendo-se também de vários tipos de manifestações, tais como: danças, expressões folclóricas e jogos, objetiva promover o lazer saudável, proporcionando bem estar físico, psíquico e social aos praticantes, favorecendo a performance coletiva, respeitando as individualidades, em busca da auto-superação pessoal, sem qualquer tipo de limitação para a sua pratica, seja quando às possibilidades de execução, sexo ou idade, ou ainda quanto à utilização de elementos materiais, musicais e coreográficos, havendo a preocupação de apresentar neste contexto, aspectos da cultura nacional, sempre sem fins competitivos.
Sendo assim todos os conteúdos da ginástica se encaixam na GPT.
7. A GPT é algo que deve ser inserida no contexto escolar, pois seus benefícios são talvez obrigações para a formação de um cidadão. Ela oferece aos alunos o desenvolvimento físico, coordenativo, prevenção de doenças e interação social, o que está ligado diretamente a ética e educação.

Continue navegando