Buscar

desafio pedagogia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO ALTINÓPOLIS
PEDAGOGIA
DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplinas norteadoras: DIDÁTICA DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA; ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL; AVALIAÇÃO E CURRÍCULO; EDUCAÇÃO APLICADA AOS CUIDADOS DA CRIANÇA; EXPRESSÕES ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
TUTOR A DISTÂNCIA: Priscila Barbosa Silveira.
ALTINÓPOLIS / SP
Maio de 2018
“ O Aprendizado é o significado mais límpido da vida, pois já mais se termina uma existência sem que se aprenda algo. ”
Maria Clara Fraga Lopes
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 - situação de aprendizagem 1	10
Tabela 2 - situação de aprendizagem 2	11
Tabela 3 - situação de aprendizagem 3	12
INTRODUÇÃO
O Desafio Profissional é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por cenários favorecer a aprendizagem, estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz, além de promover o estudo dirigido a distância. 
Ao pedagogo a brincadeira é ferramenta que mais estimula a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno pois nas primeiras fases eles aprendem o que lhes causa prazer. Para a aprendizagem ocorrer é preciso o comprometimento de todos ao redor, pois desde bebe já se começa a trabalhar a coordenação motora fina, então desde esse ponto começamos a ser exemplo principalmente dentro de uma escola (creche). Devemos levar em consideração tudo o que fazemos, falamos e ensinamos. A brincadeira faz parte da vida desde o nascimento e tem a capacidade de estimular os aspectos cognitivos, motora, visual e auditivo permitindo assim o desenvolvimento e aprendizagem integral do aluno na medida em que o aluno desenvolve a expressão, a compreensão, as habilidades de criar, elaborar, interpretar, pensar e questionar
Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP.O PPP é um projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem. O projeto deve propor uma missão, retratar os dados sobre a aprendizagem e a relação da família com a escola. Conciliando várias ações diárias como: cuidado, respeito, amizade, oferecendo acesso para o desenvolvimento cognitivo, físico, social, levando assim a sua independência.
PASSO 1
Umas das maiores riquezas que nós brasileiros temos é a nossa história, a nossa cultura. Muito se ouve do Brasil como o país de mu itas belezas, como paisagens naturais, denominadas por muitos como as mais belas do mundo. Mas, o Brasil não tem apenas este cenário. Por trás de tamanha beleza, não podemos deixar obscura a nossa cultura, a nossa história, a nossa crença e valores. 
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental é importante para a criança se situar no seu local de vivencia, por meio da passagem que ela pode observar. Aprender a relacionar com outras pessoas de diferentes faixas etária, ampliando a noção do espaço.
O estudo desta disciplina proporciona a criança o conhecimento sobre o lugar em que vive podendo fazer relações com outros lugares, questionando suas concepções sobre natureza e sociedade.
Estimular a criança a observar as diferentes formas da natureza. Reconhecer semelhança e diferenças nos diferentes grupos sociais, são conceitos básicos que devemos introduzir na vida desses alunos. No percurso para a escola, por meio de brincadeiras, faz com que aluno passa a visualizar as diferenças nas relações entre sociedade e natureza, diferenciando a cidade do campo.
São fundamentais os usos de livros pois apresentam informações, imagem para a leitura e exploração, os mapas como representação das cidades, os materiais extraídos de jornais e revistas podem ser usados em diferentes situações na sala de aula ou em ambientes abertos por meio de músicas e desenhos. As crianças necessitam aprender o significado das palavras e das imagens. A linguagem por imagem e desenho é uma forma de comunicação que pode ser estimulada nos anos iniciais de alfabetização.
Relação de cidade e campo: permite que pode viver na cidade e fazer uma relação com o mundo rural.
PASSO 2 
Os procedimentos metodológicos são elementos importantes para o desenvolvimento das aulas e dos objetos. Devemos indicar com clareza como pretendemos desenvolver as atividades e tornar as aulas agradáveis ao aluno. 
Propor aulas participativas.
Promover atividades menos cansativas.
Explicar o que se deseja que as crianças façam.
Ilustrar a partir de imagens, desenho, apresentação de vídeos.
O aluno a partir de suas experiencias junto com o conhecimento passam a elaborar, criar dentro de suas limitações resposta a situação apresentada. Os alunos podem se dividir em grupos onde reflitam, preparem e organizem a fim de que se respeitem.
As instituições e os espaços de convívio das crianças são as primeiras estruturas que agregam conhecimento. Os conteúdos de história e geografia se iniciam neste espaço trazendo significado e percepção vivida do lugar, da paisagem. Esses conteúdos visam a formação da capacidade, desenvolvendo habilidades de escrita, leitura e interpretação.
Dados da Escola
E.M.E.F. Ana Lucia Felipe Penteado Ferreira.
Endereço: Emerson de lima figueiredo, 275
Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental 1, com período matutino e Vespertino.
1° ano B – classe com 30 alunos sendo 14 meninas e 16 meninos.
Procedimentos
No início da aula será proposto um pequeno diálogo com os alunos para a verificação do conhecimento prévio do tema.
Tema: Modificando o Ambiente.
Passo 1 – separar a classe em grupos de 5 alunos, formando um total de 6 grupos mesclando meninas e meninas para que haja entrosamento entre eles.
Passo 2 – apresentar aos alunos uma maquete do bairro onde fica a escola, o bairro que fica a escola também é o bairro onde as crianças residem.
A maquete demostrada aos alunos deve conter as construções, pessoas, plantas, veículos, ruas, animais.
Com a maquete os alunos poderão observar a estrutura geográfica do bairro onde habita 
Passo 3 – determinar um tempo para os alunos observarem a maquete e tirarem suas possíveis dúvidas.
Passo 4 – Após a observação da maquete, distribuir para cada aluno um questionário, contendo questões relacionadas a história do bairro, os alunos deverão questionar seus familiares (pais, tios, avós) ou vizinhos, no caso de a família da criança não morar naquele bairro a muito tempo.
O objetivo é que a criança observe qual a história do seu bairro e o quanto mudou com o tempo, o quanto o homem é capaz de mudar o ambiente onde vive, e o crescimento populacional. 
Passo 5 – após o preenchimento do questionário, as crianças ainda em grupos observarão mais uma vez a maquete do bairro. E irão discutir entre eles a mudança que houve no bairro, em seguida irão receber uma cartolina para cada grupo, para que possam desenhar juntos o bairro descrevido pelos seus familiares mais antigos. 
Após o término da atividade proposta os alunos irão comparar o desenho feito com a maquete e conseguirão notar a diferença causada com o tempo e o aumento populacional.
Com o trabalho em grupo, o aluno se torna ativo em seu processo de aprendizagem e aprende não só com o professor, mas também com seus colegas, formando uma grande comunidade de aprendizagem dentro da sua sala de aula. 
PASSO 3
Para avaliar os alunos foi utilizado a Avaliação Formativa.
A avaliação formativa tem seu foco no processoensino-aprendizagem. A avaliação formativa pretende melhorar o processo de ensino-aprendizagem mediante o uso de informações levantadas por meio da ação avaliativa, ela busca detectar dificuldades suscetíveis de aparecer durante a aprendizagem a fim de corrigi-las rapidamente. Todavia, seu foco está no processo de ensino-aprendizagem. Através dessa modalidade de avaliação, informações sobre o desenvolvimento do aluno são fornecidas ao professor, permitindo que a prática docente se ajuste às necessidades discentes durante o processo.
A avaliação formativa compreenderá os diversos caminhos da formação do aluno, bem como servirá de espelho para prática pedagógica do professor.
É muito importante também tornar clara a necessidade de fornecer mais atenção àqueles alunos com maior dificuldade de aprendizagem. Essa é mais uma face da avaliação formativa, além de subsidiar panoramicamente a classe aprendiz, ela emite um olhar mais atento e solidário ao aluno que tem um ritmo de aprendizagem um pouco menos acelerado.
Observações da atividade:
Interação com o grupo
Se o aluno compreendeu atividade proposta
Desempenho do aluno individualmente
Observar a dificuldade de cada aluno para que se possa trabalhar futuramente.
Através do questionário pode-se observar a interação dos familiares com a escola.
PASSO 4
Hoje a interdisciplinaridade tem tido mais importância pois os professores estão trabalhando em conjunto, em várias disciplinas tornando- se necessário o trabalho por projeto e integrando as disciplinas para um melhor desenvolvimento.
O processo ensino aprendizagem não pode ser fragmentado como que cada disciplina fosse uma caixinha isolada, o processo é um todo e precisamos cada vez mais abrir nossa mente pois assim termos alunos motivados em sala de aula. O professor encontra no ambiente escolar um campo fértil, não só para o ensino aprendizagem de habilidades acadêmicas, mais também um espaço de interação mutua que possibilita o aluno a crescer, respeitar-se e respeitar os outros. O professor deverá ser capaz de inovar e variar suas técnicas de ensinar buscando qualidade.
PASSO 5
Tabela 1 - situação de aprendizagem 1
	SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Turma: 1° ano B
	Objetivos
	Descrever características da casa onde mora;
Perceber que as moradias são diferentes;
Usar a linguagem do desenho para se expressar;
	Conteúdos
	Tipo de moradia;
Desenho
	Procedimentos metodológicos
	Solicitar que uma criança por vez apresente seu desenho;
Fazer perguntas a fim de que falem das características do seu desenho;
Incentivar a apreciarem os desenhos dos colegas, e fazer comparações com os desenhos dos colegas, dando ênfase aos diversos tipos de moradia;
Fazer um painel com diferentes tipos de moradias como casas, prédios, sobrados, etc...
	Avaliação
	Criatividade;
Participação;
Observação nas atividades;
	Recursos
	Canetas hidrográficas, 
Lápis de cor
Giz de cera
Revistas
Tesoura
Tabela 2 - situação de aprendizagem 2
	SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Turma: 1° ano B
	Objetivos
	Estudar os seres vivos e suas relações com o meio ambiente;
Conhecer o modo como as pessoas viviam no passado e como elas lutaram para melhorar o mundo em que vive;
Desenvolver habilidades para observar e analisar as diferentes maneiras com as quais o ser humano se relaciona com a natureza;
Conhecer mais a respeito de si mesmo e do mundo onde vivemos;
	Conteúdos
	Tipode moradia;
Animais no ambiente, convivendo com as pessoas;
O lado positivo da tecnologia;
	Procedimentos metodológicos
	Descrever características;
Usar linguagem do desenho para se expressar;
Explorar e manipular diferentes materiais;
	Avaliação
	Criatividade;
Participação;
Observação nas atividades;
	Recursos
	Lousa;
Giz;
Dobradura;
Fotos;
Tesoura;
Cola;
Papel crepom;
Data show;
Notebook;
Tabela 3 - situação de aprendizagem 3
	SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Turma: 1° ano B
	Objetivos
	Conhecer a importância da escola e identificar a noção de espaço;
Conhecer onde mora;
Entender a diferença entre costumes e valores;
Conhecer a história do povo local;
	Conteúdos
	Conhecimento do espaço;
Identidade do lugar e a história onde vive;
Mapeamento de rua;
Costumes e valores;
Arvore genealógicas;
Calendário/tempo e espaço;
	Procedimentos metodológicos
	Explorar o conhecimento sobre o bairro onde estudam (passeios);
Demonstrar gravuras, antes e agora;
Elaborar maquetes, recortes;
	Avaliação
	Criatividade;
Participação;
Observação nas atividades;
	Recursos
	Lousa;
Giz;
Gravuras;
Fotos;
Tesoura;
Cola;
Papel crepom;
Folhas de papel;
Materiais recicláveis;
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente trabalho mostra a importância da interdisciplinaridade no ambiente escolar, pois o professor trabalha integrando todas as disciplinas para um melhor desenvolvimento do aluno, neste trabalho, foi abordado, história, geografia e artes, através da utilização da maquete as crianças podem interagir de uma maneira positiva, aprendendo a trabalhar em grupo para o convívio na sociedade. Com o questionário é possível observar a estrutura familiar da criança, assim como a participação da família com a escola.
Os desenhos feitos por alunos podem ensinar através de imagens o significado de cada palavra. O professor deve interagir não somente com os alunos, mais também com os familiares, para que possam trabalhar junto no aprendizado da criança.
Todos os recursos disponíveis na escola devem ser utilizados pelo professor, assim como o professor deve andar lado a lado com a tecnologia, para tornar a aula mais produtiva e agradável ao aluno, fazendo com que a criança tenha o prazer no aprender, para que num futuro próximo o aluno adolescente não venha abandonar os estudos por considerar as aulas uma coisa retroativa.
REFERENCIAS BIBIOGRAFICAS
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/560/o-que-e-o-projeto-politico-pedagogico-ppp
https://www.youtube.com/watch?v=RwcxoMEb8TE 
https://www.youtube.com/watch?v=5c4VLef3maM
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf.
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro052.pdf.
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf.
https://www.youtube.com/watch?v=cNpTwye78Vk.
https://www.youtube.com/watch?v=ByJpgesPzEQ.
www.anhanguera.edu.br/cead.
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/descrevendo-os-procedimentos-de-planejamento-de-aula/41576

Continue navegando