Buscar

Atividades para desenvolver competências em sala de aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
Marcelo é professor do ensino fundamental com graduação em Letras. Em sua formação acadêmica, teve como referencial de professor aquele baseado em uma metodologia tradicionista, exceto por sua professora de Literatura chamada Sônia.
Quando se viu lecionando para sua primeira turma, viu que tanto os livros didáticos adotados pela escola quanto alguns projetos, eram trabalhados com conteúdos de forma isolada e os resultados do primeiro bimestre de seus alunos foram insatisfatórios. Incomodado com tal situação, resolveu fazer contato com sua ex-professora, onde tiveram uma conversa produtiva.​​​​​​​
Agora, convido a você a se colocar no lugar do Marcelo e propor atividades que se relacionem com as seguintes cinco competências (linguística, lógico-matemática, musical, espacial e intrapessoal) desenvolvidas por Gardner e seus colaboradores.
Padrão de resposta esperado
Para trabalhar com as cinco diferentes dimensões, pode-se propor as seguintes atividades:
1. Linguística – Análise sintática de modo reflexivo sobre a estrutura de uma crônica de Sérgio Porto, que narra histórias de modo lúdico e descontraído, favorecendo o despertar do interesse dos alunos.
2. Lógico-matemática – Realizar uma pesquisa com a turma a respeito dos tipos de gêneros que eles têm mais familiaridade, como, por exemplo, literatura infantil, poesias, trava-línguas, etc. Limitar alguns gêneros para realizar a pesquisa e, por fim, elaborar com a turma um gráfico de acordo com as respostas.
3. Musical – Trabalhar com algumas poesias, gênero que envolve ritmo e musicalidade; fazer um sarau e um concurso de poesias.
4. Espacial – Encenar alguma cena de um conto de fadas de preferência da turma.
5. Intrapessoal – Propor como atividade a confecção de bilhetes com a temática da amizade para que os alunos troquem uns com os outros durante a aula.

Continue navegando