Buscar

Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:423296) ( peso.:1,50)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: Contexto Histórico-Filosófico da Educação (LEE23)
Avaliação: Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:423296) ( peso.:1,50)
Prova: 8432366
Nota da Prova: 10,00
1. A preocupação da filosofia da educação moderna residiu em que o processo educativo garantisse a formação do sujeito racional, autônomo e consciente, o que, por sua vez, foi forjado por meio de uma educação monológica, verticalizada e autoritária, que valorizava métodos e concepções teóricas frente à experiência e prática cotidiana. Assim, o filósofo Ghiraldelli Jr. (1999), afirma que a filosofia da educação consiste em uma aliança entre duas instâncias, um tipo de filosofia e um tipo de educação, respectivamente. Quais seriam essas duas instâncias?
FONTE: GHIRALDELLI JR., Paulo. O que é filosofia da educação: uma discussão metafilosófica. In.: GHIRALDELLI JR., Paulo (Org.). O que é filosofia da educação? Rio de Janeiro: DP&A, 1999. p. 7-87.
a) Filosofia política e educação tradicional.
b) Filosofia da mente e educação inatista.
c) Filosofia do ensino e educação tecnicista.
d) Filosofia do sujeito e educação humanista.
2. A sensibilidade com a infância e a noção de que se deve investir tempo e habilidades no cuidado com as novas gerações é relativamente recente no homem ocidental, em geral inspirados pelas ideias iluministas. Qual teórico se caracterizou na formação dos Jardins da Infância?
a) Piaget, ao se inspirar no livro "O Cândido", de Voltaire.
b) Freinet, ao se inspirar nos escritos de Immanuel Kant e sua crítica à racionalidade.
c) Las Casas, na sua leitura bíblica dos salmos e do livro do Gênesis, no qual é relatado o "Jardim do Éden".
d) Froebel, ao se inspirar na obra "Emílio", de Rousseau.
3. O século XX foi marcado por inúmeras situações que colocaram em xeque o processo de desenvolvimento que se havia alcançado, entre elas encontram-se as guerras mundiais e as péssimas condições de vida das populações em determinadas regiões do mundo. As dificuldades também alcançaram as instâncias políticas e econômicas, em que diversas crises abalaram governos e sociedades inteiras. Nesse contexto, surgiram vários modelos de política e sociedades autoritários que tiveram também implicações para a educação. Sobre a educação nos países autoritários, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os modelos de política e sociedade autoritários utilizaram de estratégias que restringiam o acesso às informações, em especial alterando as formas de ensinar e censurando conteúdos de disciplinas que possuíam potencial crítico-reflexivo diante da realidade.
( ) O modelo comunista de educação tinha como prioridade a ampliação de vagas no ensino básico, o que conseguiu melhorar os números de analfabetismo que eram registrados naqueles países.
( ) No que diz respeito ao Ensino Superior, em algumas universidades dos países, como Cuba e Rússia, os estudos e as pesquisas nas áreas médicas e da saúde decaíram e foram responsáveis por obstruir tratamentos e curas a doenças.
( ) Nos países fascistas, professores universitários fugiam de seus países de origem ou cometiam suicídio, a fim de não colaborar com o governo imoral que havia se instalado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F - V.
b) V - V - F - V.
c) F - F - V - F.
d) V - F - V - F.
4. Nos séculos XV e XVI, surgiram ideias que contestavam a visão de mundo medieval. Homens e mulheres europeus passaram a valorizar a experiência e a observação, o estudo da natureza e da vida humana na Terra. Essas mudanças na forma de pensar deram origem à época que chamamos de Renascimento. Com relação ao Renascimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Renascimento é o nome dado ao amplo movimento de revitalização da Igreja Católica, impondo seus dogmas por toda a Europa durante a Idade Média.
( ) Foi o grande movimento que se desenvolveu na Europa Ocidental, retomando a cultura greco-romana.
( ) O Renascimento é uma nova forma de ver o ser humano, as artes, a política e as ciências.
( ) Foi um movimento cultural e urbano. Caracterizou-se pela mudança na qualidade da obra intelectual e pelo aumento da quantidade da produção cultural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V – F
d) V - F - F - V.
5. A Reforma Protestante foi um movimento que representou uma divisão no interior da unidade religiosa-política da cristandade latina, representada pelo papado. Uma nova espiritualidade surgiu no seio da Europa ocidental. Com relação ao Movimento Cristão Reformado, analise as sentenças a seguir:
I- Martinho Lutero e João Calvino foram os principais líderes do movimento.
II- A tradução da Bíblia motivou a alfabetização dos países europeus protestantes.
III- A heresia protestante não trouxe nenhum benefício para a alfabetização.
IV- A Reforma Protestante foi um movimento religioso liderado pelos religiosos da Companhia de Jesus. 
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.
6. O processo de implantação das ideias iluministas, modernas, laicas e racionais não se deu de forma pacífica e de aceitação unânime, e formas de resistência podem ser registradas tanto em países católicos como em países protestantes. Entre as resistências e os impasses ao processo do laicismo, o romantismo e o niilismo foram marcas importantes no pensamento ocidental entre o século XVIII e XIX. Sobre essas resistências a laicização no pensamento ocidental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Entre a resistência pode-se citar, no contexto católico, Dom Bosco e sua rede salesiana de ensino.
( ) O romantismo infla de valor o sentimento, os instintos, o desejo, entre outras dimensões humanas que tinham sido relegadas pela razão.
( ) O processo de secularização da sociedade enfrentou uma resistência que retoma o valor moral, tradicional e sagrado, supervalorizando os aspectos de fé e religiosos do humano. Essa resistência à secularização é chamada de niilismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F.
b) V - V - F.
c) V - F - V.
d) F - F - V.
7. Diante da proliferação de várias obras sendo impressas e publicadas, muitas destas com temas e ideias que a Igreja Católica considerava subversivas, a instituição religiosa teve que tomar algumas medidas. Para proteger-se dessa ameaça das novas publicações aos dogmas da Igreja Católica, qual foi a medida que ela tomou?
a) Censura da Mesa de Consciência.
b) Publicação do Index Librorum Prohibitorum.
c) Impressão de várias edições do Donato e bulas de indulgências.
d) Impressão em massa da versão Vulgata de São Jerônimo.
8. A partir do século XVIII, tem-se a introdução da máquina no processo de produção. Este processo propiciou uma nova forma de produção, pois as máquinas passaram a substituir a ferramenta e a energia humana. Com relação a este assunto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uma criança podia, ao girar uma manivela, realizar o trabalho de dezenas ou até de centenas de pessoas.
( ) A produção passou a ser feita nas fábricas, e cada operário realizava uma parte do processo.
( ) As várias etapas do trabalho eram articuladas, visando a uma maior produção, com custos mais baixos.
( ) Os patrões assumiram o controle da indústria, mas os antigos núcleos domésticos de produção continuaram com seu trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - V.
b) V - F - F - F.
c) F - V - F - V.
d) V - V - V - F.
9. Por Educação Realista compreende-se um período da "história educativa" do mundo ocidental. Mais notadamente, no século XVII, as utopias dos renascentistas são substituídas pelo realismo dos pedagogos seiscentistas. Sobre a Educação Realista,
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) João Amós Comenius pode ser considerado um pedagogo realista.
( ) Fenelon pode ser considerado um educador realista.
( ) Jean Piaget pode ser considerado um educador realista.
( ) Maria Montessori pode ser considerada uma educadora realista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - F - V.
b) F - F - V - F.
c) V - F - V - V.
d) V - V - F - F.
10. Acreditar que a sociedade é uma instância que caminha para o progresso com a ciência e com os mecanismos do Estado faz parte de uma concepção chamada "Positivismo". Sobre as características do positivismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A pesquisa se organiza na tentativa de revelar leis gerais que dominam a natureza.
( ) Pesquisa de fatos concretos cuja verificação seja exclusivamente pela razão.
( ) A pesquisa positivista viabiliza a relação entre os saberes místicos e filosóficos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - V.
b) F - F - V.
c) V - V - F.
d) V - F - V.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando