Buscar

Avaliando 3 Trabalho II

Prévia do material em texto

DIREITO DO TRABALHO II
	Avaliando Aprend.: CCJ0132_SM_201607114411 V.1 
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	22/10/2018 15:24:42 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201610174169)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considere as seguintes assertivas a respeito da rescisão do contrato de trabalho:
I. Reconhecida a culpa recíproca na rescisão do contrato de trabalho, o empregado tem direito a 50% do valor do aviso prévio, do décimo terceiro salário e das férias proporcionais.
II. Considera-se justa causa para rescisão do contrato de trabalho, dentre outras hipóteses, a condenação criminal do empregado, ainda que não transitada em julgado, bem como a negociação habitual por conta própria.
III. Reduzindo o empregador o trabalho do empregado, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importância dos salários, pode o obreiro considerar rescindido indiretamente o contrato de trabalho.
IV. Desobediência a ordens direta do empregador que digam respeito a atribuições do cargo do empregado, constitui, especificamente, ato de indisciplina, justificando a resolução do contrato de trabalho por justa causa obreira.
Está CORRETO o que consta apenas em
		
	
	I, III e IV.
	 
	I e III.
	
	II e IV.
	
	II e III.
	
	I e II.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201610128703)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No tocante ao aviso prévio, considere:
I. O aviso prévio proporcional ao tempo de serviço é aquele de trinta dias para os empregados com até um ano de serviço na mesma empresa, acrescidos de três dias por ano de serviço até o máximo de sessenta dias, perfazendo um total de noventa dias.
II. O pagamento relativo ao período do aviso prévio indenizado não está sujeito à contribuição do FGTS.
III. Em caso de aviso prévio cumprido em casa, o prazo para pagamento das verbas rescisórias é até o décimo dia da notificação da demissão.
Esta correto apenas:
		
	
	II e III, apenas.
	 
	I e III, apenas
	
	I, II e III. 
	
	I, apenas
	
	I e II, apenas
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201610157140)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ano: 2010   Banca: TRT 3R   Órgão: TRT - 3ª Região (MG)   Prova: Juiz do Trabalho
No que tange à estabilidade e à garantia de emprego, marque a proposição INCORRETA:
		
	
	d)  A estabilidade temporária de membros de CIPA e seus suplentes não abrange os representantes da mesma que foram designados pelo empregador.
	
	c)  Os empregados eleitos diretores de sociedades cooperativas por eles criadas gozam das mesmas garantias asseguradas aos dirigentes sindicais. 
	
	a)  Segundo a legislação do FGTS é devido o depósito do fundo na conta vinculada do trabalhador cujo contrato foi declarado nulo em virtude de contratação irregular com a pessoa jurídica de direito público por ausência de concurso, quando mantido o direito ao salário. 
	
	b)  Dentre outras hipóteses legais, é correto afirmar que o trabalhador pode movimentar a conta vinculada no FGTS em caso de aposentadoria concedida pela Previdência Social e na extinção normal do contrato a termo, inclusive dos trabalhadores temporários. 
	 
	e)  De acordo com matéria sumulada no TST a garantia de emprego à gestante é ampla, fazendo jus a obreira, em face da admissão da teoria objetiva, tanto aos salários do período como à reintegração no emprego mesmo se já ultrapassado o período da estabilidade.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201610157242)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ano: 2015  Banca: FCC  Órgão: TRT - 3ª Região (MG)  Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa
Quanto ao instituto do aviso prévio: 
		
	 
	a falta de aviso prévio pelo empregador dá ao empregado o direito aos salários correspondentes ao prazo respectivo, garantida sempre a integração desse período no seu tempo de serviço. 
	
	 é a comunicação que uma parte da relação de emprego faz a outra, informando que não tem a intenção de manter o contrato de trabalho, previsto apenas para os contratos por prazo indeterminado. 
	
	a falta de cumprimento pelo empregado, sem a respectiva justificativa, retira-lhe o direito ao recebimento não só do salário do prazo respectivo, como também das demais verbas rescisórias a que teria direito. 
	
	com o advento da lei que estipulou o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, foram revogadas todas as cláusulas previstas em acordos ou convenções coletivas de trabalho, bem como em dissídios coletivos, que previam o instituto com proporcionalidade mais benéfica ao trabalhador. 
	
	seu prazo será proporcional ao tempo de serviço do empregado, desde que este receba por mês e esteja empregado há, pelo menos, um ano na empresa, acrescendo-se 3 dias a mais por ano trabalhado no seu cálculo. 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201610128709)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação à rescisão do contrato de trabalho, assinale a alternativa correta. 
		
	
	Em caso de culpa recíproca no ato que determinou a rescisão do contrato de trabalho, o tribunal de trabalho reduzirá em um terço a indenização que seria devida em caso de culpa exclusiva do empregador.
	
	Em se tratando o empregador de empresa constituída por sociedade limitada, a morte de qualquer dos sócios quotistas constitui justa causa para o empregado rescindir o contrato de trabalho.
	
	A alteração do quadro societário da empregadora constituída por sociedade limitada constitui justa causa para empregado rescindir o contrato de trabalho.
	
	A instauração de inquérito policial em face do empregado constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador.
	 
	A perda da habilitação ou dos requisitos estabelecidos em lei para o exercício da profissão em decorrência de conduta dolosa do empregado constitui justa causa para o empregador rescindir o contrato de trabalho.

Continue navegando