Buscar

CRIMES Q NAO ADMITEM TENTATIVA

Prévia do material em texto

Crimes que não admitem tentativa 
Diz-se que o crime é "tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente" (art. 14, II, do Código Penal). Mas há crimes que devido às suas peculiaridades não admitem tentativa, são eles:
Contravenções penais (art. 4º, da LCP) - que estabelece não ser punível a tentativa.
Crimes culposos - nos tipos culposos, existe uma conduta negligente, mas não uma vontade finalisticamente dirigida ao resultado incriminado na lei. Não se pode tentar aquilo que não se tem vontade livre e consciente, ou seja, sem que haja dolo.
Crimes habituais - são aqueles que exigem uma reiteração de condutas para que o crime seja consumado. Cada conduta isolada é um indiferente para o Direito Penal. 
Crimes omissivos próprios - o crime estará consumado no exato momento da omissão. Não se pode admitir um meio termo, ou seja, o sujeito se omite ou não se omite, mas não há como tentar omitir-se. No momento em que ele devia agir e não age, o crime estará consumado.
Crimes unissubsistentes - são aqueles em que não se pode fracionar a conduta. Ou ela não é praticada ou é praticada em sua totalidade. Deve-se ter um grande cuidado para não confundir esses crimes com os formais e de mera conduta, os quais podem ou não admitir a tentativa, o que fará com que se afirme uma coisa ou outra é saber se eles são ou não unissubsistentes.
Crimes preterdolosos - são aqueles em que há dolo no antecedente e culpa no consequente. Ex. lesão corporal seguida de morte. Havendo culpa no resultado mais grave, o crime não admite tentativa.
Crimes de atentado  - são aqueles em que a própria tentativa já é punida com a pena do crime consumado, pois ela está descrita no tipo penal. Ex. art. 352 do CP evadir-se ou tentar evadir-se.
Crimes de ação vinculada - São delitos de forma livre os que podem ser praticados de qualquer modo pelo agente, não havendo, no tipo penal, qualquer vínculo com o método. Ex.: apropriação indébita, infanticídio, lesão corporal, entre outros. São delitos de forma vinculada aqueles que somente podem ser cometidos através de fórmulas expressamente previstas no tipo penal, como demonstra o caso do curandeirismo (art. 284).
Diferença entre tentativa branca, vermelha e inidônea (crime impossível) 
Tentativa branca ou incruenta: ocorre quando a conduta praticada pelo agente não consegue atingir o objeto material do crime. Nessas situações, o bem jurídico protegido pelo tipo penal nem sequer é lesionado.
 Tentativa cruenta ou vermelha: é o oposto da tentativa branca. Aqui, o agente consegue atingir o objeto material.
Tentativa inadequada ou inidônea: nada mais é do que o instituto do crime impossível, onde a conduta do agente não é apta a provocar a consumação do crime, seja pela absoluta ineficácia do meio empregado ou pela absoluta impropriedade do objeto.
Faculdade Uninassau
 Aluna: Jullya Afra R. Miranda Cariolano 
Professor: Marco Antônio 
Disciplina Tópicos Integradores. 
Teresina/PI
Outubro de 2018

Continue navegando