Buscar

Estudo dirigido Fisiologia e biofísica II Biologia

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS
DISCIPLINA: Fisiologia e Biofísica II
CURSO: Ciências Biológicas
PROFa.: Dra. ROSIANE GOMES SILVA OLIVEIRA
2.Estudo Dirigido
Fisiologia do Sistemas Renal e Digestório
	Orientações:
- O estudo dirigido será avaliado em 2,0pts.
- O estudo dirigido poderá ser feito individual.
- O estudo dirigido deverá ser postado para validar presença em 4h de APS.
- O estudo dirigido deverá ser entregue manuscrito antes da PROVA 1, não receberei trabalhos em outro momento.
Obs.: Não faça cópias de páginas do livro ou internet, elabore suas respostas de forma clara e objetiva.
NOME: ______________________________________________ Data: _______________
Explique o processo de filtração glomerular citando as pressões que favorecem e se opõem a filtração e ainda a função dos podócitos.
o glomérulo filtra a água e determinadas substâncias dissolvidas no plasma sanguíneo. Esse processo provoca o aumento da pressão arterial, o que força a filtragem do líquido do sangue. As substâncias dissolvidas são: íons com carga positiva (sódio, potássio, cálcio e magnésio), íons com carga negativa (cloreto, bicarbonato, sulfato e fosfato), glicose, ureia e ácido úrico. Esse filtrado é basicamente com- posto de água com alguns dos mesmos componentes do plasma sanguíneo. Nenhuma proteína de cadeia longa é filtrada. Ambos os rins filtram cerca de 170 l de plasma sanguíneo por dia, no entanto, apenas uma pequena porção do filtrado glomerular deixa os rins como urina. A maior parte do líquido filtrado é reabsorvida nos túbulos renais, retornando ao plasma. Podócitos são células do epitélio visceral dos rins que formam um importante componente da barreira de filtração glomerular, contribuindo para a seletividade de tamanho e mantendo uma superfície de filtração massiva. A principal função dos podócitos é restringir a passagem de proteínas do sangue para a urina.
Explique a frase: “Os rins consomem duas vezes mais oxigênio que o cérebro, mas têm o fluxo sanguíneo quase sete vezes maior”.
Explique os dois mecanismos de autoregulação da filtração glomerular, o feedback miogênico e feedback tubuloglomerular.
O mecanismo miogênico ocorre quando a distensão dispara a contração das células musculares lisas das paredes das arteríolas glomerulares aferentes. Conforme a pressão arterial sobe, a TFG também aumenta, porque o fluxo sanguíneo renal aumenta. O mecanismo miogênico normaliza o fluxo sanguíneo renal e a TFG segundos depois de uma alteração na pressão sanguínea.  feedback tubuloglomerular, é assim chamado porque parte dos túbulos renais – a mácula densa – fornece feedback ao glomérulo (Figura 26.10). Quando a TFG está acima do normal em decorrência da pressão arterial sistêmica elevada, o líquido filtrado flui mais rapidamente ao longo dos túbulos renais. O feedback tubuloglomerular é mais lento do que o mecanismo miogênico.
Como é formada a angiotensina II? Como o sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona regulam a pressão arterial?
A renina é uma enzima secretada pelos rins que circula no sangue. Ela não tem nenhum efeito sobre a pressão sanguínea por si só, porém leva à formação de um hormônio denominado angiotensina I. Conforme ele circula através do pulmão, a angiotensina I é convertida em angiotensina II pela enzima conversora da angiotensina. A angiotensina II exerce um poderoso efeito constritor sobre as arteríolas e, assim, pode elevar a pressão do sangue.
O que é macula densa? Qual sua função?
Em cada néfron, a parte final ascendente da alça de Henle faz contato com a arteríola glomerular aferente que irriga o corpúsculo. Como as células colunares tubulares desta região estão muito próximas uma da outra, são conhecidas como mácula densa.
Como o peptídeo natriurético atrial atua nos rins para regular a pressão arterial?
 o peptídio natriurético atrial (PNA) aumenta a TFG. As células nos átrios do coração secretam peptídio natriurético atrial. o causar o relaxamento das células mesangiais glomerulares, o PNA aumenta a área de superfície disponível para a filtração capilar. 
Quais são os mecanismos de transporte envolvidos na reabsorção e secreção dentro dos tubulos renais?
Os processos de reabsorção e secreção tubulares são processos altamente seletivos (ao contrário da filtração glomerular, processo esse não seletivo).  As substâncias têm que atravessar duas paredes, a do túbulo do renal e a dos capilares peritubulares. A reabsorção tubular é um processo que pode ser quer ativo quer passivo e permite a transferência de substâncias do lúmen do túbulo renal para os capilares peritubulares. O processo de secreção tubular é um mecanismo de transporte ativo de substâncias, que utiliza transportadores específicos, dos capilares peritubulares para o lúmen do túbulo renal.
Como o ADH influencia a reabsorção nos túbulos contorcido distal e ducto coletor e como é determinada a concentração da urina?
Qual a relação entre ADH e álcool?
O ADH age nos túbulos coletores e dutos renais, localizados nos rins, que ficam mais permeáveis à água, estimulando assim a reabsorção da água que seria eliminada na urina. o álcool inibe a produção desse hormônio regulador da urina e acontece uma não retenção nos rins, liberando a urina.
Como os rins se comportam diante de uma alcalose e de uma acidose?
Quais são as funções atribuídas ao sistema digestório?
 Quais são as divisões do sistema nervoso entérico? Como o simpático e o parassimpático atuam no sistema digestório?
 Explique etapas da deglutição.
Defina ondas peristalticas: propulsivas e de mistura.
Qual a função do estômago e do intestino delgado? Que tipos de movimentos ocorrem nestas porções do sistema digestório?
Qual a função do cólon? 
Quais aspectos o quilo adquiri a medida que é deslocado pelo cólon? O que são haustrações?
Explique o mecanismo reflexo envolvido na defecação.
Cite as principais funções da saliva.
Em que momento ocorre a secreção de gastrina e qual a sua função?
Qual o nível de acidez (pH) no estômago e qual a importância do pH ácido?
 Qual a função do HCl e em quais células é produzido?
Sobre que substrato alimentar atua a pepsina do estômago? Explique o mecanismo de ação desta enzima.

Continue navegando

Outros materiais