Buscar

CALCULO DE VIGAS CONTINUAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ST622-Resistência dos materiais e EstáticaII
CALCULO DE VIGAS CONTINUAS
Este calculo é feito em duas etapas:
1 – ETAPA HIPERESTATICA – É o processo de Cross própriamente dito, serve para determinar os momentos nos apoios.
- ETAPA ISOSTÁTICA – Ápós a determinação dos valores dos momentos nos apoios, na etapa anterior, por uma aplicação racional de equações de equilibrio determinam-se os valores de M e Q e também os valores das reações de apoio.
ROTEIRO DA ETAPA HIPERESTATICA:
Todo nó intermediário é suposto inicialmente bloqueado por uma ação externa qualquer, isto é, quaisquer rotações serão impedidas. Os nós extremos são deixados como realmente são (articulados, engastados).
Carrega-se a estrutura com a carga dada e determinam-se os valores dos momentos de engastamento perfeito ( M.E.P.) que as barras aplicariam aos nós bloqueados.
Em cada nó intermediário I, calculam-se os coeficientes (, ( e ( . Neste cálculo o nó I é suposto articulado e o nó oposto tem a condição conseguida no ítem A. 
Solta-se um só dos nós intermediários, supondo-se retirada a causa externa que o impedia de girar. Os demais continuam bloqueados. Se os momentos de engastamento perfeito estiverem em equilíbrio não haverá rotação no nó I; caso contrário surgirá um momento não equilibrado (M, tudo se passando como se o conjunto das barras concorrentes no nó I fossem solicitadas por um momento externo (M. Nesta situação cada barra aplicará ao nó um momento
	Mi = - (i*(M
 Calculados os Mi é necessário transmiti-los ao nós opostos, através dos coeficientes .
ESTA OPERAÇÃO É CHAMADA COMPENSAÇÃO.
Terminada a compensação de um dos nós, ele é novamente bloqueado, na posição girada em que se encontra. Passa-se então à liberação de outro nó intermediário e repete-se a operação do ítem anterior.
O processo estará terminado quando os nós intermediários puderem ser simultaneamente liberados sem que apareçam momentos desequilibrados.
A soma dos momentos parciais que cada barra aplica ao mesmo nó, fornece o momento que na estrutura real essa barra realmente aplica ao nó.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais