Buscar

padronização do ácido

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SALINÓPOLIS
CURSO DE ENGENHARIA DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL
PROFª DRª FABÍOLA FERNANDES COSTA
PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO DE ACÍDO CLORÍDRICO 0,1N
Grupo 6:
Leandro Eleres Silva
Maria Estefani K Borges de Barros
Pablo Wendell de Azevedo Brazão 
Paula Cibele Moura Cabral
Salinópolis – Pa
19 de outubro de 2018.
Resumo
Este relatório tem o intuito de demostrar como ocorre e quais os efeitos das reações químicas, dessa forma é necessário que as substâncias químicas que se encontra em condições favoráveis, titulação, em que é uma técnica que envolve a adição de uma solução chamada de titulante, que foi colocada em uma bureta, a uma solução que contem amostra, chamada de analitos, colocar em um erlenmeyer. Consiste em determinar a concentração de alguma substância por meio de medidas volumétricas, para reagir com a solução de concentração, assim desse modo é necessário reconhecer o possível volume da solução. 
Palavra-chave: Titulação. Ácido clorídrico. Concentração. 
Introdução
	No estudo da química, a titulação é uma parte importante para a identificação da concentração de mol por litro em substâncias desconhecidas, dada em unidades do sistema internacional de medidas (SI) mol/L, determinada através de técnicas de laboratório. Como alvo de experimento, foi escolhida a solução de ácido clorídrico (HCl) como titulante, com massa já definida e titulado o carbonato de cálcio (Na2CO3). Na análise química realizada, voltou-se para a quantificação dos reagentes, buscando isso, através da titulometria para determinar a concentração na solução. 
A titulação é o processo realizado através da adição de uma solução padrão em uma reação, visando o equilíbrio estequiométrico entre os reagentes, ou seja, a igualdade proporcional entre o titulante e o titulado. Em uma reação desse meio, o titulante é a substância com propriedades conhecidas e o titulado, a substância no qual se quer definir.
	Em uma titulação, para obter a estequiometria correta, busca-se o ponto de equivalência, que é o ponto em que a reação está completa. Esse ponto é identificado através da mudança de coloração do titulado, com o auxílio de indicadores (alaranjado de metila, azul de bromotimol e fenolftaleína), que alteram a coloração, indicando assim a equivalência. Após realizar a titulação, a reação é submetida ao cálculo de fator de correção, no qual indica a sua real concentração. (Rosa, 2013)
	 
Objetivos
Preparar a solução diluída de ácido clorídrico (HCL), utilizando a massa pesada na balança de HCL e diluir a 250ml, dessa forma, realizar a padronização de HCL, de concentração conhecida, através de um padrão, realizando uma titulação. 
Material utilizado
Béquer de 100 ml;
Pipeta volumétrica 10 ml;
Proveta de 50 ml;
Bureta de 25 ml ou 50 ml;
Balão volumétrico de 100 ml;
Funil de vidro;
Balança analítica modelo EVEN;
Bico de Bunsen;
Estufa;
Erlenmeyer 250ml.
Reagentes 
Água destilada;
Carbonato de sódio anidro p.a. (deve secar durante 1h à 260° - 270° C e resfriar em dessecador);
Solução de ácido Clorídrico 1 N;
Solução indicadora de alaranjado de metila. 
Procedimento experimental
Preparação da solução de Ácido Clorídrico 1,0 N
Iniciou-se o procedimento experimental adicionando 50 ml de água destilada a um balão volumétrico de 100 ml.
Com o auxílio de uma pipeta graduada foi adicionado 10 ml de solução de ácido clorídrico (HCl) a 1 N no balão volumétrico. Em seguida, efetuou-se a agitação da solução até que sua homogeneização fosse completa.
A solução foi deixada a temperatura ambiente e, em seguida, teve o seu volume completado até a linha de referência com água destilada.
Padronização 
Dando continuidade ao experimento, pesou-se cerca de 0,05 g de carbonato de sódio (Na2CO3). Anotou-se o peso até a sua 4ª casa decimal.
 Figura 1
Transferindo quantitativamente para um erlenmeyer de 125 ml, utilizando-se 50 ml de água destilada. E então, a solução foi misturada visando a dissolução do soluto.
Por seguinte, a solução em questão foi aquecida até o início da ebulição para que ocorresse a liberação do CO2, etapa necessária, visto que o excesso de CO2 poderia propiciar uma viragem prematura do indicador. 
 Figura 2
HCO3- + H+ → H2CO3 ↔ H2O + CO2
Adicionar 2 gotas do indicador de alaranjado de metila a solução e titula-la com uma solução de ácido clorídrico 0,1 N, até a viragem de amarelo para vermelho. Verificando e anotando o volume gasto de solução de ácido clorídrico 0,1 N.
Resultados e discussões 
Em um primeiro momento, foi pesado na balança analítica 0,0516 g de carbonato de sódio, que depois foi transferido gradativamente para o erlenmeyer de 125 ml que foi completado e homogeneizado com 50 ml de água destilada para que houvesse a dissolução do soluto em questão. 
Aqueceu-se a solução para que a liberação de CO3 fosse realizada e após o princípio de fervura, aguardou-se 10 minutos para que o reagente auxiliar alaranjado de metila fosse adicionado.
Fez-se o ambiente da vidraria para tirar possíveis resíduos de outras práticas. O volume gasto de solução de ácido clorídrico 0,1 N, foi de 10,4 ml.
Foi realizado os cálculos para a obtenção do fator de correção da solução, que é um valor que multiplica a molaridade ou a normalidade de uma solução para se obter a real concentração.
Questionário
Qual é o titulante?
O titulante é o ácido clorídrico (HCl).
Qual é o titulado?
O titulado é o carbonato de sódio (Na2CO3).
Outros exemplos de substância padrão primário.
Oxalato de sódio (Na2C2O4), ácido benzoico (C7H6O2), biftalato de potássio (C8H5KO4) dicromato de potássio (K2Cr2O7).
Conclusão
	Portanto, por meio da padronização de ácido clorídrico, que se deu adicionando água destilada em um balão volumétrico, adicionando 10ml da solução de ácido clorídrico e depois realizando a homogeneização e posteriormente feita a padronização, pesando 0,0516 g de carbonato de cálcio, transferindo para o erlenmeyer e utilizando água destilada para realizar a dissolução do soluto, foi possível realizar a titulação. 
Concluiu-se que através do preparo e padronização da solução de ácido clorídrico foi possível fazer a titulação e com isso conseguimos igualar o número de titulante (ácido clorídrico) com o de titulado (carbonato de sódio).
Referências bibliográficas
ROSA, G; GAUTO, M., GONÇALVES, F.; Química Analítica: práticas de Laboratório – Série Tekne, Bookman, 2013.

Continue navegando