Buscar

PROVA Questão 1 O processo através do qual a Administração Pública transfere

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIP INTERATIVA 
Código da Prova: 15139510321
Curso: Sup Tec em Gestão Pública
Série ou Período: 3º Bimestre - 2º Semestre
Tipo: Bimestral
Aluno: 1532500 - Gisele Andrea Saldanha Schilling
I - Questões objetivas – valendo 5,00 pontos 
II - Questões discursivas – valendo 5,00 pontos 
Gerada em: 30/09/2015 17:07:50
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questões de múltipla escolha
Disciplina: 664860 - Recursos Humanos na Administração Pública 
Questão 1: O processo através do qual a Administração Pública transfere a titularidade e a execução de determinados serviços através de lei é denominado:
A)descentralização por serviço.
B)desconcentração administrativa.
C)descentralização política.
D)descentralização por colaboração.
E)descentralização por quarteirização.
Questão 2: O art. 28 da Lei 8.112 regula os procedimentos para a reintegração de servidores públicos à sua função/cargo. Sobre a reintegração, podemos considerar como correta, entre as alternativas a seguir:
A)A reintegração somente é prevista quando a paralisação anterior ocorreu em função de uma invalidação administrativa.
B)Com relação à opção (a), anterior, essa reintegração somente poderá ocorrer quando a paralisação anterior ocorreu em função de uma invalidação judicial.
C)Enquanto não ocorrer a reintegração, serão mantidas todas as vantagens do cargo que o servidor exercia anteriormente.
D)A reintegração ocorre nos casos em que o servidor apresenta argumentos que podem invalidar a sua saída. Neste caso, o servidor é obrigatoriamente designado para outro tipo de cargo ou função em outra entidade pública.
E)A reintegração ocorre nos casos em que o servidor estável apresenta argumentos que podem invalidar a sua saída. Neste caso, o servidor retorna ao cargo que ocupava anteriormente à invalidação, administrativa ou judicial, com o ressarcimento de todas as vantagens de que gozava anteriormente.
Questão 3: A análise da questão previdenciária do servidor público é tratada no art. 40 da Constituição Federal de 1.988. A respeito dessa legislação, pode ser admitido como correta a alternativa?
A)Os servidores públicos estão sujeitos ao RGPS (Regime Geral da Previdência Social), adotado para todos os empregados no país.
B)O regime próprio do servidor público não demanda a sua complementação do valor de contribuição periódica à previdência social.
C)Não existem casos de empregados no setor público que estejam enquadrados no Regime Geral da Previdência Social, dado que não são cobertos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
D)Os servidores públicos são atendidos no que tange aos aspectos previdenciários por um regime diferenciado - Regime Próprio da Previdência Social.
E)O Regime Único da Previdência Social não se aplica aos servidores que estejam atuando em entidades do Distrito Federal e territórios.
Questão 4: O caput do artigo 37 da Constituição Brasileira de 1988 assinala, dentre outros, os seguintes princípios a serem obedecidos pela Administração Pública:
A)Eficiência, razoabilidade e legalidade.
B)Motivação, moralidade e proporcionalidade.
C)Publicidade, finalidade e legalidade.
D)Eficiência, eficácia e Impessoalidade.
E)Eficiência, moralidade e impessoalidade.
Questão 5: Entre as divisões que podem ser feitas com relação aos servidores públicos, podemos destacar os agentes políticos, administrativos e colaboradores. A esse respeito, podemos considerar como correta:
A)Entre os agentes colaboradores, podem ser indicados os que são eleitos através do voto popular.
B)Com relação à assertiva (a) anterior, podemos indicar que se tratam dos agentes administrativos.
C)Os agentes eleitos por meio do voto popular são considerados políticos apenas nos casos iniciais e não nos posteriores, em casos de reeleição.
D)Os agentes administrativos são os que pertencem à iniciativa privada e atuam em conjunto com a área pública, sem fazer parte da estrutura desta última.
E)A definição indicada na assertiva (d), anterior, refere-se aos agentes colaboradores.
Questão 6: É necessário definir o termo “público” em seu significado e sua interação com as organizações. Dessa forma, deixaremos os conceitos amplos sobre “público” e vamos nos concentrar nas relações que as empresas têm necessariamente com as pessoas. Aponte a alternativa que é correta no que tange a relação de público com os ambientes de uma organização. 
A)Público especial representam os colaboradores e estão no ambiente externo de uma organização.
B)Público interno são os funcionários e colaboradores e estão no ambiente interno de uma organização.
C)Público externo são os clientes e estão no ambiente intermediário de uma organização.
D)Fornecedores são públicos especiais e estão no ambiente interno de uma organização.
E)Todos os públicos estão no ambiente interno de uma organização.
Questão 7: A Administração Pública vem evoluindo de acordo com as necessidades sociais e de modo a tentar suprir as demandas pelos serviços públicos. 
Com base nessa afirmação, aponte a única alternativa incoerente com os estudos em referência:
A)A Administração Pública é conteúdo pertinente ao Direito Administrativo e compreende os princípios jurídicos que regem os órgãos, os agentes e as atividades públicas que compõem o Estado.
B)O Estado possui leis, ele administra com essas leis e sofre as sanções das mesmas. Como ente personalizado, o Estado tanto pode atuar no campo do Direito Público como no do Direito Privado, mantendo sempre sua única personalidade de Direito Público.
C)Administração Pública é o conjunto de órgãos instituídos para consecução dos objetivos do Governo. A Administração não pratica atos de governo; pratica atos de execução, com maior ou menor grau de autonomia, de acordo com a competência do órgão e de seus agentes.
D)A Administração Pública evoluiu por meio de três modelos básicos: a administração patrimonialista, a burocrática e a gerencial.
E)Mesmo com o surgimento do capitalismo e da democracia e com o mercado e a sociedade civil se distinguindo do Estado; não tornou necessária uma distinção entre bens públicos e privados.
Questão 8: Assinale a opção correta: 
A)A aprovação em concurso público dá direito à posse no cargo público respectivo. 
B)O servidor em débito com o Erário que tiver a sua disponibilidade cassada poderá quitar o débito em dez parcelas mensais.
C)As férias de servidor público poderão ser interrompidas para a prestação de serviço eleitoral. 
D)O tempo de afastamento de servidor público para exercício de mandato eletivo será contado para todos os efeitos legais, exceto para a promoção por antiguidade. 
E)O servidor em débito poderá solicitar a quitação em 24 parcelas mensais.
Questões discursivas
Questão 1: No setor público há organizações que se diferenciam em seu status institucional pelo poder ou pela tradição que têm. Por conseguinte, tendem a compor carreiras mais atrativas, recebendo também o rótulo de carreiras estratégias de Estado.
É verdade que as carreiras nestes órgãos tendem a manter e desenvolver recursos, pessoas e competências que se revestem em relativa raridade? Por quê? Exemplifique pelo menos um órgão que se diferencia em seu status institucional, pelo poder ou pela tradição.
Questão 2: A gestão de pessoas nas organizações empresariais deixou de abranger apenas atividades operacionais e legisladas para ações corporativas estratégicas, passando a envolver também responsabilidades como: qualidade pessoal, qualificações culturais, competências tecnológicas, responsabilidade empresarial e cidadania. Pede-se: citar apenas 1 (uma) tarefa de algum dos seis subsistemas ou políticas de Administração de recursos humanos - ARH.

Mais conteúdos dessa disciplina