Buscar

O lugar da Prisão na Nova Administração da Pobreza

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Analisando a sociedade norte-americana a partir de um estudo feito após a década de 70, pelo autor Loïc Wacquant, o mesmo chega a uma conclusão que tal sociedade se tornou cinco vezes mais punitiva nos dias atuais do que há 25 anos. Partindo de um pretexto de uma “guerra contra o crime”, questiona o complexo penitenciário afirmando que o mesmo se trata de um administrador da pobreza, formando indivíduos sem qualquer tipo de qualificação (ex-presidiários) para que atuem no mercado de trabalho. Sobretudo, sem condições alguma para terem um trabalho digno, sendo que o papel da penitenciaria vai além disso, pois a mesma proporciona a propagação e consolidação do racismo, em consequência disso surge empregos considerados a baixo da linha da pobreza, onde tais trabalhadores não possuem direitos jurídicos, pois são tratados como “animais”.
O autor ao analisar os anos de 1980 e 2000 relata que o quadro do numero de presos nos Estados Unidos foi quadruplicado, gerando um aumento muito grande nos orçamentos penitenciários, além dos gastos em contratação de funcionários, deste modo, com esse alto crescimento do estado penal norte-americano, surgiu uma nova politica de criminalização da pobreza, o que promoveu à fluidificação de empregos mal remunerados, com isso a taxa de desemprego reduziu. Desse ângulo, o autor relata que o “encarceramento é apenas a manifestação paroxística da lógica da exclusão etno racial da qual o gueto tem sido instrumento e produto desde a sua origem histórica”. 
Com o surgimento deste novo setor econômico denominado “complexo industrial” existe algumas características que merecem atenção: como a hierarquia etno racial, a grande massa da marginalidade nos Estados Unidos e a não regulamentação da gestão do trabalho, que deixa claro um Estado reformado capaz de impor requerimentos morais e econômicos proveniente de um sistema neoliberal. Diante deste pressuposto Wacquant sugere que “tiremos a prisão dos domínios técnicos da criminologia e da política criminal e a coloquemos diretamente no centro da sociologia política e das ações civis”.
Diante disto, essa nova politica da administração da miséria quando internacionalizada por uma rede neoliberal, promove um agravamento no desemprego e aumento na criminalidade, pois fica mais difícil se empregar num mercado de trabalho miserável aqueles que estavam presos, sendo assim esses indivíduos possuem somente duas alternativas, a primeira é se rebaixarem e aceitarem trabalhos que não os dignificam; e a segunda é voltarem para o crime, fator preocupante, pois a prática reiterada de atos criminosos demonstra que algo não está ocorrendo de forma certa, seja este problema proveniente do âmbito político ou social, porém que merece uma solução.

Outros materiais