Buscar

ProInter IV Relatório Parcial

Prévia do material em texto

Campus Marte Unibero
Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira 
Tutor à Distância: Kelly Wolff
Maristela Cruz Alves da Silva RA: 1299151098
 PROINTER IV - RELATÓRIO PARCIAL 3° SEMESTRE
 São Paulo - SP
Outubro 2018
Maristela Cruz Alves da Silva RA: 1299151098
 PROINTER III - RELATÓRIO PARCIAL 3° SEMESTRE
Trabalho apresentado ao curso Superior em Tecnologia em Gestão Financeira do Centro de Educação à distância da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Projeto Interdisciplinar IV.
Orientador: Kelly Wolff
 São Paulo - SP
Outubro 2018
Introdução
Esse trabalho tem o tema principal a importância no trabalho cotidiano da área financeira, das disciplinas análise de crédito em condições de risco, administração financeira e orçamentária, análise de crédito em condições de risco. Para aprimoramento do aprendizado obtido através do conteúdo apresentado ao curso Gestão Financeira. A administração financeira trata-se de uma técnica ou ferramenta utilizada para controlar o planejamento, a concessão de crédito, a análise de investimentos e/ou meios diversos para obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa de forma eficaz, visando o desenvolvimento, evitando desperdícios e gastos desnecessários.
Dentre várias técnicas e ferramentas disponíveis para o administrador financeiro, este estudo tem como proposta destacar o Valor Presente Líquido, Payback, Análise da Gestão de Capital de Giro e Planejamento Estratégico-Financeiro.
2. Desenvolvimento 
2.1 Revisão Teórica sobre Gestão Financeira, suas responsabilidades e importância
O objetivo econômico de uma empresa é a maximização de seu valor de mercado, por meio de geração contínua de lucro e caixa no longo prazo, executando as atividades inerentes ao seu objetivo social, pois com o aumento do valor da empresa, o proprietário aumenta sua própria riqueza. O conjunto de métodos utilizados para avaliar, comprar e selecionar projetos que obtenham o máximo de retorno chama-se orçamento capital, onde a máxima riqueza reflete-se no preço das ações e o máximo retorno é medido pelo lucro.
Atualmente existem técnicas de orçamento que se baseiam em ambos os modelos, algumas têm seu foco no retorno (Lucro) enquanto outras enfatizam a riqueza (peso da ação).
2.2 Análise bibliográfica sobre Administração Financeira e Orçamentária: Conceitos, processos envolvidos e benefícios à organização; 
Segundo a Resenha bibliográfica do autor Ivan Pinto Dias, uma das causas do atraso do Brasil no campo da Administração de empresas como um todo é a quase inexistência de boas obras de autores brasileiros e, sem dúvida alguma a péssima tradução de obras estrangeiras (em geral norte-americanas). Afinal não há pessoa melhor para analisar o cenário econômico do Brasil do que o próprio brasileiro, é uma questão que não se pode fazer um estudo superficial, terceirizando à outros países.
Ao analisar a qualidade das traduções de obras estrangeiras nos deparamos com verdadeiras catástrofes, já que por sua vez, os ótimos tradutores da língua-inglesa são poucos conhecedores dos termos técnicos utilizados no campo da administração financeira e contábil. Tornando quase impossível a compreensão e leitura desses livros. 
Um exemplo de benefícios das operações administrativas financeiras temos um exemplo no artigo de Thompson e Cyert uma técnica para escolher uma carteira de contas a receber apropriado ao nível de preferência ao risco da empresa. A cada possível concessão de crédito estimando-se a matriz de transição, é feito uma análise/benefício e a partir da mesma é encontrado o ponto de equilíbrio entre os custos gerados pelo aumento de contas que nunca são pagas e os benefícios do aumento de faturamento proveniente de uma política	 mais liberal de concessão de crédito.
2.3 Análise da Gestão do Capital de Giro e Planejamento Estratégico-Financeiro
Devido às necessidades de capital de giro, os custos de cada alternativa de fonte ou uso de recursos que podem ser ocultos ou não, e as limitações de cada forma de financiamento, é possível aplicar à um modelo matemático e resolvê-lo por programação linear de modo a se achar um nível de ótima utilização destas formas de aquisição de capital de giro. Este ótimo nível será obtido através da minimização do custo total do levantamento de recursos, consideradas as limitações de custo para cada alternativa, os influxos e dispêndios de caixa e as possíveis aplicações de recursos.
Robichek, Teichroew e Jones desenvolveram uma aplicação de programação linear à administração de capital de giro. Uma firma, para satisfazer a sua demanda cíclica de capital de giro, pode obter recursos de inúmeras maneiras são algumas delas: manutenção de linhas de crédito, atraso no pagamento de duplicatas a pagar, desconto de duplicatas, empréstimos a prazo fixo, incentivos ao recebimento de contas a receber, empréstimos a longo prazo etc. Tanto o modelo discutido pelos autores citados quanto o apresentado neste tópico são modelos simplificados, facilmente expansíveis através da inclusão de fontes adicionais de levantamento e da aplicação de recursos.
As aplicações práticas do modelo básico e suas extensões atualmente são poucas e de altos custos, não sendo compensadoras suas vantagens. Por outro lado, a sistematização de uma estratégia para seleção de títulos dentro de uma carteira constitui-se num grande avanço da teoria de finanças e serviu amplamente para os fundamentos de uma teoria quantitativa agregada na área de administração financeira.
Modelos simples de projeção de índices desenvolvidos através de análise de regressão já são comuns no Brasil e, progressivamente, vão tendo sua sofisticação aumentada através da incorporação aos modelos de novos fatores. 
 Estes modelos normalmente incorporam uma simulação contábil da firma, aos quais perguntar-se-á sobre o efeito de uma transação específica com relação a relatórios financeiros a modelos de pesquisa operacional que sub otimizam ou modelam outros processos. Este tipo de pergunta tornou-se possível em função da moderna tecnologia de computação, que permite acesso em tempo real a um banco de dados através de terminais e modelos conversacionais de fácil diálogo com o administrador.
Vasarhelyi simulou uma firma cujo banco de dados seria de acesso em tempo real e no qual havia um simulador contábil que permitia ao administrador verificar efeitos, sobre relatórios contábeis, de transações de importância. Também, era permitido ao administrador a verificação de efeitos de mudanças de políticas administrativas-financeiras (isto é, aumento de nível de caixa, diminuição de estoques) e finalmente, todos estes módulos podem ser usados em conjunto com análises de índices financeiros e otimização de produção.
2.4- Estudo sobre a importância e os critérios de tomadas de decisão dos indicadores, Valor Presente Líquido (VPL) referente a determinado investimento, Payback e Taxa Interna de Retorno (TIR).
“Um método que consiste em trazer para a data zero todos os fluxos de caixa de um projeto de investimento e somá-los ao valor do investimento inicial, usando como taxa de desconto a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) da empresa ou do projeto.” É a soma de valores correntes de diversas datas futuras do fluxo de caixa descontados para o valor presente
	
	-1500
	-1500,00
	-1500
	-1500,00
	1
	150
	136,36
	150
	136,36
	2
	1350
	1115,70
	300
	247,93
	3
	150
	112,70
	450
	338,09
	4
	-80
	-54,64
	600
	409,81
	5
	-50
	-31,05
	1875
	1164,23
	
	VPL(A)
	-220,92
	VPL(B)
	796,42

Continue navegando