Buscar

Inserção do Fisioterapeuta em uma equipe De Primeiros Socorros


Prévia do material em texto

Inserção do Fisioterapeuta em uma equipe De Primeiros Socorros 
Primeiros socorros
Na garantia do bem estar e da saúde humana, foram desenvolvidos uma série de procedimentos básicos que podem garantir pronto atendimento aos pacientes que sofrem de determinados problemas. Considerando casos simples como cortes, queimaduras, desmaios, entre outros sintomas e condições de saúde, os primeiros socorros foram elaborados com intenção de auxilio rápido, sendo aplicados nestes e em outros casos de saúde para garantir o bem estar dos pacientes.
Considerando alguns procedimentos mais populares, os primeiros socorros são processos de emergência que devem ser aplicados a vítimas para manter sinais vitais, evitando o agravamento de diferentes quadros de saúde.
Seu principal objetivo é realizar um atendimento inicial de emergência que pode preparar o mesmo para um atendimento especializado, evitando um mal súbito durante o caminho até um hospital ou clínica especializada.
O serviço de atendimento pré-hospitalar envolve todas as ações que ocorrem antes da chegada do paciente ao ambiente hospitalar, e pode influir positivamente nas taxas de morbidade e mortalidade por trauma. A assistência qualificada na cena do acidente, o transporte e a chegada precoce ao hospital é fundamental para que a vítima chegue ao hospital com vida. O atendimento pré-hospitalar é realizado através de duas modalidades: o suporte básico à vida, que se caracteriza por não realizar manobras invasivas e o suporte avançado à vida, que possibilita procedimentos invasivos de suporte ventilatório e circulatório. 
    O atendimento pré-hospitalar consiste em três etapas: 
Atendimento na cena do acidente; 
Transporte rápido e com segurança até o hospital;
Chegada ao hospital. 
    Uma assistência adequada e qualificada é fundamental para que o paciente chegue ao hospital com vida. Estatístico norte americano revela que metade dos acidentes e de números de óbitos registrados revela que 50% dos óbitos poderiam ser evitados se tivesse um atendimento adequado.
    O traumatizado, como já foi mencionado, deve ser considerado um paciente potencialmente grave, por isso, o atendimento inicial se faz prioritário, seguindo uma sequência lógica centrada na estabilização dos sinais vitais da vítima. Portanto a primeira abordagem deve ser realizada em hospital especializado e equipada, para estabilização do paciente, sob o ponto de vista de materiais e acima de tudo, pessoal competente e qualificado para um atendimento adequado.
O fisioterapeuta pode atuar em primeiros socorros em várias situações como: afogamentos, choques elétricos, contusões, convulsões, desmaios, envenenamentos, ferimentos, hemorragias, introdução de corpos estranhos, mordedura de animais, parada cardíaca, parada respiratória, picada de insetos e mordedura de animais peçonhentos e queimaduras. 
O profissional fisioterapeuta é especialista em biomecânica, sendo assim apto a prestar um adequado atendimento tendo em vista que sabe qual o melhor posicionamento para atendimento e remoção da vitima sem agravar sua lesão. Assim como a melhor forma do socorrista se posicionar para os manuseios da vitima sem gerar, futuras patologias tais como: bursites, síndrome do impacto, lombalgias, hérnia, tendinites.
Durante a sua formação o fisioterapeuta adquire conhecimentos que o permitem atuar preventivamente nos atendimentos de urgência e emergência, são esses: treinamento especifica em reanimação cardiopulmonar, atadura, bandagem, mobilização, posicionamento, transferências, além de conhecimento das técnicas de primeiros socorros, viabilizando assim sua atuação junto à equipe de socorristas.
Com o presente estudo confirmou-se a possibilidade de atuação do fisioterapeuta em uma equipe de primeiros socorros, visto que o mesmo possui conhecimentos específicos e possui as habilidades necessárias que o capacitam a prestar o devido atendimento às vitimas.
A importância do fisioterapeuta em uma equipe de socorristas se dá aos conhecimentos que o capacitam não só a prestar um devido atendimento a vitima como também atuar preventivamente junto à equipe impedindo complicações futuras que possam interferir na saúde e qualidade de vida do socorrista.

Mais conteúdos dessa disciplina