Buscar

Questionário Fisiologia

Prévia do material em texto

INSTITUTO UNIFICADO DE ENSINO SUPERIOR OBJETIVO 
MEDICINA VETERINÁRIA 
HELEN ALVES DE OLIVEIRA 
4º B 
QUESTÕES DE FISIOLOGIA APLICADA
O QUE ACONTECE COM UM PACIENTE QUE APRESENTA BAIXA SECREÇÃO DE ADH PELA NEURO- HIPÓFISE? QUAIS OS PRINCIPAIS ESTÍMULOS PARA A PRODUÇÃO DE ADH?
R= Com a diminuição da concentração plasmática do hormônio, há uma redução da permeabilidade dos túbulos contorcidos ditais e túbulos coletores promovendo assim o aumento da perda de água por meio da diurese. 
A liberação deste hormônio está condicionada a estímulos, que podem ser osmóticos ou não-osmóticos: - Estímulo osmótico refere-se a um a alteração da osmolaridade por déficit ou excesso de água no organismo. – Estimulo não- osmótico destacamos diminuição da pressão arterial, hipóxia, hipercapnia, hipoglicemia.
 
PORQUE AO INGERIR ÁLCOOL AUMENTA O VOLUME DA URINA?
R= O ADH age nos túbulos coletores e dutos renais, localizados nos rins, que ficam mais permeáveis à água, estimulando assim a reabsorção da água que seria eliminada na urina. Portanto, o álcool inibe a produção de ADH, por isso quando bebemos urinamos bastante.
QUAL O PRINCIPAL PAPEL DA OCITOCINA? ONDE ELA É PRODUZIDA E QUAIS ESTÍMULOS CAUSAM SUA LIBERAÇÃO?
R= A ocitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior (neuro- hipófise), e tem a função de promover as contrações uterinas durante a concepção auxiliando no transporte dos espermatozoides até as tubas uterinas e posteriormente no parto estimulando a expulsão do feto e também estimula a ejeção do leite durante a amamentação.
ONDE O PARATORMÔNIO E A CALCITONINA SÃO FORMADOS E COMO ELES ATUAM?
R= A regulação da produção dos hormônios calcitonina e paratormônio, respectivamente, pelas glândulas tireoides e paratireoides. Esses dois hormônios são responsáveis pela manutenção dos níveis normais de cálcio na circulação. 
Elevação do nível de cálcio no sangue estimula a tireoide a secretar calcitonina. Esse hormônio promove a deposição de cálcio nos ossos e a eliminação de cálcio na urina, além de inibir a absorção desse material pelo intestino. Com isso, a taxa de cálcio no sangue diminui. 
Quando a taxa de cálcio se torna menor no sangue, a secreção de calcitonina é inibida e as glândulas paratireoides são estimuladas a secretar o paratormônio. 
Esse hormônio tem efeito inverso ao da calcitonina: libera cálcio dos ossos para o sangue, estimula a absorção de cálcio pelo intestino e diminui sua eliminação pelos rins. 
Dessa forma, a calcitonina e o paratormônio mantêm um nível adequado de cálcio no sangue, condição essencial para o bom funcionamento das células.
DESCREVA OS HORMÔNIOS QUE SÃO PRODUZIDOS NO HIPOTÁLAMO E QUAIS OS RESPECTIVOS HORMÔNIOS DA HIPÓFISE ELES ESTIMULAM.
R= O hipotálamo produz dois hormônios, a ocitocina e o hormônio antidiurético (ADH) que são transportados para a neuro- hipófise onde são armazenados.
A ocitocina atua simultaneamente com a prolactina; a prolactina é liberada no hipotálamo estimulando assim a produção de leite e a ocitocina se liga aos receptores nas células mioepiteliais localizadas nos alvéolos provocando contração destas células e consequentemente a ejeção do leite. 
O ADH atua na adeno- hipófise simultaneamente com o hormônio liberador de corticotrofina (CHR), determinando a liberação de hormônio adenocorticotrófico (ACTH).
QUAL O PAPEL DA PROLACTINA PARA A AMAMENTAÇÃO?
R= A prolactina é inibida pela presença do estrogênio e da progesterona, ao final do trabalho de parto há queda no nível desses hormônios possibilitando o aumento da prolactina e, assim, o início da produção do leite.
A sucção do recém- nascido é o responsável pela secreção de prolactina. Isso acontece porque quando o mesmo faz sucção na teta ou mamilo, estimula o hipotálamo (hipófise anterior) a secretar fator liberador da prolactina, mantendo seus níveis e, consequentemente, a produção do leite.

Continue navegando