Buscar

Simulado AV1 CArdio

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201608092733)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O exercício físico determina alterações hemodinâmicas significativas, dependentes da intensidade e do tipo de exercício, bem como da aptidão cardiorrespiratória. Considerando os ajustes nos determinantes do desempenho cardíaco durante o exercício, analise as afirmativas abaixo.
I. O aumento do retorno venoso durante o exercício está relacionado a vasoconstricção arteriolar, a ação da bomba muscular periférica e ao mecanismo de Frank-Starling.
II. A bomba cardíaca (inotropismo cardíaco) e a vasoconstricção periférica favorecem o retorno de sangue venoso ao coração durante o exercício.
III. A incompetência das valvas venosas e a fraqueza muscular esquelética podem comprometer o retorno venoso e reduzir o débito cardíaco.
É correto o que se afirma em:
		
	
	I, apenas.
	 
	III, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	I, II e III, apenas
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201608453149)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Dentre os fatores que DETERMINAM a Frequência cardíaca para a regulação do Débito Cardíaco podemos citar:
		
	
	Pressão Arterial Média
	 
	Volume Diastólico Final
	
	Força de Contração
	
	Volume Sistólico Final
	 
	Sistema Nervoso Autônomo Simpático e Parassimpático
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201607608674)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Pacientes cardiopatas costumam evoluir com fraqueza da musculatura respiratória e utilizando o manovacuômetro a força dos músculos respiratórios é medida através da quantificação da pressão inspiratória máxima (Pimáx) e da pressão expiratória máxima (Pemáx). Durante esta avaliação, para obtenção de valores precisos, as recomendações nacionais e internacionais determinam que se faz necessário o controle do volume pulmonar do paciente que será utilizado para o início da obtenção dos dados. As medidas de Pimáx e Pemáx são realizadas, respectivamente, a partir:
		
	 
	do volume residual e capacidade pulmonar total.
	
	da capacidade residual funcional e capacidade vital.
	
	do volume corrente e capacidade pulmonar total.
	
	da capacidade pulmonar total e capacidade residual funcional.
	
	do volume residual e capacidade vital.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201608573390)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Paciente de 43 anos de idade é admitido na Unidade de Terapia Intensiva com quadro de dor torácica, bradicardia, tosse e dispnéia ao repouso. Foram solicitados exames laboratoriais e de imagem, onde a radiografia mostrou um aumento da área cardíaca e alteração da silhueta. Prontamente a equipe solicitou um ecocardiograma, o qual mostrou a presença de um derrame pericárdico. Com seus conhecimentos em anatomo-fisiologia cardíaca analise as proposições a seguir e assinale a incorreta:
		
	 
	O pericárdio fibroso também chamado de visceral, assemelha-se a um saco denso, resistente e inelástico.
	
	O pericárdio visceral adere-se fortemente à superfície cardíaca, sendo chamado também de epicárdio.
	
	O espaço entre as duas membranas (fibrosa e serosa) é preenchido por um líquido que tem a função de lubrificar as superfícies e reduzir o atrito durante os batimentos cardíacos.
	
	O excesso de líquido pericárdico é chamado de derrame pericárdico e pode comprimir tanto o coração quanto as estruturas adjacentes extra-cardíacas.
	
	Uma deficiência na irrigação coronária traz comprometimento importante à camada intermediária do coração chamada miocárdio.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201608530813)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A função do nódulo sinoatrial no coração humano é:
		
	
	Controlar a pressão diastólica da aorta.
	 
	Funcionar como marca-passo, controlando a ritmicidade cardíaca.
	
	Controlar a abertura e o fechamento da válvula tricúspide.
	
	Regular a circulação coronariana.
	
	Controlar a abertura e o fechamento da válvula mitral.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201608451492)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A Síndrome Metabólica pode ser definida como um grupo de fatores de risco inter-relacionados, de origem metabólica, que diretamente contribuem para o desenvolvimento de doença cardiovascular (DCV) e/ou diabetes do tipo 2. O diagnóstico precoce é essencial ao controle da aterogênese e este diagnóstico apresenta a obesidade abdominal como componente essencial. Além deste fator, algumas condições são consideradas como essenciais. EXCETO:
		
	
	Cintura ≥ 102 cm para homens ou ≥ 88 cm para mulheres;
	
	Triglicérides ≥ 150 mg/dL ou em tratamento para triglicérides elevados;
	 
	HDL-colesterol: Homens: >40 mg/dL, Mulheres: > 50 mg/dL ou em tratamento para HDL baixo;
	
	Glicemia acima de 100mg/dl ou em tratamento para hiperglicemia;
	
	Pressão arterial sistêmica acima de 130/85mmHg ou em tratamento para hipertensão;
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201608288078)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Os exercícios físicos aeróbicos de longa duração em cardiopatas são preponderantes à melhora dos sinais e sintomas associados à doença. Dentre os benefícios referentes aos fatores de risco elencados abaixo o único verdadeiro é:
		
	
	Aumento da lipoproteína de baixa densidade
	 
	Aumento da lipoproteína de alta densidade
	
	Aumento dos triglicérides
	
	Diminuição do colesterol total
	
	Diminuição do metabolismo de carboidratos
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201607608679)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O teste de caminhada de 6 minutos é indicado para medir a capacidade funcional do paciente com insuficiência cardíaca, assim como é um preditor de morbidade e mortalidade. Julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa correspondente.
( ) Para a realização do teste é necessária a presença do medico e está contraindicado durante a internação do paciente.
( ) As razões para interromper o teste são: dispnéia intolerável, velocidade reduzida, sensação de esforço percebido maior que 13, cãibras nas pernas e dor no peito.
) Não são observados efeitos significantes do tamanho corredor na distância percorrida durante a realização do teste de caminhada de 6 minutos.
( ) A distancia percorrida no teste de 6 minutos pode ser considerada preditora de mortalidade e contra indicar a realização de uma cirurgia, pelo elevado risco de mortalidade.
		
	
	V.F.V.F.
	
	F, V, V, V.
	
	V, F, F, F.
	 
	F, F, F, V.
	
	V, V, F, F.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201607719232)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Durante avaliação torácica do paciente com valvopatia, o fisioterapeuta detectou uma ausculta compatível com som de sopro na segunda bulha? Qual o diagnóstico provável diante dessas patologias descritas abaixo?
		
	
	Insuficiência Mitral
	
	Estenose Mitral
	
	Estenose Tricúspide.
	 
	Estenose Aórtica
	
	Insuficiência Tricúspide
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201608566726)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale a alternativa correta dentre as seguintes afirmações que envolvem a cardiodinâmica:
		
	
	Quando se faz exercício dinâmico moderado envolvendo simultaneamente os membros superiores e inferiores, observamos aumento do débito cardíaco, porém o consumo de oxigênio (VO2) é menor do que quando fazemos os exercícios isométricos envolvendo apenas os membros inferiores.
	
	A frequência cardíaca (FC) máxima é uma variável que pode se modificar com o treinamento físico aeróbio realizado cronicamente.
	
	O valor da pressão arterial sistólica (PAS) deve ser o mesmo da condição de repouso quando uma pessoa saudável executa exercício dinâmico constante moderado, porque esse valor somente se eleva quando se faz exercício dinâmico crescente.
	
	O volume sistólico final sempre deve aumentar quando o exercício físico dinâmico for realizado, principalmente quando a intensidade do esforço físico for muito intensa e próxima da FCmáxima.
	 
	A pressão arterial diastólica (PAD), independentemente da intensidade do exercício dinâmico realizado, pode se modificar entre 5 a 10mmHg com relação aos valores desta mesma variável obtidos ao repouso.

Continue navegando