Buscar

Agronegocio Haniel

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO 
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
Maria Luiza Pereira Rufino
Jôsyele dos Reis Celestino
Pamela Gomes Colevati
PATROCÍNIO-MG
Outubro/2018
AGRICULTURA FAMILIAR VS AGRONEGOCIO
Nos dias atuais o agronegócio é uma das principais fontes da economia brasileira, e se define por ser a fusão entre agropecuária e indústria, portanto, vale mencionar que o agricultura familiar vem garantindo seu espaço no mercado, e pode ser definida como uma produção agrícola que utiliza predominantemente mão de obra familiar e a renda do mesmo para as despesas na família. 
No entanto há falácias que provém de pessoas desenformadas de que o agronegócio vem contra agricultura familiar, o que não é verídico e não contém embasamento comprovador de tese, segundo Jank (2017) “Agronegócio vem do termo em inglês agribusiness, que não passa de um marco conceitual criado para delimitar os sistemas integrados de produção de alimentos, fibras e bioenergia.” Sendo assim essa dicotomia dos grandes produtores serem contra os pequenos não é verdadeira.
É notório que, a inovação tecnológica é um fator que vem crescendo a cada dia e tomando espaço no mercado, o que exige pessoas qualificadas para trabalharem nos novos maquinários, o qual gera como beneficio a otimização de tempo, melhor desempenho das atividades consequentemente gerando mais lucro. 
Ambas as agriculturas passam por processo produtivo que envolve desde a compra de matéria prima, colheita e armazenamento á logística de entrega. Sendo assim pode se dizer que começa na terra e termina na mesa do consumidor final. 
O desafio que vem a surgir na agricultura familiar esta ressaltada na produção em pouca escala se comparado aos grandes agricultores. Sua produção é mínima, sendo, para agricultura familiar uma missão produzir para garantir seu lucro, dessa forma produzindo-a se encaixa ao termo agronegócio, ressaltando que o seu principal desafio é sobreviver no mercado.
Contudo, pequenos e grandes agricultores têm sua devida importância na cadeia do agronegócio, pois não é fator primordial o tamanho da propriedade e sim a sua gestão, sua sustentabilidade e seu sucesso econômico, desafios todo e qualquer negócio tem, entretanto cabe a cada um utilizar as devidas inovações tecnológicas ao seu favor buscando alcançar um resultado satisfatório.
Referências Bibliográficas
JANK, Marcos Sawaya. Agricultura familiar vs agronegócio é uma falácia e um besteirol. Folha de São Paulo, São Paulo, 21 jul. 2017. Folha de São Paulo, p. 1.

Continue navegando