Buscar

Wolfgang Köhler - Resumo

Prévia do material em texto

Wolfgang Köhler
Köhler nasceu na Estônia em 1887, porém viveu maior parte da sua vida na Alemanha junto aos pais. Concluiu seus estudos em Paris, onde fez seu doutorado. Em 1909, trabalhou com Max Wertheimer em seus experimentos sobre a percepção na Academia de Frankfurt e a partir disso surgiu a Gestalt. 
A Gestalt surgiu a partir de uma discordância sobre a escola de pensamento da época. Köhler acreditava que o behaviorismo simplista e não cobria toda a natureza da percepção. Enquanto estudiosos como Thorndike acreditavam que animais podiam realizar tarefas a partir de estímulos, Köhler acreditava que isso se dava por inteligência ou insight; e de 1913 a 1920 pôde testar sua teoria em um centro de pesquisas de antropoides em Tenerife, de onde não saiu até o fim da Guerra Mundial. Suas observações confirmaram suas hipóteses e mostraram que a aprendizagem poderia ser explicada pela Gestalt.
Quando os chimpanzés não conseguiam se alimentar nas primeiras tentativas em lugares em que as comidas estavam em difícil acesso, eles paravam, analisavam e tentavam novamente utilizando materiais que estavam disponíveis na área de recreação para alcançar seu objetivo. Ficou claro para Köhler que era utilizado um processo cognitivo de tentativa e erro e não um simples processo concreto de tentativa e erro. Inicialmente o problema era resolvido mentalmente até ocorrer um insight. Sendo assim, a Gestalt se mostrou efetiva. 
Ao retornar para a Alemanha se tornou diretor do Instituto de Psicologia de Berlim, porém em 1935 migrou refugiado para os EUA para escapar do nazismo. Lecionou em diversos lugares nos Estados Unidos e foi eleito, em 1959, presidente da Associação Americana de Psicologia. Oito anos depois Köhler faleceu deixando um grande legado para a psicologia

Continue navegando