Buscar

FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA - AVALIANDO APRENDIZADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA
1º Avaliando Aprendizado
1º) Ao analisarmos uma célula eucariótica e compará-la com uma célula procariótica, percebemos que as organelas existentes não são as mesmas nos dois tipos celulares. Isso ocorre porque nas células eucarióticas:
R: existem organelas membranosas e nas células procarióticas não.
2º) UFMG - O esquema abaixo representa a concentração de íons dentro e fora dos glóbulos vermelhos.
A entrada de K+ e a saída de Na+ dos glóbulos vermelhos pode ocorrer por:
R: transporte ativo.
3º) Substâncias relativamente complexas teriam aparecido espontaneamente na atmosfera do planeta Terra. É fundamental ressaltar que Stanley Miller realizou em 1953 experimentos fundamentais que corroboraram essa possibilidade. Produzindo descargas elétricas em um recipiente fechado, contendo vapor de água, Hidrogênio, Metano e amônia, descobriu que se formavam aminoácidos, tais como alanina, glicina, e ácidos aspárticos e glutâmicos. Estudos posteriores, simulando as condições pre-bióticas, permitiram a produção de 17 aminoácidos (dos 20 presentes nas proteínas). Também foram produzidos açúcares, ácidos graxos e as bases nitrogenadas que formam parte:
R: do DNA e RNA.
4º) É prática comum temperarmos a salada com sal, pimenta-do-reino, vinagre e azeite, porém, depois de algum tempo, observamos que as folhas vão murchando. Isto se explica porque:
R: o meio é mais concentrado que as células dos vegetais da salada.
5º) (Fund. Lusíadas-SP) - A taxa de água em um organismo pode variar de acordo com alguns fatores. São eles:
R: Atividade, idade e espécie.
2º Avaliando Aprendizado
1º) Várias são as estruturas associadas à membrana plasmática da célula que permitem a sua adesão e comunicação com outras células. Essas estruturas especializadas são conhecidas por junções intercelulares. Marque a alternativa que indica uma junção que impede o fluxo de material pelo espaço intercelular.
R: Zônulas de oclusão.
2º) Dentre os diferentes grupos de organismos que existem na Terra, um grupo em especial não e formado por células e por esta razão não são considerados seres vivos por alguns cientistas. Este grupo é formado por:
R: Vírus
3º) As bactérias são seres vivos unicelulares, com morfologias variadas e dotadas de parede celular. A célula bacteriana é do tipo:
R: procariota;
4º) (UFRR) Há algum tempo os biólogos vêm pesquisando a origem das organelas celulares e sugerem que os dois tipos básicos de organização celular dos dias atuais são heranças de um passado remoto. A cientista Lynn Margulis sugeriu que a origem da célula eucariótica está relacionada às associações simbióticas obrigatórias entre diferentes seres. Com base no exposto e em seus conhecimentos sobre as células procarióticas e eucarióticas, em relação às afirmativas abaixo, é CORRETO afirmar que:
I- Esta hipótese, chamada Teoria Endossimbiótica , é muito improvável porque a simbiose é um evento raro na Natureza.
II- A membrana que envolve as mitocôndrias e os cloroplastos é dupla, o que sugere que bactérias endossimbiontes foram fagocitadas por uma célula protoeucarionte.
III- As organelas de eucariontes, mitocôndrias e plastos têm DNA próprio e por isso podem realizar divisão autônoma.
R: II e III são verdadeiras.
5º) São vesículas membranosas originadas dos endossomos produzidos pelo complexo de golgi com mais de 40 enzimas hidrolíticas com a função de digestão intracelular. A afirmação se refere a qual organela intracelular?
R: Lisossomos
3º Avaliando Aprendizado
1º) (Ufes) Assinale a alternativa que não aponta características ou funções do citoesqueleto.
R: Determina a capacidade das células eucarióticas e procarióticas em adotar uma variedade de formas e executar movimentos coordenados.
2º) Existem vários tipos de junções intercelulares, dentre elas, destaca-se o desmossomo. A respeito desse tipo de junção, marque a alternativa incorreta.
R: O desmossomo permite a comunicação entre as células, facilitando o intercâmbio de moléculas.
3º) Sabemos que alguns vírus podem ser considerados como causadores de câncer, no entanto alguns vírus podem ser oportunistas a condições imunológicas críticas e se alojarem no organismo de um indivíduo causando diversas doenças. Assinale a alternativa correta:
R: O HPV é um vírus que acomete a região do colo uterino e pode levar a degeneração celular do local causando câncer de colo de útero.
4º) Em organismos eucariotos, em que organela celular ocorre a duplicação do DNA?
R: Núcleo
5º) Sobre as funções da membrana plasmática a alternativa correta é:
R: Possui receptores capazes de promover a sinalização para atuação de hormônios (Ex: hormônio do crescimento)
4º Avaliando Aprendizado
1º) (UFMG 2009) No Brasil, travaram-se, recentemente, intensos debates a respeito das pesquisas que envolvem o uso de células-tronco para fins terapêuticos e da legislação que regulamenta esse uso.
Assinale, entre os seguintes argumentos mais frequentemente apresentados nesses debates, aquele que, do ponto de vista biológico, é INCORRETO.
R: O comércio de embriões assemelha-se muito àquele que põe à venda órgãos de crianças.
2º) Sabemos que o citoesqueleto é formato basicamente de três tipos de fibra: microtúbulos, microfilamentos e filamentos intermediários. Os microtúbulos são formados por subunidades proteicas chamadas de
R: tubulina.
3º) É um mecanismo de reparo conhecido por atuar, principalmente, em modificações causadas por agentes endógenos. O mecanismo molecular em questão inicia-se, pelo reconhecimento e excisão de bases danificadas pelas DNA glicosilases sem ou com atividade 3'-AP liase associada. A excisão da base resulta em um sítio abásico (AP- apurínico ou apirimidínico) sem ou com incisão 3', que é reconhecido por outro grupo de enzimas, as AP - endonucleases, que fazem a incisão na extremidade 3' ou 5' do sítio AP, gerando uma lacuna. Esta é preenchida através de polimerização e ligação de novos nucleotídeos à sequência de DNA.
O mecanismo de reparo descrito é denominado de:
R: reparo por excisão de bases
4º) (UNIT-MG) Vacinas constituíram um grande avanço da medicina moderna, erradicando diversas doenças como poliomielite, tifo, tétano, entre outras. As fórmulas tradicionais consistem em um preparado do patógeno (agente causador da doença) morto ou atenuado ou, ainda, de uma parte da estrutura do agente infeccioso. No entanto, vacinas contra AIDS, malária, hepatite C, por exemplo, não foram obtidas com sucesso. Por isso, mais recentemente, pesquisadores vêm tentando a vacina genética. Para estas preparações se usam plasmídeos (pequenos anéis das fitas de DNA, originalmente de bactérias) onde são introduzidos genes de um patógeno específico. Este novo DNA é, então, aplicado à pele ou ao músculo por meio de injeção e será incorporado ao genoma das células, capaz de instruí-las a sintetizar moléculas do agente infeccioso. Essas moléculas é que irão disparar os sinais endógenos de combate àquele patógeno.
(Adaptado de: Scientific American, out.1999)
O texto mostra que a vacinação genética leva à produção de novas moléculas a partir do plasmídeo que foi incorporado ao seu genoma. Isso é possível porque esse fragmento de DNA fará com que haja:
R: Síntese de proteínas pelas células hospedeiras.
5º) Durante uma aula de genética, um aluno perguntou se seria possível uma pessoa com Rh negativo ser filha de pais com Rh positivo. A professora disse que seria possível sim, desde que os pais possuíssem o genótipo:
R: Rr e Rr.

Continue navegando