Buscar

av parcial 2018.02

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201703445809)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O termo empregado na epidemiologia para fazer referência ao total de casos (doentes) existentes em uma comunidade chama-se:
		
	
	Epidemia
	
	Pandemia
	 
	Prevalência
	
	Incidência
	
	Endemia
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201706170690)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A partir da primeira década do século XXI as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) ou Não Infecciosas, assumiram proporções alarmantes. Entretanto, algumas doenças infecciosas, supostamente erradicadas, voltaram a acometer as populações. Das doenças citadas abaixo, qual delas pertence ao grupo das doenças reemergentes?
		
	
	câncer
	
	gripe
	
	varicela
	
	caxumba
	 
	sarampo
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201706170704)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analisando-se os níveis de atenção à saúde, aquele que pode estar associado à atenção primária é:
		
	
	Realizada sob ação do agente patológico
	
	Medidas preventivas como o diagnóstico precoce 
	 
	Promoção da saúde e prevenção de doenças 
	
	Reabilitação e aproveitamento da capacidade funcional remanescente
	
	Alcançar a recuperação através de reabilitação
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704222435)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os conhecimentos multidisciplinares são utilizados para a compreensão do fenômeno saúde-doença, o qual perpassou por diferentes definições no decorrer histórico, desde aspectos mágicos à dicotomia advinda do "saudável e patológico", bem como conceituações mais complexas envolvendo o determinismo socioambientalcultural. Considerando os diversos modelos explicativos do processo saúde-doença, assinale a alternativa que relaciona adequadamente o modelo às suas caraterísticas definidoras:
I.Modelo biomédico.
II.Modelo da história natural da doença.
III.Modelo da determinação social da doença. 
A. Esse modelo insere a perspectiva do processo de forma mais ampla, considerando os comportamentos culturais que possam relacionar-se à saúde de uma população. Considera, dessa forma, o perfil epidemiológico como fator importante.
B. Apresenta uma compreensão do processo saúde e doença a partir das ciências biológicas. Uma caraterística desse modelo é aceitar a lógica linear do adoecimento e a absorção, pelo senso comum, de que a doença é causada por um agente patológico específico.
C. O processo saúde-doença ocorre devido à interação entre a tríade ecológica agente, hospedeiro e meio, apresentando, portanto, dois períodos sequenciados: o epidemiológico e o patológico.
		
	
	I-C; II-A; III-B
	
	I-B; II-A; III-C
	
	I-A; II-C; III-B
	
	I-C; II-B; III-A
	 
	I-B; II-C; III-A
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703297157)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	De acordo com Jairnilson Silva Paim e Paulo Buss (membros da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde CNDSS) as formas concretas de inserção socioeconômica da população (condições de trabalho e condições de vida) são relevantes para explicar a saúde e o perfil epidemiológico. Nesse contexto, são feitas as seguintes afirmações:
 I A saúde de cada indivíduo, bem como o perfil epidemiológico da população, é explicado através do formato que cada um dá para própria vida.
II O formato está relacionado às condições gerais de existência caracterizam o modo de vida que articula as condições e o estilo de vida.
III As condições de vida são as condições materiais necessárias à subsistência, relacionadas à nutrição, à habitação, ao saneamento básico e às condições do meio ambiente.
IV O estilo de vida está relacionado às formas sociais e culturalmente determinadas de vida, que se expressam no padrão alimentar, no dispêndio energético cotidiano no trabalho e no esporte, hábitos como fumo, álcool e lazer.
Agora, assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmação II é falsa.
	 
	Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201703296455)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A promoção da saúde está relacionada a medidas que não se dirigem a doenças específicas, mas que visam aumentar a saúde e o bem estar dos indivíduos e da coletividade. O fortalecimento da capacidade individual e coletiva para o confronto com uma imensa variedade de determinantes sociais e condicionantes da saúde é o aspecto principal. Sobre os objetivos da promoção da saúde são feitas as seguintes afirmações: I Valorizar o caráter coletivo e as políticas públicas intersetoriais voltadas à melhoria da qualidade de vida das populações. II Reforçar a tendência de aumentar as responsabilidades do Estado quanto à saúde dos indivíduos. III Abordar de forma ampla os problemas de saúde focando os determinantes sociais. IV Capacitar os indivíduos ao autocuidado. Assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	 
	Apenas a afirmação II é falsa.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201704244938)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com os estágios da dinâmica populacional quando há altas taxas de natalidade e mortalidade significa:
		
	
	Crescimento populacional positivo
	 
	Equilíbrio populacional
	
	Crescimento populacional negativo
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	Envelhecimento populacional
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201703866175)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em uma determinada fábrica é realizado, por meio do serviço de saúde do trabalhador, um check-up dos funcionários a cada 2 anos de atuação. Ao término de 10 anos da implementação dessa rotina. os resultados demonstraram que dos 500 empregados examinados ao Raio X , 100 tinham lesões suspeitas no pulmão. Essa medida se trata de um coeficiente de:
		
	
	Letalidade.
	
	Incidência.
	 
	Prevalência.
	
	Morbidade.
	
	Tendência.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201703296522)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O método epidemiológico foi especialmente desenvolvido para ser aplicado na investigação do processo saúde/doença em populações humanas. Estratégias de problematização em pesquisa epidemiológica propiciam o crescimento da capacidade humana em conhecer a realidade e transcender o seu universo. Sobre a problemática na pesquisa epidemiológica são feitas as seguintes afirmações: I A necessidade social de reconhecer, controlar e/ou remover fatores ambientais, culturais, biológicos, físico-químicos ou socioeconômicos nocivos à saúde é o principal agente determinante. II Os agravos à saúde que acometem apenas os grupos humanos vulneráveis são os principais agentes determinantes. III A necessidade social de reconhecer, controlar e remover apenas os fatores socioeconômicos nocivos à saúde é o principal agente determinante. IV A precariedade no saneamento básico é o principal agente determinante. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	 
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	 
	As afirmativas II, III e IV são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201703420741)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As variáveis epidemiológicas são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar. Portanto, o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença requer a sua descrição por meio das variáveis: pessoa, tempo e lugar. Com relação às variáveis epidemiológicas NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:
		
	
	As pessoas podem ser descritas de acordo com suas características herdadasou adquiridas (idade, gênero, cor, escolaridade, renda, estado nutricional e imunológico); com suas atividades (trabalho, esportes, práticas religiosas, costumes) e de acordo com suas circunstâncias de vida (condição socioeconômica).
	
	A distribuição dos casos por períodos de tempo serve para orientar as intervenções cabíveis, fornecendo, por exemplo, informação sobre os melhores momentos para intensificar a imunização e para prevenir um possível surto.
	
	A desigualdade no acesso aos serviços de saúde também pode ser observada, mediante a visualização das trajetórias percorridas pelos pacientes.
	
	A distribuição geográfica é utilizada para identificar de que forma as doenças se distribuem no espaço (urbano/rural), associando a sua alta ocorrência, por exemplo, a baixas coberturas vacinais, precariedade no saneamento básico, existência ou não de uma rede básica de atenção à saúde.
	 
	O conhecimento do lugar onde ocorre determinada doença não é importante, visto que o local onde as pessoas vivem ou trabalham não determina o tipo de doença ou problema de saúde passível de ocorrência.

Continue navegando