Buscar

Aula Lesão Celular

Prévia do material em texto

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Lesão Celular
*
*
*
Morte celular
É um processo e, como tal, uma sucessão de eventos , sendo as vezes muito difícil estabelecer qual fator que determina a causa a irreversibilidade da lesão.
Nem sempre é precedida de lesões degenerativas, pois o agente agressor pode causar morte rapidamente, não havendo lesões degenerativas que a precedem.
*
*
*
Necrose
Refere- se a um espectro de alterações morfológicas que sucedem a morte celular no tecido ou orgão vivo, em grande parte resultantes da ação degradativa progressiva de enzimas sobre células letalmente lesadas.
*
*
*
Etiologia
Os agentes que ocasionam necrose podem ser classificados em 5 categorias:
Isquemia/anóxia
Agentes Físicos
Agentes químicos
Agentes biológicos
Hipersensibilidade
*
*
*
Os agentes
Atuam primariamente alterando as atividades metabólicas e bioquímicas normais da célula, levando-a a morte.
A distribuição da lesão celular e a extensão da necrose produzida é variavél e depende do agente específico, de sua virulência, do tempo de exposição à injúria e da suscetibilidade individual das células. 
*
*
*
A anóxia exerce seu maior efeito sobre as células nervosas, as quais são muito sensivéis a tais ataques, enquanto que diversos produtos químicos podem exercer pequeno efeito sobre os neurônios, produzindo lesão grave no fígado e rim.
*
*
*
Necrose
As alterações morfológicas da necrose são provocadas por dois processos:
	 - Desnaturação das proteínas
	 - Digestão enzimática de organelas e do citosol
 Autólise ( Digestão enzimática das próprias celulas mortas pelo lisossomos)
 Heterólise ( Digestão pelas enzimas lisossomiais dos leucócitos imigrantes)
*
*
*
A célula necrótica é eosinofilica, podendo ser vacuolada e as alterações nucleares nas células necróticas incluem: 
picnose ( núcleo pequeno e denso); 
cariólise ( núcleo pálido e dissolvido); e 
cariorrexis ( núcleo fragmentado em muitos grupamentos). 
*
*
*
Tipos de Necrose
Necrose de coagulação: ocorre quando a desnaturação é o processo primário, padrão comum de necrose isquêmica, a área atingida é esbranquiçada , fazendo saliência na superfície do orgão ocorre no miocárdio, rins, fígado e em outros órgãos.
Necrose de liquefação: ocorre quando a autólise e a heterólise prevalecem sobre a desnaturação das proteínas. A área necrótica é mole e preenchida por líquido, visualizada no cérebro e em infecções mais bacterianas localizadas ( abcessos). Nas inflamaçõs purulentas é produzida pela ação das enzimas lisossômicas liberadas pelos leucócitos exsudados.
*
*
*
Tipos de Necrose
Necrose Lítica: É a denominação que se dá à necrose de hepatócitos nas hepatites virais, os quais sofrem lise ou esfacelo.
Necrose caseosa: característica de lesões tuberculosas, macroscopicamente aparece como material mole, semelhante a um queijo. E microscopicamente aparece como material eosinofílico amorto, com fragmentos celulares.
*
*
*
Tipos de Necrose
Necrose gordurosa: refere- se à necrose no tecido adiposo, induzida pela ação das lípases (derivadas das células pancreáticas lesadas ou macrófagos) que catalisam a decomposição de triglicerídeos em ácidos graxos, ou formam complexos com cálcio, a gordura necrótica mostra contornos escuros das células.
Necrose gomosa: é uma variedade de necrose por coagulação na qual o tecido assume aspecto compacto e elástico como borracha (goma), observada na sífilis tardia ou terciária (goma sifilítica).
*
*
*
Tipos de Necrose
Esteatonecrose: também denominada necrose enzimática do tecido adiposo, é uma forma que compromete adipócitos. Por ação de lipases sobre os triglicerídeos, os ácidos graxos liberados sofrem processo se saponificação na presença de sais alcalinos, originando depósitos esbranquiçados ou manchas com aspecto macroscópico de pingo de vela. Necrose comum na pancreatite aguda necro-hemorrágica e devido ao extravasamento de enzimas dos ácinos pancreáticos. Ocorre também em outros locais após traumatismos sobre o tecido adiposo, especialmente mama.
*
*
*
Apoptose
É uma forma de morte celular destinada a eliminar células do hospedeiro indesejáveis através da ativação de uma série coordenada e programada internamente de eventos executados por um conjunto de exclusivo de produtos gênicos. 
*
*
*
Apoptose
Ocorre nas seguintes situações:
- destruição programada das células durante a embriogênese
- involução hormônio- dependente dos tecidos adultos ( endométrio, próstata) 
- deleção celular nas populações de células em proliferação, tumores, e nos órgãos linfóides
- atrofia patológica nos órgãos parenquimatosos após obstrução do ducto 
- morte celular por células T citotóxicas
- lesão celular em certas doenças virais
- morte celular provocada por vários estímulos nocivos quando ministrados em pequenas doses ( ex. lesão térmica branda) 
*
*
*
Apoptose
Achados Morfológicos da apoptose incluem: 
- encolhimento celular
- condensação e fragmentação da cromatina 
formação de bolhas citoplasmáticas e de corpúsculos apoptóticos 
- fagocitose dos corpúsculos por células saudáveis adjacentes ou por macrófagos 
- ausência de inflamação ( como ocorre em uma única célula ou pequenos grupos de células e não provoca inflamação pode ser de difícil demonstração histologica).
*
*
*
Representação esquemática das alterações que ocorrem na apoptose

Continue navegando