Buscar

GERENCIAMENTO DO TEMPO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Prévia do material em texto

GERENCIAMENTO DE PROJETOS
		O objetivo precípuo do gerenciamento de projetos consiste em assegurar que a correspondente execução ocorra conforme planejada: dentro dos prazos previstos, dos custos estimados e das especificações estabelecidas. Existem diferentes metodologias e ferramentas consagradas que fornecem suporte às organizações para a consecução de tais objetivos, entre as quais o PERT (Program Evaluation and Review), que:
	
	
	
	é utilizada para definir um conjunto de atividades a serem executadas numa sequência lógico-evolutiva, com datas pré- estabelecidas.
	
	
	é voltada ao planejamento do tempo estimado do projeto, de forma probabilística, utilizando a média ponderada das estimativas provável, pessimista e otimista.
	
	
	é um sistema integrado de gestão, capaz de redesenhar processos com vistas à otimização dos custos dos projetos.
	
	
	corresponde a um guia de melhores práticas bastante utilizado na análise de riscos, atividades de controle e especialmente na priorização de projetos.
	
	
	consiste em um framework, que contém um sumário executivo, mapas de auditoria e ferramentas de gestão de riscos.
	
Explicação:
O Program Evaluation and Review Technique (PERT) é uma ferramenta utilizada no gerenciamento de projetos para calcular a duração de uma determinada atividade, um conjunto de atividades, ou mesmo de todo um projeto. Como exemplo PERT pode ser utilizado para projetos de Contrução de um prédio;  Desenvolvimento de Software; Instalação de Hardware; Construção de um Navio;  Desenvolvimento de um novo produto.
Para calcular uma determinada atividades utilizando o PERT, pode-se usar os registros históricos do projeto, ou sejua, as opiniões dos especialistas no assunto, considerando os cenários:
- Otimista (O) - refere-se ao cenário perfeito, onde tudo dá certo.
- Pessimista (P) - é o pior cen´´rio, onde tudo vai dar errado.
- Mais Provável (M) - é um cenário razoável, onde a atividade acontecerá dentro da normalidade.
A fórmula do cálculo PERT é:  
P + ( 4 . MP ) + 0
            6
Exemplo:
João disse ao Gerente de Projetos que para construir um protótipo da tela de relatório de estoque ele demoraria no pior dos cenários (Pessimista)=14d, no melhor dos cenários (Otimista=6d), e o mais provável se seria demorar (Mais Provável)=8d.
Para os dados apresentados, calcule PERT (Estimativa de Três Pontos) .
Resposta: 8,66 dias
Resolução: (14+4x8+6)/6 = 52/6 = 8,66 dias
	
	
	
	
		
	
		2.
		O Sequenciamento das Atividades no PMBOK é Seção do Gerenciamento:
	
	
	
	de Aquisições do Projeto.
	
	
	de Tempo do Projeto.
	
	
	de Integração do Projeto.
	
	
	do Escopo do Projeto.
	
	
	de Recursos Humanos do Projeto.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Podemos aceitar, resumidamente, que a gestão do tempo de um projeto:
	
	
	
	Consiste em alcançar as metas predefinidas no menor espaço de tempo possível
	
	
	Nenhuma das opções citadas
	
	
	 É a capacidade de entregar ao cliente aquilo que foi prometido/acertado
	
	
	Consiste no cuidadoso preparo de um cronograma e no seu criterioso controle, para que o projeto seja concluído no tempo previsto
	
	
	É o principal indicador de um Mapa de Projeto
	
	
	
	
		
	
		4.
		O Guide to the PMBOK agrupa processos em nove categorias denominadas Áreas de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos. Assim definir e sequenciar as atividades, estimando os recursos necessários e suas durações, desenvolvendo o cronograma, são processos do grupo de processo de planejamento envolvidos em qual área de conhecimento?
	
	
	
	Escopo.
	
	
	Qualidade.
	
	
	Tempo.
	
	
	Custo.
	
	
	Integração.
	
Explicação:
Tempo.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Uma técnica adequada para a redução do cronograma, sem redução do escopo do projeto, é:
	
	
	
	o retrabalho das fases.
	
	
	a elaboração progressiva.
	
	
	a parcelização das etapas.
	
	
	o detalhamento do cronograma.
	
	
	a compressão do projeto.
	
Explicação:
A compressão de cronograma consiste em reduzir a duração do projeto mantendo o escopo do projeto.  As técnicas mais conhecidas são:
- Compressão ou mais conhecida pelo termo em inglês, Crashing: Inclusão de recursos adicionais como aprovação de horas extras, pagamento para a aceleração da entrega das atividades no caminho crítico. Aumenta o risco e o custo
- Paralelismo ou Fasttrack: Atividades normalmente executadas sequencialmente são executadas em paralelo. Aumenta o risco e o retrabalho.
 
	
	
	
	
		
	
		6.
		São tipos de representação de dados do cronograma do projeto:
	
	
	
	Marcelo,Gantt e Paulling
	
	
	Pert,Gantt e Marcos
	
	
	Gauss,Marcos e Porter
	
	
	Gauss,Gantt e Porter
	
	
	Monte Carlo,Gantt e Pert
	
Explicação:
Método do Caminho Crítico (em inglês Critical Path Method, CPM) surgiu, inicialmente, para gerenciar projetos mais extensos e complexos, como a fabricação de produtos que necessitam de grande infraestrutura e geralmente são construídos no sistema de layout fixo (navios e aviões por exemplo). Porém, a técnica é uma metodologia muito versátil, que pode tranquilamente ser utilizada para gerenciar qualquer tipo de projeto e até mesmo linhas de produção. Este método é utilizado em conjunto com o diagrama de redes PERT (do inglês: Program Evaluation and Review Technique), organizando em conjunto as tarefas e etapas do projeto para visualizar melhor as atividades e encontrar o tempo total de duração do projeto ou atividade. Com o CPM PERT, é possível determinar melhor quanto tempo um projeto levará para ser finalizado e compreender melhor quais atividades precisam ser feitas, bem como em que ordem elas terão de ser executadas. O método também auxilia a direcionar melhor os recursos que serão utilizados.
O diagrama de Gantt é uma forma gráfica de representar o calendário das atividades do projeto e respectivas dependências. Nele as atividades do projeto são representadas num espaço bidimensional em que, na horizontal está marcado o tempo de duração do projeto, numa escala que pode ser de dias, semanas, meses, ou outra, e na horizontal se encontram as diversas atividades do projeto. As atividades do projeto são representadas como barras horizontais em que o comprimento é relativo á duração estimada para a atividade. As interdependências entre atividades são representadas por linha que interligam duas ou mais atividades.
As Atividades Marco são representadas por pequenos losangos Estes permitem retratar os 4 tipos distintos de interdependência que são possíveis num diagrama de precedências:
- Fim para Início (Finish to Start) ¿ O início da atividade predecessora depende do fim da atividade sucessora. Este é o tipo de dependência mais utilizada.
- Fim para Fim (Finish to Finish) ¿ O fim da atividade sucessora depende do fim da atividade predecessora.
- Início para Início (Start to Start) ¿ O início da atividade sucessora depende do início da atividade predecessora.
- Início para Fim (Start to Finish) ¿ O fim da atividade sucessora depende do início da atividade predecessora.
	
	
	
	
		
	
		7.
		O nivelamento de recursos é uma técnica utilizada nas situações abaixo, EXCETO:
	
	
	
	Os recursos são compartilhados em determinado prazo com outros projetos
	
	
	Manter um nível constante de utilização do recursos pelo projeto
	
	
	Há necessidade de reduzir o prazo do projeto
	
	
	Os recursos são compartilhados em quantidade com outros projetos
	
	
	Há restrição de datas específicas para alocação dos recursos
	
Explicação:
A necessidade de reduzir o prazo do projeto é analisada através da técnica de compressão do projetoe não através da técnica de nivelamento dos recursos.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Durante a execução do planejamento de um projeto, você descobriu que uma equipe designada para uma determinada tarefa não possui habilidades suficientes e que a entrega da mesma, gerando um atraso no progresso de apresentação do trabalho nesta área. O que você deve fazer neste caso:
	
	
	
	Revisar o plano de comunicação
	
	
	Revisar o encerramento do Projeto
	
	
	Revisar os custos do projeto
	
	
	Revisar o Plano de qualidade
	
	
	Revisar o cronograma do projeto
	
Explicação:
O gerente de projetos se torna eficaz quando entende a importância da delegação e entende que toda delegação para ser bem sucedida e não colocar em risco a integração do time deve ser acompanhada por um senso de medida e de cuidados especiais. Observando os resultados dos projetos e utilizando das lições aprendidas no desenvolvimento da equipe  o gerente atinge maturidade suficiente para "reger sua orquestra" e obter sucesso em seus Projetos, e quando necessario deve revisar o cronograma do projeto.

Continue navegando