Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
86 pág.
seminarios integrados

Pré-visualização | Página 1 de 21

1.
		O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. Compõe o SINAES, EXCETO:
	
	
	
	Avaliação dos estudantes.
	
	
	Avaliação das Instituições.
	
	
	Avaliação dos cursos.
	
	
	Avaliação de Desempenho 360 graus.
	
	
	(CPC) - Conceito Preliminar do curso.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		O CPC é um indicador prévio da situação dos cursos. O conceito é composto por: Marque a reposta CORRETA.
	
	
	
	Prova e correção.
	
	
	Autoavaliação e prova
	
	
	Coleta de dados e avaliação.
	
	
	Autocorreção e avaliação
	
	
	Autoavaliação e Coleta de dados.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Nos processos regulatórios, para a IES ou para o curso, são levados em conta os referenciais de qualidade IGC (Índice Geral de Cursos) e o CPC (Conceito Preliminar de Curso). Assinale a ÚNICA alternativa que NÃO faz parte desse processo.
	
	
	
	Atendimento ao estudante.
	
	
	Infraestrutura / Biblioteca.
	
	
	Planejamento e avaliação.
	
	
	Sustentabilidade financeira.
	
	
	Atendimento a Terceira Idade.
	
	
	
	
		
	
		4.
		A CPA é responsável por disseminar a cultura avaliativa na IES, através de processos de avaliação interna e de acompanhamento e análise das avaliações externas. A Comissão é constituída por ato do dirigente máximo da IES, possui Regulamento próprio e atuação autônoma em relação aos Conselhos. Sua composição assegura a participação de representantes dos segmentos da comunidade acadêmica - corpo docente, corpo discente e corpo técnico-administrativo e da sociedade civil organizada. A CPA conduz os processos de avaliação interna, bem como sistematiza e presta as informações solicitadas pelo INEP. Para tanto, organiza o Relatório Anual de Autoavaliação, analisando as ações implementadas por todos os setores da IES, de acordo com as 10 dimensões estabelecidas pelo SINAES, com especial destaque para a análise do PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional. Que componente, tem grande importância na realização da CPA e que sua contribuição tem grande peso no processo melhorias na Instituição de Ensino?
	
	
	
	Colaboradores Terceirizados.
	
	
	Governo Federal.
	
	
	Sociedade.
	
	
	Estudantes do Ensino Médio.
	
	
	Estudantes.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Em relação ao ENADE analise as afirmações e escolha a opção correta. I - É o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). II - A prova é composta de 40 questões no total, sendo 20 questões da parte de formação geral e 20 da parte de conhecimento específico da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha. Prova de Conhecimento específico da área vale 50% da nota. III - Serve para aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências e avaliar a qualidade das Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil.
	
	
	
	Somente II está correta.
	
	
	Somente I e III estão corretas.
	
	
	Somente I e II estão corretas.
	
	
	Somente I está correta.
	
	
	Todas estão corretas.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Entre os componentes do SINAES, a avaliação das Instituições de Ensino é complexa. Nos processos regulatórios, para a IES ou para o curso, são levados em conta os referenciais de qualidade IGC (Índice Geral de Cursos) e o CPC (Conceito Preliminar de Curso). Dentre as alternativas abaixo, marque a que NÃO CONDIZ com esse processo de avaliação.
	
	
	
	Sustentabilidade financeira.
	
	
	Atendimento ao estudante.
	
	
	Ensino, pesquisa, pós e extensão.
	
	
	Infraestrutura / Biblioteca/fotocópia.
	
	
	Infraestrutura / Biblioteca.
	
Explicação:
Entre os componentes do SINAES, a avaliação das Instituições de Ensino é complexa. Nos processos regulatórios, para a IES ou para o curso, são levados em conta os referenciais de qualidade IGC (Índice Geral de Cursos) e o CPC (Conceito Preliminar de Curso): Atendimento ao estudante, Sustentabilidade financeira, Ensino, pesquisa, pós e extensão e Infraestrutura / Biblioteca.
	
	
	
	
		
	
		7.
		As instituições realizam a autoavaliação continuamente e publicam o relatório anual com os resultados, ações realizadas, potencialidades e fragilidades de cada uma das dez dimensões avaliadas pelo MEC. O relatório da autoavaliação deve conter a identificação dos meios e recursos necessários para a realização de melhorias, assim como uma avaliação dos acertos e equívocos do próprio processo de avaliação. Este relatório é um instrumento que compõe o processo de avaliação.Assinale a alternativa que possui a Sigla CORRETA que identifica essa autoavaliação:
	
	
	
	IES - Instituição de Ensino Superior.
	
	
	CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito.
	
	
	IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.
	
	
	ENADE - Exame Nacional do Desempenho de Estudantes.
	
	
	CPA - Comissão própria de avaliação.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		8.
		IGC - Índice Geral de Cursos da Instituição é o Indicador de qualidade construído com base em uma média ponderada das notas dos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) das Instituições. Assim, sintetiza em um único instrumento a qualidade de cada uma. Divulgado anualmente, o resultado final do IGC é expresso em valores contínuos, que vão de: Marque a alternativa CORRETA.
	
	
	
	(que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 3).
	
	
	(que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a10).
	
	
	(que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 4).
	
	
	(que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).
	
	
	(que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 2).
	
	
	
		
	
		1.
		O SINAES é formado por três componentes principais. Esses componentes são:
	
	
	
	Avaliação das instituições; avaliação do corpo docente; avaliação dos estudantes.
	
	
	Avaliação do mercado; avaliação dos cursos; avaliação dos estudantes.
	
	
	Avaliação das instituições; avaliação dos cursos; avaliação dos estudantes.
	
	
	Avaliação dos cursos; avaliação dos estudantes; avaliação do corpo docente.
	
	
	Avaliação do mercado; avaliação dos cursos; avaliação do corpo docente.
	
	
	
	
		
	
		2.
		O SINAES reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e das avaliações institucionais e dos cursos. Com relação às informações obtidas nesse exame, analise as afirmações sobre sua utilização e escolha a opção correta. I - Para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. II - São úteis para a sociedade, especialmente aos estudantes, como referência quanto às condições de cursos e instituições. III - São utilizados por empresas na seleção de funcionários e estagiários.
	
	
	
	Somente I e III estão corretas.
	
	
	Somente I e II estão corretas.
	
	
	Todas estão corretas.
	
	
	Somente I está correta.
	
	
	Somente II está correta.
	
	
	
	
		
	
		3.
		As instituições realizam a autoavaliação continuamente e publicam o relatório anual com: Marque a resposta INCORRETA.
	
	
	
	Ações corretivas.
	
	
	Fragilidades.
	
	
	Resultados.
	
	
	Ações realizadas.
	
	
	Potencialidades.
Página123456789...21