A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
APOL 1 CARMEM

Pré-visualização | Página 1 de 1

1 – Após a empresa optar pela exportação entendo os seus motivos, traçando os seus objetivos e buscando fazer seu planejamento de médio e a longo prazo porque a exportação não deve ser algo pensado somente para substituir vendas que não estão acontecendo no mercado interno seja por uma crise ou até mesmo por aumento do custo de produção, mas deve ser uma opção para expansão da empresa, ela deverá tomar alguns cuidados com relação às necessidades de liberação no país de destino.
No caso acima, o que o exportador deverá verificar para o envio das mercadorias ao país importador?
	A	Saber quem é o despachante do importador.
	B	Habilitação do exportador.
	C	Documentos do exportador.
	D	Licenças, legislação e homologações no Brasil.
	E	Enviar a mercadoria sem nenhuma verificação anterior.
2 - “Definir quais são os principais portos do Brasil não é uma tarefa fácil, já que para isso necessita-se escolher a base de estudo. A análise de eficiência dos portos pode ser feita através de volume de carga transportado, quantidade de US$ movimentada, porte do porto, área de influência e muitas outras opções.”
Fonte: https://portogente.com.br/portopedia/87168-10-principais-portos-do-brasil-com-infografico. Acesso em 05/03/2017.
De acordo com as aulas e a rota de conhecimento, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( v ) A geografia econômica estuda a relação entre o espaço e a distribuição dos recursos naturais na superfície do planeta. A geografia econômica usa também de métodos matemáticos e estatísticos como ferramentas para provar teorias dessa disciplina.
(v ) A navegação de interior ou fluvial: é a navegação que se utiliza de rios, lagos ou hidrovias. Por exemplo: do Porto de Manaus (AM) até Porto Velho (RO).
( v ) a navegação de longo curso: é a navegação entre portos internacionais, com grandes distâncias. Por exemplo: do Porto de Santos (Brasil) até Hong Kong (China).
( f ) A navegação de cabotagem é inexistente no Brasil. Ela é realizada entre dos portos internacionais. Por exemplo: do Porto de Itajaí (SC) até o Porto de Manaus (AM).
(v ) No caso brasileiro, o sistema marítimo é concentrado nos portos do Sul e do Sudeste, sendo que essa região é responsável pela maioria dos fluxos de comércio exterior praticados pelo Brasil.
Agora assinale alternativa que apresenta a sequência correta:
	A	V, V, F, F, F.
	B	V, V, V, F, V.
	C	V, V, F, F, F.
	D	V, V, V, V, V.
	E	F, F, F, V, V.
3 – O processo de exportação é rápido e muito dinâmico. Em sua maior parte, a venda é feita pelo setor comercial e o processo de envio da mercadoria é feito por outro setor da empresa ou até mesmo com uma empresa terceirizada. Muitas empresas, após o envio da carga finalizam o processo e não há o acompanhamento do mesmo junto ao cliente e a liberação no destino tem diversos problemas que causam a perda do cliente pela empresa exportadora.
Quais os maiores problemas encontrados no processo de desembaraço da mercadoria no destino?
I. Documental, sendo considerados os documentos de desembaraço no destino;
II. Licenças e habilitações no país de destino;
III. Falta de mercadoria e/ou identificação nas embalagens.
	A	A assertiva I está correta;
	B	A assertiva II está correta;
	C	A assertiva III está correta.
	D	As assertivas I e II estão corretas;
	E	Todas as assertivas estão corretas.
4 – Leia o trecho abaixo:
“Entre as 10 principais rotas de carga em 2013, nove envolveram o aeroporto de Guarulhos em São Paulo, sendo que as duas principais foram Manaus/Guarulhos e Guarulhos/Manaus (com mais de 84,7 mil toneladas).”
Fonte: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/cargas-aereas-no-brasil_1821.html#ixzz4aTZA2Ycb 
Leia as asserções a seguir:
O maior fluxo de passageiros está concentrado no estado de São Paulo e impera com um fluxo anual estimativo de 10,3 milhões de pessoas
 PORQUE
Ainda é o coração industrial do país, pela alta densidade demográfica, pela concentração de conexões a outras capitais e os voos internacionais.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:	
1- As assertivas I e II são proposições excludentes.
2 - A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
3 - As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a
primeira.		
4 - As assertivas I e II são falsas.
5 - assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
5 – Com o início da atividade de exportação nas empresas, muitas vezes a preparação documental fica para o setor de vendas no mercado interno, que acabam por identificar os documentos para a exportação de acordo com os documentos de venda no mercado interno. Entretanto, sabemos que este é um dos grandes erros cometidos pelas empresas.
Quando a empresa opta pela exportação, além de verificar a legislação para despacho no Brasil e da legislação para despacho da mercadoria no país de destino, se faz necessário o questionamento com relação aos __________ para que a mercadoria possa ser distribuída no país de destino.
Complete a frase acima, optando pela única alternativa correta:
	A	Valores pagos para a exportação;
	B	Despesas de desembaraço;
	C	Legislação aduaneira do país de destino;
	D	Legislação interna no país de destino.
	E	Legislação aduaneira do país de origem.