Buscar

TEXTO B

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância do hábito de leitura para universitários
A leitura no âmbito universitário tem sido objeto de estudo realizado por educadores e pesquisadores. Muitos desses estudos destacam a sua importância como um dos caminhos que levam o aluno ao acesso e à produção do conhecimento, enfatizando a leitura crítica como forma de recuperar todas as informações acumuladas historicamente e de utilizá-las de forma eficiente. 
Entretanto, tem sido demonstrado que os alunos ingressam no curso superior apresentando grandes dificuldades em relação à leitura, isto é, não conseguem compreender os textos lidos, textos esses que são solicitados pelos professores e, portanto, imprescindíveis para uma sólida formação acadêmica. 
Muitos deles leem apenas o que lhes são imposto de forma inadequada, apenas para obter uma nota, mas quando tem que fazer alguma produção de texto escrito, a maioria tem dificuldade. 
Com a falta do hábito de ler, não escrevem bem e consequentemente não desenvolvem o gosto pela leitura escrita. Essa dificuldade gera certo desinteresse dos estudantes que passam a ter a leitura e escrita como uma atividade tediosa e cansativa.
 Diante desse dilema, a necessidade de ler mais e bem é algo de extrema importância nos dias atuais. Um trabalho dinâmico com a leitura pode desencadear no indivíduo condições de reflexão e discussão em torno de qualquer assunto.
A era digital trouxe um infinito de facilidades, a internet nos aproximou do resto do mundo, a tecnologia colocou à nossa disposição uma quantidade de conhecimentos e informações tão imensa que, por termos as respostas para quase tudo à mão, não conseguimos as respostas para muita coisa. A distração é um dos grandes problemas do mundo moderno.
 A fixação pelos aparatos tecnológicos, como smartphones e computadores que lhes permite acessar as redes sócias, tem feito com que os universitários leem menos livros. Se até apaixonados pela leitura se vêm numa rotina bem diferente da rotina de dez, quinze anos atrás, imagina quem já tinha dificuldade de se concentrar e pegar um livro antes da distração da “internet sempre à mão”.
No entanto, para o aluno propiciar o domínio da leitura, a escola tem a responsabilidade de garantir aos estudantes o acesso ao saber linguístico necessário ao exercício da cidadania, direito inalienável de todos. Com o despertar do interesse pela leitura, o mundo começa a descortinar-se, ampliando os horizontes do (ou “para o”) aluno.
Referência: CORTES, Celiane do Lago Novaes. Importância da leitura para estudantes universitários. 2018. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/importancia-da-leitura-para-estudantes-universitarios/57151>. Acesso em: 20 out. 2018.

Continue navegando