Buscar

Imunologia aos microrganismos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Imunologia aos microrganismos. 
O desenvolvimento de uma doença infecciosa envolve interação complexas entre o microrganismo e o hospedeiro. Os principais eventos durante a infecção incluem a entrada do micro-organismo, invasão e colonização dos tecidos do hospedeiro, evasão de imunidade do hospedeiro e lesão tecidual ou dano funcional. 
- Os microrganismos produzem a doença através da morte de células do hospedeiro que infectam, ou liberando toxinas que podem causar dano tecidual e distúrbios funcionais nas células vizinhas de tecidos que não estão infectados.
- A resposta imunológica, prejudica tanto os tecidos infectados quanto os normais, podendo causar doenças. 
--- O sist.. Inato fornece a defesa inicial e o sist. Imune adaptativo proporciona uma resposta mais forte e sustentada. Nas respostas adaptativas, um grande número de células efetoras e de moléculas de anticorpo são gerados a fim de eliminar os microrganismos e células de memória que protegem o indivíduo de infecções repetidas. Os diferentes microrganismos requerem diferentes mecanismos de eliminação e o sistema imune adaptativo evolui para responder da melhor forma. 
- A sobrevivência E a patogenicidade dos microrganismos em um hospedeiro são criticamente influenciadas pela capacidade dos microrganismos resistir ao sist. Imune. É o equilíbrio entre a resposta imune a estratégia microbiana de resistência a imunidade que determina frequentemente o resultado das infecções.
- Muitos microrganismos estabelecem infecções latentes ou persistentes, nas quais a resposta imune controla, mas não elimina o microrganismo e ele sobrevive sem propagar a infecção. Nesse caso se o sistema imunológico do hospedeiro tornar se deficiente o microrganismo pode ser reativado resultando numa infecção. 
Bactérias extracelular – são capazes de se replicar fora das células hospedeiras. Muitas espécies são patogênicas e a doença pode ser causada por dois mecanismos:
Induz a inflamção, o que provoca destruição do tecido local
Produz toxinas com efeitos patológicos. 
As toxinas podem ser endotoxinas, que são componentes da parede celular bacteriana ou exotoxinas que são secretadas pelas bactérias.
--- A endotoxina de bactérias gram negativas chamada de lipolissacarídeo, é um potente ativador de macrófagos, células dendriticas e células endoteliais. Muitas exotoxinas são citotóxicas e outras causam doença por meio de vários mecanismos, como inibição da síntese proteica de células infectadas, interrompendo as vias de sinalização essenciais, ou seja, interferem nas funções celulares normais, além disso ainda podem estimular a produção de citocinas que podem causar a doença. 
Imunidade inata contra bac. Extracelulares. Os mecanismos contra funcionam através da ativação do complemento, a fagocitose e a resposta inflamatória. 
Ativação do complemento: Os peptideoglicanos na parede das gram positivas e a lps em baterias gram negativas ativam o sistema complemento.
- O sistema complemento, composto de proteínas séricas e de susperficie celulaar que interagem umas com as outras e com outras moléculas do sistema imune para gerar produtos para eliminar microorganismos.
A imunidade humoral é mediada por anticorpos e é o ramo da resposta imune adquirida que funciona para neutralizar e eliminar microrganismos extracelulares e toxinas microbianas. A imunidade humoral também é o principal mecanismo de defesa contra os microrganismos com cápsulas ricas em polissacarídeos e lipídios.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando