Buscar

experimentos de bioquimica P2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exp 4- Atividade enzimática e desnaturação de proteínas
4. Discutir o efeito da temperatura sobre as enzimas (proteases) presentes no suco do abacaxi.
	A enzima encontrada no abacaxi (bromelina) é classificada como proteases, que quando em temperatura ambiente ou a 60°C não encontra-se na forma desnaturada logo catalisam a clivagem hidrolítica de ligações peptídicas, causando a quebra das proteínas em peptídeos, quando essa quebra ocorre a proteína perde sua estrutura, propriedades e características (formação de materiais gelatinosos).
	Quando a enzima encontra-se fervida temos sua forma desnaturada (provocada pelo aumento das vibrações dos átomos com o aquecimento), impedindo o processo de catálise. A proteína perde sua atividade biológica devido a perca total ou parcial da estrutura tridimensional.
Devido a isso a solução com o abacaxi fervido endurece pois temos a forma desnaturada da enzima e nas outras temperaturas fica líquido pois catalisam a clivagem hidrolítica de ligações peptídicas.
6.1 Como poderia ser realizada a purificação dessa(s) proteínas?
 A purificação da bromelina pode ser realizada através de um método conhecido por ALE (Adsorção em Leito Expandido). Esta é uma técnica cromatográfica para separação e purificação de produtos biológicos diretamente de seu extrato bruto, sem o uso de centrifugação, microfiltração e outros passos primários de clarificação. Esta técnica permite que o extrato bruto seja alimentado na coluna cromatográfica sem tratamento inicial, e enquanto o leito expande, a superfície de contato do adsorvente aumenta, fazendo que a interação com a molécula alvo seja mais efetiva.
6.2 A atividade das proteases pode ser otimizada? Como?
A atividade das proteases pode ser otimizada com o aumento da temperatura e com a proximidade do pH neutro. Esta temperatura não pode ser muito elevada, senão irá ocorrer a desnaturação da protease.
7- Discuta o efeito da temperatura sobre a desnaturação de proteínas no processo de cozimento dos alimentos. Qual a importância disso?
A desnaturação de proteínas não tem grande influência na utilidade nutricional dos alimentos, mas tem grande efeito em outras propriedades como sabor, cor, estabilidade e solubilidade, ou seja, a desnaturação de proteínas pelo fornecimento de calor é útil, pois facilita a digestão dos alimentos. Por exemplo, quando cozinhamos um ovo, as proteínas desnaturadas tornam-se insolúveis e se solidificam, separando-se da água, o que torna-se melhor para o consumo.
8. Por que se pode utilizar abacaxi para amaciar carnes? Qual a relação entre o suco do abacaxi e os amaciantes de carnes comerciais.
	Porque ele faz um trabalho que normalmente ficaria a cargo do estômago; o de enzimas que digerem as proteínas da carne, partindo-as. Assim, com elas microscopicamente picas, fica mais fácil mastigar, mesmo que seja uma resistente e fibrosa carne de pescoço. No suco de abacaxi, a enzima se chama bromelina, enzima que quebra tanto proteínas das fibras musculares quando as do tecido conjuntivo – que dá liga ao músculo e é um dos principais responsáveis pela eventual dureza da carne.
EXP 5- Extração e caracterização de lipídios
Como podem ser explicadas as diferenças de solubilidade do óleo de soja nos diferentes solventes usados no experimento?
A diferença de solubilidade do óleo de soja nos diversos solventes usados no experimento ocorre devido ao caráter polar ou apolar das substancias envolvidas na mistura. Esse caráter é muito influenciado pelas forças intermoleculares presentes nos compostos envolvidos. O óleo de soja, sendo um composto apolar se dissolve melhor em compostos apolares, onde existe uma regra que pode ser seguida onde semelhante dissolve semelhante. É por isso o óleo não se dissolve em água, pois esta é uma molécula totalmente polar, devido aos elétrons estarem mais concentrados na região do oxigênio da molécula. Entre os solventes, existem aqueles que são mais apolares, portanto ocorre também maior dissolução, como no caso da acetona em relação ao éter etílico.
Qual a importância da determinação da solubilidade do óleo de soja em diferentes solventes para a parte de extração de óleo vegetal a partir da soja?
É de fundamental importância a determinação da solubilidade para a confecção de soluções a partir do óleo, como por exemplo para o ramo da culinária, onde é imprescindível a verificação do seu comportamento no organismo humano.
Por que se utiliza etanol na reação de saponificação?
Na reação de saponificação, são aquecidos uma base forte (geralmente NaOH ou KOH) e um triacilglicerídio para formar o glicerol (álcool) e o sabão (sal). O etanol é utilizado antes da reação acontecer pois, durante o aquecimento, ele ajuda a indicar o término da reação - quando o odor característico do etanol desaparece.
Se o sabão é feito de óleos e gorduras, como é capaz de limpar superfícies engorduradas? Como o sabão remove a sujeira?
         
Uma molécula de sabão tem uma extremidade polar e outra não polar, a extremidade polar é solúvel em água e a parte apolar é insolúvel em água e tem afinidade por óleos e gorduras. De acordo com a regra "polar dissolve polar; apolar dissolve apolar", cada extremidade apolar procura um ambiente apolar nomeio aquoso, e o único ambiente deste tipo existente são as partes apolares das outras moléculas do sabão, e assim elas se agregam umas às outras no interior da micela, gotículas microscópicas de gordura envolvidas por moléculas de sabão, orientadas com a cadeia apolar direcionada para dentro (interagindo com o óleo) e a extremidade polar para fora (interagindo com a água).
Conclui-se que é por causa da gordura da composição do sabão, que ele dissolve a gordura à ser limpa, devido a característica apolar de ambas, o que faz com que elas se atraiam.
Exp 7 – Extração de DNA vegetal
Por que foi necessário macerar a cebola e utilizar detergente e sal de cozinha? Qual a função destes? E o álcool?

Mais conteúdos dessa disciplina