Buscar

EDUCAÇÃO INCLUSIVA 13


Prévia do material em texto

QUESTÃO:
4. Incluir uma criança com deficiência intelectual exige algumas adaptações no cotidiano escolar com relação ao trabalho pedagógico. Para que o processo de aprendizagem desses alunos seja significativo, adaptações curriculares, chamadas de adaptações de pequeno porte, fazem a diferença nesse processo. Diante dessas informações, disserte sobre o uso de objetivos flexíveis, adaptação das atividades e adaptações múltiplas como estratégias de adaptação curricular, exemplificando cada uma.
RESPOSTA ESPERADA:
Dentre as estratégias de adaptação curricular, podemos destacar três:
Uso de objetivos flexíveis: mesmo que os objetivos gerais de uma disciplina ou determinado conteúdo permaneçam os mesmos, ao falarmos de objetivos específicos, precisamos pensar na individualidade, habilidades e competências, adequando-se às necessidades de cada aluno. Exemplo: prova escrita e prova oral.
Adaptação da atividade: o aluno com deficiência intelectual deve fazer a mesma atividade que o restante da turma. Todavia, para que os objetivos sejam alcançados, as modificações necessárias na estrutura e complexidade da atividade devem ser reorganizadas. Exemplo: uma cruzadinha pode ser substituída por outra atividade, porém o conteúdo estudado permanece o mesmo.
Adaptações múltiplas: são diversas as adaptações, muitas vezes em casos isolados, porém que precisam de adaptações simultâneas. Exemplo: linguagem coloquial e linguagem formal.

Continue navegando