Buscar

ESTUDO DIRIGIDO VIROLOGIA

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO VIROLOGIA
Com a descoberta dos vírus houve a formação de fundamentos da virologia. Quais são esses fundamentos? A partir dos fundamentos, o que é o vírus e qual sua função? 
R: 1. Os vírus são muito pequenos, não podem ser vistos em microscopia óptica e passam através de poros de filtros esterilizantes, usados na remoção de bactérias e outros contaminantes.
2. Os vírus não podem ser cultivados em meio artificial, pois são estruturas intracelulares que requerem metabolismo celular ativo para amplificação de seu material genético e progênie.
3. Os vírus contem somente um tipo de acido nucleico (RNA ou DNA) como código genético. O resto da sua composição é proteína ou glicoproteína,ou se o vírus possui envelope, glicolipoproteína.
4. A curva de replicação do vírus em cultura celular é em forma logarítmica na base de 10.
Fora da célula animal ou vegetal viva, o vírus e incapaz de realizar sua replicação.
	Os vírus são subcelulares, com um ciclo de replicação exclusivamente intracelular, sem nenhum metabolismo ativo fora da célula hospedeira. Basicamente, uma partícula viral completa é composta de uma molécula de ácido nucleico circundando por uma capa de proteínas, podendo conter lipídeos e açucares. 
	A função básica do vírus é carrear o genoma viral para dentro da célula a fim de ser replicado e amplificado. 
Qual estrutura básica do vírus. Caracterize cada estrutura.
R: Capsídeo: A arquitetura do vírus ou sua simetria e definida pela forma e composição das subunidades proteicas que compõem o capsídeo, assim como as interações dessas proteínas com o acido nucleico viral. Esses componentes proteicos devem interagir de forma energicamente favorável ao redor do genoma, formando uma estrutura. Existem 3 tipos de simetrias:
Icosaedrica: Essa estrutura requer o mínimo de energia para montagem, a partir das subunidades. É a mais eficiente forma conhecida de uma proteína a ocupar uma área interna maior.
Helicoidal: As unidades proteicas são arranjadas de tal forma que as proteínas interagem, equivalentemente, uma com as outras e com a molécula de acido nucleico.
Complexa: pode ser representado pelo bacteriófago, que apresenta um nucleocapsídeo tanto como simetria do tipo icosaedrico quanto helicoidal, pelo bacteriófago T4, que, alem desse tipo de simetria, apresenta uma variedade de espículas e fibras na porção helicoidal.
Envelope: A aquisição do envelope é feita por um processo denominado brotamento, e requer primeiramente o direcionamento de proteínas virais para uma membrana celular e posteriormente, a interação entre proteínas virais intracitoplasmática com essas proteínas virais inseridas na membrana celular.
Ácido nucleico viral: Os genomas virais podem ser de fita dupla, fita simples, circular ou linear. Podem também apresentar genoma único(apenas uma fita) ou segmentado, em que a informação genética é dividida em diferentes segmentos do acido nucleico. Os genomas do tipo DNA podem ser de fita dupla ou de fita simples. Os genomas do tipo RNA de fita simples podem ser de polaridade positiva, isto é, apresentam sequencia genômica correspondente a um RNAm, que é imediatamente traduzido pelo maquinário de tradução celular, ou podem ser de polaridade negativa , isto é complementar ao RNAm. Os genomas do tipo RNA também podem serna forma de de fita dupla, segmentado. Outra forma encontrada é genoma RNA que utiliza uma forma intermediaria de DNA em seu processo de replicação.
O que é uma célula permissiva?
R: Célula que tem o maquinário necessário para a replicação viral.
Toda célula permissiva é sempre suscetível? Explique.
Não. A célula pode ter todo o maquinário necessário para ter a replicação viral, mas pode não ter o receptor que reconhece o vírus. Fazendo como que não ocorra a replicação.
Quais as etapas da biossíntese viral? Caracterize cada fase.
Adsorção: precisa que a célula seja permissiva e suceptiva. É dependente das espículas virais.
Penetração: Transferencia do genoma para dentro da célula. Existem 3 tipos de penetração:
Fusão de membranas: Sempre ocorre com o vírus envelopado.
Endocitose: degradação do capsídeo e liberação do material genético do vírus. Se for de DNA ele vai direto para o núcleo, se for de RNA ele vai para o citoplasma.
Fusão direta: formação de poros na membrana.
Replicação: o vírus passa por barreiras para conseguir fazer a replicação viral.
Como ocorre a replicação do vírus que tem um DNA de fita dupla e um RNA de fita dupla?
R: O DNA é transportado para o núcleo e imediatamente transcrito em RNAm por enzimas celulares. A partir dessa transcrição, primeiramente são traduzidos proteínas regulatórias de toda a síntese proteica e genoma do vírus, assim como proteínas que conferem vantagem para a produção do RNAm viral. Em uma etapa mais tardia da biossintes, são sintetizadas proteínas estruturais para montagem da partícula viral.
Para que ocorra a replicação do vírus de RNA de fita dupla é necessário a síntese de RNAm. Esses vírus trazem no virion a RNA polimerase-RNA dependente.
Quais são as exigências ou facilidades que o vírus deve encontrar para que ocorra a infecção (geração da doença)?
Inoculo viral: precisa de uma concentração ideal para que ocorra a infecção.
Local da penetração: tem que ter uma célula acessível, permissiva e suceptiva. 
Defesa do sistema imunológico: O SI tem que estar baixo ou o vírus infectar uma célula do SI.
Explique cada período do processo de infecção.
Periodo de incubação: período compreendido entre o inicio da infecção e o aparecimento dos primeiros sintomas característicos da doença.
Periodo prodrômico: período da infecção em que o individuo apresenta sintomas clínicos generalizados e inespecíficos da doença e que antecede os sintomas característicos da doença.
Periodo da doença: é o período durante o qual o individuo apresenta os sintomas característicos associados a doença. 
Periodo de infecciosidade: período durante o qual o individuo infectado permanece excretando e transmitindo o vírus.
Periodo de Convalescença: período durante o qual o paciente se recupera.
Quais os mecanismos de defesa da imunidade inata contra um vírus? Explique cada uma delas.
Qual o mecanismo que a célula NK reconhece e ataca o vírus?
Quais os mecanismos de defesa dos anticorpos contra a infecção do vírus?
Cite e explique três mecanismos de escape do vírus contra o sistema imune.
Quais são os métodos clássicos para a confirmação da infecção viral?
Explique três técnicas para o diagnostico sorológico dos vírus?
Cite como podemos evidenciar a propagação viral em culturas celulares.

Continue navegando