Buscar

atividade 1 COMPLETA

Prévia do material em texto

Atividade 1
No que tange as ideologias políticas, elenque quais elementos são encontradas em todas elas e os comente.
Socialismo
Socialismo utópico: pode ser definido como um conjunto de ideias que se caracterizaram pela crítica ao capitalismo, muitas vezes ingênua e inconsistente, buscando, ao mesmo tempo a igualdade entre os indivíduos. 
O socialismo utópico é uma corrente de pensamento que esteve baseada num modelo idealizador, utópico. O maior objetivo do socialismo utópico era a criação de uma sociedade ideal, mais justa e igualitária, que seria alcançada de forma pacífica graças à boa vontade da burguesia.
Socialismo cientifico: O socialismo científico, também chamado de socialismo marxista, é uma teoria política, social e econômica. Ele foi criado em 1840 por Karl Marx e Friedrich Engels.  Esse modelo esteve baseado na análise científica e crítica do sistema capitalista.
Seu objetivo principal era a substituição do capitalismo pelo comunismo, através de um processo revolucionário proletário. Os principais ideais do socialismo científico foram apresentados no Manifesto Comunista, publicado em 1848.
Os principais conceitos desenvolvidos pelo socialismo científico são:
Materialismo Histórico: o conceito de acumulação material é utilizado para explicar a história das sociedades.
Materialismo Dialético: o conceito material está intimamente relacionado com a dialética, que por sua vez se relaciona com o social e o psicológico.
Teoria da Mais Valia: o conceito de mais valia está relacionado com a força de trabalho, o tempo de realização e o lucro obtido.
Luta de Classes: esse conceito envolve a luta entre a classe burguesia (exploradora) e o proletariado (explorados).
Revolução Proletária: nesse caso, o proletariado (classe dominada) luta pela sua ascensão ao ocupar a posição da classe dominante (burguesia).
Mecanicismos e Organicismo 
O mecanicismo é uma teoria filosófica determinista segundo a qual todos os fenômenos se explicam pela causalidade mecânica. Prioriza o indivíduo em relação à sociedade. Seu grande objetivo é vedar o arbítrio do Estado e dar garantias individuais.
Já o organicismo prega que toda nação é um organismo que possui um modo próprio de vida. Prioriza à sociedade em detrimento do indivíduo. Seu objetivo é garantir o bem comum.
Totalitarismo
Totalitarismo ou regime totalitário é um sistema político baseado em uma ideologia que coloca o líder de uma nação como controlador absoluto dos direitos dos cidadãos, em suposto benefício geral do país. O líder totalitário pode ser uma pessoa, um grupo ou um partido. O termo "totalitarismo" surgiu nos anos 20 para descrever o governo fascista de Benito Mussolini, na Itália.
Características:
Culto ao líder; Partido único; Educação; Controle ideológico; Militarismo; Propaganda e censura; Intervencionismo estatal; 
Fascismo
O Fascismo foi um sistema político nacionalista e antissocialista surgido na Itália no fim da Primeira Guerra Mundial. Liderado por Benito Mussolini conquistou vários países da Europa como a Alemanha e a Espanha no período entre guerras. Movimento político e filosófico, que faz prevalecer os conceitos de nação e raça sobre os valores individuais e que é representado por um governo autocrático, centralizado na figura de um ditador.
Nazismo
 O nazismo, também conhecido como Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, surgiu na Alemanha logo após a Primeira Guerra Mundial e alcançou grande notoriedade nos quadros políticos da Alemanha. Assumiu o poder do país a partir de 1933, quando Adolf Hitler tornou-se chanceler da Alemanha. Foi classificado pelos historiadores como um movimento da extrema-direita. O nazismo não era um movimento completamente novo na sociedade alemã. Outros movimentos compartilhavam de seu nacionalismo extremado, de seu racismo sob a tentativa de criar uma sociedade militarista e reacionária.

Continue navegando