Buscar

MODULO II etica

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0 em 0,5 pontos
	
	
	
	(Adaptado TJ-SC, Psicólogo, 2015) Com relação à Lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
O Estatuto do Idoso destina-se a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 65 (sessenta e cinco) anos.
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	A medida socioeducativa de liberdade assistida tem como proposta acompanhar o adolescente em suas atividades diárias e tem como referencial o preenchimento do PIA – Plano Individual de Atendimento. Em relação ao tempo de cumprimento de medida, esta será fixada pelo prazo mínimo de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Seis meses.
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	São medidas socioeducativas aquelas que são aplicadas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Nos casos envolvendo adolescentes na prática de atos infracionais.
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	No tocante à infração na adolescência, sabe-se que originalmente os psicólogos faziam parte do processo de reabilitação do jovem. Atualmente, existe uma grande variedade de papéis para o psicólogo jurídico, incluindo tratamento, avaliação da receptividade do tratamento, avaliações de capacidade, inimputabilidade e situação emocional. Além desses papéis, os psicólogos jurídicos estão sendo cada vez mais utilizados para:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
Avaliação de risco ou ameaça de violência, além da disponibilidade do adolescente para o cumprimento e a compreensão das medidas socioeducativas.
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O Estado e a família desempenham papéis similares em seus respectivos âmbitos de atuação: regulam, normatizam, impõem direitos de propriedade, poder e deveres de proteção e assistência. Tanto a família, quanto o Estado funcionam de forma similar, como filtros retributivos de bem-estar, trabalho e recursos. Nesse contexto, pode-se dizer que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Família e políticas públicas têm funções correlatas e imprescindíveis ao desenvolvimento e à proteção social dos indivíduos.
	
	
	
Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Brasil, 1990), o adolescente apreendido em flagrante de ato infracional será encaminhado:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
À autoridade policial competente.
	
	
	
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O bullying é uma palavra de origem inglesa adotada por muitos países para definir – “o desejo consciente e deliberado de maltratar outra pessoa e colocá-la sob tensão”. Em relação a esse fenômeno, leia as assertivas a seguir:
I. O bullying caracteriza-se como um problema de violência que ocorre principalmente entre jovens adultos e no ambiente escolar.
II. Esse fenômeno compreende todas as atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação aparente.
III. Ainda não pode ser considerado epidêmico, pois se observa que tem ocorrido em situações e lugares muito específicos e em classes sociais menos favorecidas.
IV. Observa-se que pode ocorrer em qualquer ambiente – até no virtual – com o cyberbullying.
Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
II e IV estão corretas. 
	
	
	
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	(Colaboração Campus São José do Rio Preto)
A família vem se tornando cada vez mais objeto e instrumento para a formatação e a gestão das políticas sociais, no qual observa a responsabilidade na provisão de bem-estar entre o Estado, o mercado e as famílias (FONSECA, 2006). Assinale a alternativa correta diante das afirmações:
I. O capitalismo, como uma forma de organização social superior às anteriores, não foi nem capaz de eliminar os privilégios advindos do patriarcado, em que se vê uma expropriação da força de trabalho, no caso a feminina, e uma combinação de reprodução da desigualdade no âmbito das relações entre homens e mulheres.
II. Desde a PNAS (Política Nacional de Assistência Social) reconhecem-se as fortes pressões que os processos de exclusão sociocultural geram sobre as famílias brasileiras, acentuando suas fragilidades e suas contradições, e assim é primordial a centralidade no âmbito das ações nessa política – vendo-a como um espaço privilegiado e insubstituível de proteção e socialização primárias, provedora de cuidados aos seus membros, mas que precisa também ser cuidada e protegida.
III. Deve-se ficar atento para a questão de que as redes de atenção e atendimento não se constituem apartadas das ações concretas dos agentes, sejam eles nos níveis da gestão, defesa e atendimento. Por isso, há a necessidade de pactos municipais e regionais sobre o acompanhamento às famílias.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Todas estão corretas.
	
	
	
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS – integrante do Sistema ùnico de Assistência Social - constitui-se em um dos pilares das políticas públicas oferecidas a famílias com a perspectiva de potencializar e fortalecer sua função protetiva. A equipe do CREAS prestará serviços prioritários a crianças e adolescentes, juntamente com as famílias, em quais situações?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
Crianças e adolescentes sob medida protetiva de abrigamento que estejam em famílias achedoras e em processo de rentegração ao convívio familiar.
	
	
	
Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	As medidas socioeducativas de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Sua operacionalização deve se referenciar em uma ação educativa, embasada na concepção de que o adolescente é sujeito de direitos e pessoa em situação peculiar de desenvolvimento que necessita de referência, apoio e segurança. A medida de liberdade assistida implica em concessão de liberdade sob condições, ou seja, é uma medida a ser executada em meio aberto, porém com característica de restrição de liberdade. Mantém o adolescente em seu meio familiar e comunitário, acompanhado por serviço de acompanhamento social oferecido pela política de assistência social. Frente ao exposto, no que consiste a medida socioeducativa de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade?  
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
Consiste na realização, pelo adolescente, de serviços comunitários gratuitos por período não excedente há seis meses, com jornada semanal de oito horas, junto a organizações governamentais e não governamentais da rede socioassistencial, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas comunitários ou governamentais. Os serviços têm um caráter de responsabilização do adolescente pelo processo de aprendizagem e não pela sua culpabilização.
	
	
	
Domingo, 1 de Outubro de 2017 20h20min12s BRT

Continue navegando