Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

Dinâmica das relações interpessoais
Esta disciplina discute o papel dos indivíduos nas organizações, sob a perspectiva de gestão e administração. Aborda o conceito de gestão de pessoas, o comportamento organizacional, e a interação entre empresa e pessoas. 
A empresa surgiu em 2006, lançada pelo UOL, foi pioneira no mercado brasileiro de pagamento digitais e capazes de antecipar as tendências, trazer novos produtos e atender as necessidades e expectativas dos clientes com eficiência.
Equipe
Em 2017 a empresa contava com uma equipe de 1020 pessoas, incluindo funcionários e terceirizados, com uma média de idade de 32 anos, 85% bacharelados ou mais e 36% mulheres.
A equipe administrativa e os funcionários representam um quadro completo de todas as necessidades dos clientes e podem preparam o futuro da organização.
Buscam atrair e capacitar os melhores profissionais do mercado. O PagSeguro fornece motivação para seus funcionários. Promove capacidades de pagamento de próxima geração através de um plano corporativo resultados de compartilhamento (plano de Participações nsa Resultados) para todos os funcionários e um plano de motivação de longo prazo para profissionais chave. 
Oferecem pacotes de remuneração competitivos e uma cultura organizacional dinâmica, atraindo pessoal qualificado e uma equipe de gestão estável. Também oferecem seguro médico e odontológico, seguro de vida, vale refeição, plano de poupança entre outros benefícios.
Os funcionários são representados pelo Sindicato dos Trabalhadores de Empresas de Tecnologia da Informação e Operadores de Curso do Estado de São Paulo (SINDIESP), e não há nenhuma disputa trabalhista significativa. 
Em uma pesquisa realizada pelo site Linkedln em 2017, o UOL foi apontado como o segundo melhor lugar para trabalhar no Brasil.
Sociedade
O quadro abaixo mostra a estrutura societária da UOL
Nos termos do Estatuto Social e da legislação, um conselho de administração delega as funções para os diretores executivos e também contam com um comitê de auditoria permanente.
Conselho Adiministrativo:
Responsáveis pela estratégia geral de negócios, supervisão de administração, eleição, remoção de diretores e indicação de auditores independentes.
O conselho é composto por quatro membros, cada conselheiro tem um mandato e ocupam o cargo até a até a próxima assembleia geral anual.
“A tabela abaixo apresenta algumas informações dos membros atuais de nosso conselho de administração:”
 
	
	
	
	
	
	Nome
	  
	Título
	  
	Data de nascimento
	Luis Frias
	  
	Presidente
	  
	6 de abril de 1963
	Eduardo Alcaro
	  
	Diretor
	  
	26 de abril de 1972
	Maria Judith de Brito
	  
	Diretor
	  
	30 de abril de 1958
	Ricardo Dutra da Silva
	  
	Diretor
	  
	1º de dezembro de 1975
“Luis Frias. O Sr. Frias é Presidente do nosso Conselho de Administração e Diretor Executivo Principal desde 18 de dezembro de 2017. Ele ingressou no Grupo Folha em 1981 e é seu principal diretor executivo desde 1989. Nessa função, ele liderou a expansão do Grupo Folha em vários novos mercados, como impressão comercial (através da Plural, uma parceria com a Quad Graphics) e e-commercelogística (através da Transfolha). Em 1996, fundou a UOL, empresa pioneira de internet brasileira. Como principal executivo e presidente do Conselho de Administração da UOL, expandiu os negócios do UOL, através de crescimento orgânico e mais de 20 aquisições, para cobrir conteúdo e produtos digitais, e-learning e serviços de nuvem / TI, bem como o PagSeguro. negócios de tecnologia financeira. É bacharel em economia pela Universidade de São Paulo ( USP ).”
 
Eduardo Alcaro. O Sr. Alcaro é membro de nosso conselho de administração e de nosso Diretor Financeiro e de Relações com Investidores e Diretor Contábil desde 18 de dezembro de 2017. Ele é Diretor Financeiro e de Fusões e Aquisições do grupo UOL e Diretor Executivo do Grupo Folha desde 2011. É bacharel em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).) em São Paulo. Antes de ingressar em nosso grupo, o Sr. Alcaro ocupou diversos cargos, incluindo Vice-Presidente de Finanças do Walmart Brasil de 2008 a 2011, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores do Walmart USA de 2006 a 2008, Diretor de Fusões e Aquisições do Walmart USA de 2003 a 2006 Gerente Financeiro no Walmart Brasil de 1997 a 2003 e Auditor Sênior na PricewaterhouseCoopers de 1992 a 1997.
Maria Judith de Brito. A Sra. De Brito é membro do nosso conselho de administração desde 19 de julho de 2017. Ela também é chefe de recursos humanos, assuntos jurídicos e relações institucionais do grupo UOL desde sua criação em 1996, e foi Vice-Presidente do Conselho de Administração. Conselheiro de Administração do UOL desde 2005. Atua no Grupo Folha desde 1990 e é atual superintendente do Grupo Folha. É bacharel em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP ) em São Paulo e mestre em ciência política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ( Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP). SP). A Sra. De Brito foi professora do curso de graduação em Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de 1986 a 1990 e professora do programa de pós-graduação em jornalismo da ESPM ( Escola Superior de Propaganda e Marketing ) de 2011 a 2013. Foi presidente da Associação Nacional de Jornais de 2008 a 2012, e atualmente é membro do conselho da ABECS.
Ricardo Dutra da Silva . O Sr. Dutra é membro do nosso conselho de administração e nosso Diretor Executivo desde 18 de dezembro de 2017. Ele é o Diretor-Presidente da PagSeguro Brasil e Diretor Executivo de Conteúdo Digital e Produtos da UOL desde 2016. O Sr. Dutra trabalhou para o Grupo UOL de 1997 a 2005, ocupando cargos de gerência em operações, marketing e vendas, e reintegrou o grupo em 2009 como Country Manager do UOL Argentina em Buenos Aires, onde atuou até 2010. Ele é bacharel em engenharia elétrica / industrial de Universidade Engenharia industrial ( Centro Universitário da Faculdade de Engenharia industrial - FEI ), uma pós-graduação diploma em negócios da Fundação Getúlio Vargas ( Fundação Getúlio Vargas -FGV) em São Paulo, e MBA em tempo integral pela Darden Graduate School of Business Administration na University of Virginia. Antes de retornar ao UOL, ele foi consultor administrativo na Bain & Company de 2007 a 2009.
Executivos
Os diretores executivos são responsáveis pela administração dos negócios e pela implementação de políticas e diretrizes gerais. O conselho de Administração é quem estabelece as funções de cada diretor executivo.
A tabela abaixo mostra nossos atuais diretores executivos:
 
	
	
	
	
	
	Nome
	  
	Título
	  
	Data de nascimento
	
Luis Frias
	  
	Diretor Executivo Principal
	  
	
6 de abril de 1963
	Eduardo Alcaro
	  
	Diretor Financeiro e de Relações com Investidores e Diretor de Contabilidade
	  
	26 de abril de 1972
	
Ricardo Dutra da Silva
	  
	Diretor Executivo
	  
	1º de dezembro de 1975
Conselho Fiscal:
O comitê de auditoria do conselho fiscal é composto pelos membros: Eduardo Alcaro, Ricardo Dutra da Silva e Noêmia Gushiken.
A composição de comitê de auditoria atende aos requisitos das regras da NYSE, de acordo com as regras de integração de empresas recentemente listadas. De acordo com essas regras, um membro de nosso comitê de auditoria deve satisfazer a independência do comitê de auditoria e outros requisitos de qualificação no momento da listagem.  
O comitê de auditoria supervisiona os processos contábeis e financeiros e as auditorias supervisiona as demonstrações financeiras. O comitê de auditoria será responsável por:
 
	 
	•
	 
	selecionar o auditor independente, aprovar os honorários relacionados e encerrar o relacionamento com o auditor independente, a critério do comitê;
 
	 
	•
	 
	pré-aprovar serviços de auditoria e não auditoria permitidos pelo auditor independente;
 
	 
	•
	 
	revisar anualmente o relatóriodo auditor independente descrevendo os procedimentos internos de controle de qualidade da firma de auditoria, quaisquer questões relevantes levantadas pela revisão interna mais recente do controle de qualidade, ou revisão por pares dos auditores independentes e todas as relações entre o auditor independente e nossa empresa;
 
	 
	•
	 
	revisar com o auditor independente quaisquer problemas ou dificuldades de auditoria e a resposta da administração, bem como resolver quaisquer divergências entre a administração e o auditor independente em relação a relatórios financeiros;
 
	 
	•
	 
	revisar e discutir as demonstrações financeiras anuais auditadas com a administração, a equipe de auditoria interna (ou terceiro prestador de serviços que desempenha essa função) e o auditor independente, bem como as demonstrações financeiras trimestrais não auditadas;
 
	 
	•
	 
	revisar e discutir com a administração e com os auditores independentes as principais questões relacionadas a princípios contábeis e apresentações de demonstrações financeiras;
 
	 
	•
	 
	discutir comunicados de imprensa sobre lucros com a administração, bem como informações financeiras e orientações sobre lucros fornecidas a analistas e agências de rating;
	 
	•
	 
	revisar o efeito de iniciativas regulatórias e contábeis, bem como estruturas extrapatrimoniais, em nossas demonstrações financeiras;
 
	 
	•
	 
	Supervisionar os controles e procedimentos de divulgação e controle interno sobre relatórios financeiros;
 
	 
	•
	 
	Avaliar e monitorar as exposições a riscos, bem como as políticas e diretrizes relativas ao gerenciamento de riscos;
 
	 
	•
	 
	Revisar, em tempo hábil, relatórios do auditor independente sobre todas as políticas e práticas contábeis críticas a serem utilizadas pela empresa, todos os tratamentos alternativos de informações financeiras dentro do IFRS que tenham sido discutidos com a administração e todas as outras comunicações materiais entre o auditor independente e a administração;
 
	 
	•
	 
	estabelecer procedimentos para o recebimento, retenção e tratamento de reclamações recebidas pela nossa empresa em relação a contabilidade, controles contábeis internos ou assuntos de auditoria, e a apresentação confidencial e anônima pelos funcionários de preocupações com questões contábeis ou de auditoria questionáveis;
 
	 
	•
	 
	analisar transações com partes relacionadas com base na política para essas transações;
 
	 
	•
	 
	periodicamente revisando e reavaliando a adequação do estatuto de comitê de auditoria;
 
	 
	•
	 
	quaisquer outros assuntos especificamente delegados ao comitê de auditoria pelo conselho de administração de tempos em tempos;
 
	 
	•
	 
	periodicamente reunião com a gerência, a equipe de auditoria interna (ou de terceiros prestadores de serviços que executam esta função) e os auditores independentes, separadamente; e
 
	 
	•
	 
	reportar regularmente ao conselho de administração.
Compensação de Gestão
Os diretores executivos, diretores e gerentes recebem remuneração fixa e variável, além de benefícios de acordo com a prática de mercado no Brasil. Sua remuneração fixa é definida em termos de mercado e ajustado anualmente, e a variável consiste em prêmios e bônus em dinheiro.
Alguns conselheiros e diretores recebem remuneração do UOL pelos serviços prestados ao PagSeguro. O custo relacionado é distribuído entre o UOL e o PagSeguro de acordo com os serviços prestados.
Plano de Incentivo de Longo Prazo
Diretos, diretores executivos e alguns funcionários participam de um Plano de Incentivo de Longo Prazo (LTIP), definido pelo UOL em 29 de julho de 2015. 
“Acreditamos que o LTIP nos ajuda a atrair e reter pessoas com alto potencial para contribuir com nossos negócios, sucesso, e alinha ainda mais os seus interesses com os nossos.” 
Os beneficiários do LTIP são selecionados e aprovados pelo Presidente e dois diretores do UOL. 
 
	Relatório de segmento
As principais decisões operacionais e estratégicas do grupo PagSeguro, são baseadas em relatórios consolidados e tomadas pelo Conselho de Administração. 
O Grupo PagSeguro Brasil é instalado no Brasil e possui receita oriundas de clientes locais e localizados no exterior. A receita principalmente é relacionada a vendas do mercado interno.