Buscar

Gabarito Análise Microeconômica AD1 2015.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2015/1º
Disciplina: Análise Microeconômica
Coordenador: Cleber Ferrer Barbosa
Pontuação: Cada questão vale dois pontos.
Questão 1.
Responda e explique:
a. se é possível o salário nominal aumentar ao mesmo tempo de verificar o respectivo salário real diminuir. 
Sim. O salário nominal é quanto se recebe por período (mensal, quinzenal, etc.). O salário real é o valor do seu salário nominal, relacionando-se aos preços dos produtos (poder aquisitivo do seu salário nominal). Na situação, se as unidades monetárias sofrerem maior alteração do que um aumento do salário nominal, o salário real após o reajuste será menor do que o anterior.
b. O sujeito que gosta de ganhar mais, preferirá um salário nominal ou real maior?
Para, de fato, ganhar mais é preferível um salário real maior.
Questão 2
Sua empresa produz vários tipos de produtos. Os consumidores gostam da qualidade dos bens produzidos e comercializados por sua atividade empresarial, o que leva a ser o líder de vendas e preferências nesse mercado. Ocorre que os consumidores estão convictos de que daqui a dois meses sua empresa irá aumentar significativamente os preços de todos os seus produtos. a. Que efeito ocorrerá na demanda por seus produtos, antes dos dois meses previstos como o início de alta de preços?
Acarretará no aumento da demanda. Os consumidores querem se livrar dos aumentos futuros dos preços. Logo, procuravam antecipar as compras. Uma expectativa de elevação de preços gera logo uma ação de aumento de compras para que não se precise comprar o produto no futuro com o preço mais elevado.
b. Considerando a oferta do seu produto com inclinação típica da curva de oferta, o que deve acontecer com o preço dos seus produtos antes de chegar o momento de previsão de alta de preços imaginada pelos consumidores?
Os preços tendem a se elevar. Haverá um excesso de demanda em relação à oferta, podendo ocasionar uma falta de produto no mercado. Tão intuitivo como real, quando há uma escassez assim, os preços tendem a se elevar rapidamente.
Questão 3
Um lojista contratou uma equipe de economistas para estimar a elasticidade-preço da demanda para seus produtos femininos. O valor estimado dessa elasticidade, em valor absoluto, foi 1 (hum). Portanto, se esse lojista quiser aumentar o faturamento será bem sucedido se adotar uma liquidação de preços de 20%? Argumente sua resposta. 
Não. Se a elasticidade for igual a 1 (um), a demanda será entendida como de elasticidade unitária. A demanda é de elasticidade unitária, quando uma variação proporcional no preço resulta em uma variação igualmente proporcional na quantidade demandada. Ou seja, Se esse lojista reduzir em 20% o preço dos produtos a demanda aumentará em 20% não resultando em faturamento.
Questão 4
Na aula 3, estudamos o preço tabelado da carne durante o Plano Cruzado ( plano econômico de combate à inflação, em 1986). Explique o que é o ágio e como se forma no contexto de um mal sucedido tabelamento de preços. 
O ÁGIO é o valor que se paga a mais do que o preço que está estipulado. 
Um mal sucedido tabelamento de preços pode resultar em falta de produtos no mercado, principalmente quando o produtor não está preparado para uma redução do seu produto. Esses produtores se sentindo prejudicados tendem a diminuir a produção argumentando que os preços tabelados são muito abaixo do que seria razoável para que houvesse lucratividade no setor, o que gera uma demanda muito maior do que a oferta. Passa a haver, portanto, uma escassez do produto no mercado. Então o produtor passa a vender a mercadoria com ágio e proporcionalmente ao aumento da demanda, aumenta o ágio. Para haver ágio, é preciso que o consumidor esteja disposto a pagá-lo. Normalmente, paga o ágio aquele que não conseguiu o produto com o preço tabelado. E assim se dá um mal sucedido tabelamento de preços que acarreta inúmeras complicações.
Questão 5
Apenas responda:
1. A elasticidade preço cruzada entre dois produtos apresenta valor positivo. Isso sugere que esses bens sejam substitutos ou complementares?
Sugere que sejam bens substitutos. 
2. A elasticidade renda por um produto apresentou um valor entre zero e um. Esse produto deve ser conceituado como um bem inferior ou bem normal? 
Esse produto deve ser conceituado como um bem normal.

Outros materiais