Buscar

CAT ergonomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME: Nathalia Apolinário RA: 2134 SEM: 8º ADM
NOME: Thamara Musa RA: 2511 SEM: 7º ADM
Pesquisa sobre CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho.
O CAT é um documento que deve ser emitido pelas empresas caso ocorra acidente de trabalho, de trajeto, ou doença ocupacional, tem como objetivo a comunicação formal dos acidentes de trabalho.
A lei que regulamenta a CAT está prevista no artigo 22 da Lei 8.213, de 1991, nela as empresas precisam comunicar os acidentes de trabalho para a Previdência Social no prazo de um dia útil após o ocorrido. No entanto, se o acidente causar óbito ele deve ser comunicado imediatamente, sob pena de multa que varia entre o limite mínimo e máximo do salario de contribuição. Em relação às doenças ocupacionais é considerado o dia que o funcionário passou a apresentar incapacidade para exercer a função ou o momento em que a doença foi diagnosticada. 
A CAT é a forma que o INSS tem para medir a quantidade de acidentes de trabalho e suas causas, dai sua importância, pois é a partir dai que novos programas de prevenção são desenvolvidos.
	São três os tipo de CAT, a inicial, a de reabertura e a de óbito. A inicial é emitida assim que ocorre o acidente de trabalho ou identificação de doença ocupacional, a de reabertura deve ser emitida assim que ocorre uma piora no estado de saúde do funcionário, ou no caso das doenças ocupacionais, quando o tratamento é retomado, esta exige que já tenha sido gerada uma CAT inicial. Por fim, a CAT de óbito é exclusiva para os casos em que o empregado vir a falecer após o preenchimento da CAT inicial.
	A CAT também é uma forma do trabalhador conseguir garantir seus direitos caso necessite de auxílios repassados pelo INSS após perícia medica, como o auxilio doença e outro direitos, como estabilidade de um ano no emprego, ter os depósitos do FGTS realizados normalmente, inclusive no período de afastamento e a possibilidade de receber um auxilio-acidente, que é como um auxilio indenizatório recebido apos o acidente de trabalho ou doença ocupacional.
	A partir dessas informações, podemos concluir que a CAT é uma forma de inibir e prevenir os acidentes de trabalho além de assegurar a saúde e segurança do trabalhador no exercício de sua função, pois é um sistema de comunicação capaz de servir como uma alavanca para dar inicio a um processo continuo de mudanças comportamentais dentro das empresas e dos indivíduos que fazem parte delas. A CAT além de ser uma forma de registro formal, tem um papel de emissão de alerta e ajuda a reconhecer as causas mais comuns dos acidentes de trabalho, podendo atuar de forma preventiva.

Outros materiais