Buscar

AULA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 2
Socorros e Urgências em Atividade Física
ROTINA DE AVALIAÇÃO DA VÍTIMA
Segurança do Local do Acidente: A primeira atitude que você deve tomar chegando ao local do acidente é cuidar da segurança do local, sua própria segurança, das pessoas ao redor e também da vítima.
Garantir a segurança de todos é prioridade do socorrista. Sempre avalie de forma segura e à distância o local do acidente, verifique o número de vítimas, e se houver mais alguém no local, pergunte o que aconteceu.
Rotina no Procedimento de Avaliação da Vítima:
( SOCORRISTA) Qual seu nome? Consegue me contar o que aconteceu?
(VITIMA) Senti uma forte tontura e desmaiei.
(SOCORRISTA) Aferi sua pressão arterial. O desmaio foi devido a uma queda brusca de pressão.
Etapas importantes para atendimento à vítima: 
- Chegando ao local, avalie-o e verifique a sua segurança.
- Identifique quantas vítimas se apresentam no local do acidente.
- Se a cena do local se encontrar segura, verifique o grau de consciência da vítima.
- Acione (caso necessário) o serviço de resgate.
- Conduza uma investigação primária e um exame neurológico.
- Determine a principal queixa da vítima e avalie seus sinais vitais.
- Verifique se ela possui alguma identificação médica e levante sua história.
- Caso necessário, conduza uma avaliação secundária.
Conduzindo avaliações
Avaliação Primária: Caso o local do acidente seja uma academia, analise o ambiente, procurando por perigos comuns, como anilhas soltas, pesos e barras livres em locais perigosos e de difícil acesso, pedal de bicicleta desalinhado ou solto ou esteira ligada sem uso. Com isso, você determina e levanta a história do acidente.
Pergunte a alguém como foi o acidente, procurando entender a biomecânica e a cinemática ou a natureza do trauma. O objetivo da avaliação primária é verificar algum tipo de problema ou situação que ponha a vida das pessoas em risco iminente.
Toque a vítima, para verificar se ela se encontra consciente, perguntando pelo seu nome. Caso ela responda, pergunte se ela sente dor localizada e em qual parte do corpo, determinando com isso a queixa principal da vítima, além de verificar conjuntamente os sinais vitais. Rapidamente faça uma avaliação visual da vítima, à procura de outros detalhes.
É muito importante verificar se a vítima está respirando, visualizando as vias aéreas e se elas se encontram obstruídas. Caso negativo, retire todo e qualquer tipo de objeto que venha a obstruir suas vias aéreas, evitando com isso uma possível parada respiratória. Veja se a vítima possui algum tipo de deformidade na área cervical da coluna vertebral.
Para verificar se a circulação está adequada. Cheque o pulso carotídeo, no caso de vítima adulta. No caso de crianças e bebês, cheque o pulso braquial. Caso a vítima possua respiração e batimento cardíaco normais, analise a existência de hemorragia. Caso possua, realize a hemostasia.
Dentro da avaliação final da investigação primária. Procure por lesões neurológicas, ou seja, se a vítima apresenta algum tipo de incapacidade do sistema nervoso. Verifique seu nível de consciência, assim como sua movimentação voluntária  e sensibilidade.  Converse sempre com a vítima e veja se ela responde perguntas simples e gerais. Observe se sua fala encontra-se desorientada, imprecisa ou “arrastada”.

Outros materiais