Buscar

Leis Contra Discriminação e Crimes Virtuais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Lei nº 9.459, de 13 de maio de 1997, corrigiu a Lei nº7.716, de 15 de janeiro de1989, modificando os artigos 1º e 20, e revogou o artigo 1º da Lei nº
8.081 e a Lei n 8.882, de 3-6-94. A lei pune, com penas de até cinco anos.
de reclusão, além das multas, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, de cor, etnia, religião ou procedência nacional.
MISOGINIA
Misoginia é a repulsa, desprezo ou ódio contra as mulheres. Esta forma de aversão mórbida e patológica ao sexo feminino está diretamente relacionada com a violência que é praticada contra a mulher.
Exemplo:
Misoginia no funk
Vem de chicote, algema, corda de alpinista
Dai que eu percebi que o cara é sado masoquista.
Sou tigrona chapa quente
Adoro muita pressão
Gosto de ser acorrentada
E levar tapão no popozão
Quixadão vem de chicote
Querendo me algemar
Me botando em posição
Já pronto pra martelar
Possibilidades Jurídicas
A lei de número 13.104 altera o código penal para prever o feminicídio como um tipo de homicídio qualificado e incluí-lo no rol dos crimes hediondos. Na prática, isso quer dizer que casos de violência doméstica e familiar ou menosprezo e discriminação contra a condição de mulher passam a ser vistos como qualificadores do crime. Os homicídios qualificados têm pena que vai de 12 a 30 anos, enquanto os homicídios simples preveem reclusão de 6 a 12 anos.
2- XENOFOBIA
Significa aversão a pessoas ou coisas estrangeiras. 
Exemplo.
Xenofobia de Hitler
Desprezava os povos latinos e principalmente os eslavos, os quais julgava que deveriam ser reduzidos à escravidão, dominados pelos germânicos. A pureza da raça ariana deveria ser defendida através da impiedosa perseguição aos judeus.
Possibilidades jurídicas
A Lei nº 7.716, de 05 de janeiro de 1989, em seu artigo 1º (com a redação determinada pela Lei nº 9.459, de 13 de março de 1997), diz que "Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional". Portanto, claramente, os delitos tipificados por esta lei englobam a conduta de segregar estrangeiros, que vem a ser delito inafiançável e imprescritível (Constituição da República, artigo 5º, inciso XLII).
3 - RACISMO
 
Racismo é a discriminação social baseada no conceito de que existem diferentes raças humanas e que uma é superior às outras. ... O preconceito racial está relacionado com conceitos como homofobia, xenofobia, bullying racista, entre outros muito debatidos na atualidade.
Exemplo de Racismo no futebol
Em jogo do Santos contra o Mogi Morim pelo Campeonato Paulista, o volante santista marcou um golaço na vitória por 5 a 2. Mas a alegria foi substituída pela indignação. Torcedores do time rival o chamaram de macaco e outro lhe disse que deveria procurar uma seleção africana para jogar. Arouca, no dia seguinte, clamou por punição exemplar. "A impunidade e a conivência das 
autoridades com as pessoas que fazem esse tipo de coisa são tão graves quanto os próprios atos em si. “Somente discursos e promessas não resolvem a falta de educação e de humanidade de alguns”
Possibilidades Jurídicas
Lei que define crimes de racismo completa 25 anos. Brasília – Foi criada há exatos 25 anos a Lei 7.716, que define os crimes resultantes de preconceito racial. A legislação determina a pena de reclusão a quem tenha cometidos atos de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
4- HOMOFOBIA
Homofobia significa aversão irreprimível, repugnância, medo, ódio, preconceito que algumas pessoas, ou grupos nutrem contra os homossexuais, lésbicas, bissexuais e transexuais.
Exemplo de homofobia no Brasil
Gabe Kowalczyk — São Paulo
O jovem Gabe Kowalczyk foi alvo de agressões e uma tentativa de estupro em setembro. Segundo ele, três homens partiram para cima dele em Interlagos, na zona de São Paulo.
“Você quer ser mulher? Então agora vai apanhar como mulher”, disseram os agressores antes de feri-lo.
Possibilidades jurídicas
O que diz a lei contra a homofobia. Edson Sardinha Prestes a se tornar a primeira lei federal do país a tratar dos direitos dos homossexuais, o PLC 122/06 torna crime a discriminação de pessoas por “gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero.
LEI DOS CRIMES VIRTUAIS
Apelidada de “Lei Carolina Dieckmann”, a Lei nº 12.737, de 30 de novembro de 2012, entrou em pleno vigor no último dia 3
de abril de 2013, alterando o Código Penal para tipificar os 
crimes cibernéticos propriamente ditos (invasão de dispositivo telemático e ataque de denegação de serviço telemático ou de informação), ou seja, aqueles voltados contra dispositivos 
ousistemas de informação e não os crimes comuns praticados por meio do computador. 
Exemplos de crimes virtuiais 
Roubo de identidade 
Os piratas virtuais enganam os internautas e se apoderam de suas informações pessoais para fazer compras on-line ou realizar transferências financeiras indevidamente. 
Segundo o IPDI (Instituto de Peritos em Tecnologias Digitais e Telecomunicações), pessoas que usam a informática para roubar identidades podem responder por estelionato, furto mediante fraude, intercepção de dados, quebra de sigilo bancário e formação de quadrilha.

Outros materiais