Buscar

SIMULADO PENAL

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201804418976)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O princípio da insignificância ou da bagatela exclui a: (UFMT/DPE-MT/2016)
		
	
	punibilidade.
	
	culpabilidade.
	
	executividade.
	 
	tipicidade material.
	
	ilicitude formal.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804454789)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Um fato definido por uma norma incriminadora é meio necessário ou normal fase de preparação ou execução de outro crime, bem como quando constitui conduta anterior ou posterior do agente, cometida com a mesma finalidade prática atinente àquele crime. No conflito aparente de normas, esta afirmação explica o princípio da:
		
	
	NDA
	
	Subsidiariedade
	
	Alternatividade
	
	Especialidade
	 
	Consunção
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804153622)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	John, cidadão inglês, capitão de uma embarcação particular de bandeira americana, é assassinado por José, cidadão brasileiro, dentro do aludido barco, que se encontrava atracado no Porto de Santos, no Estado de São Paulo. Nesse contexto, é correto afirmar que a lei brasileira
		
	
	não é aplicável, uma vez que, de acordo com a Convenção de Viena, é competência do Tribunal Penal Internacional processar e julgar os crimes praticados em embarcação estrangeira atracada em território de país diverso.
	
	todas as alternativas estão incorretas
	
	não é aplicável, uma vez que a embarcação é americana, devendo José ser processado de acordo com a lei estadunidense.
	 
	é aplicável, uma vez que a embarcação estrangeira de propriedade privada estava atracada em território nacional.
	
	é aplicável, uma vez que o crime, apesar de haver sido cometido em território estrangeiro, foi praticado por brasileiro.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804184905)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Acerca dos princípios aplicáveis ao direito penal, assinale a opção correta à luz do entendimento do STF e do STJ.
		
	
	A aplicação do princípio da insignificância implica reconhecimento da atipicidade formal de perturbações jurídicas mínimas ou leves, as quais devem ser consideradas não só em seu sentido econômico, mas também em relação ao grau de afetação à ordem social.
	
	O princípio da insignificância propõe ao ordenamento jurídico uma redução dos mecanismos punitivos do Estado ao mínimo necessário, de modo que a intervenção penal somente se justificaria nas situações em que fosse definitivamente indispensável à proteção do cidadão.
	
	O agente que pratica constantemente infrações penais que tenham deixado de ser consideradas perniciosas pela sociedade poderá alegar que, em conformidade com o princípio da adequação social, o qual tem o condão de revogar tipos penais incriminadores, sua conduta deverá ser considerada adequada socialmente.
	 
	O princípio da adequação social surgiu como uma regra de hermenêutica, ou seja, possibilita a exclusão de condutas que, embora se ajustem formalmente a um tipo penal ¿ tipicidade formal ¿, não são mais consideradas objeto de reprovação social e, por essa razão, se tornaram socialmente aceitas e adequadas.
	
	Conforme entendimento do STF, os dois únicos requisitos necessários para a aplicação do princípio da insignificância são nenhuma periculosidade social da ação e inexpressividade da lesão jurídica provocada.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804460184)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Os crimes distinguem-se das contravenções porque:
		
	
	violam bens jurídicos
	
	podem ser praticados em concurso de agentes.
	 
	suas penas privativas de liberdade são de reclusão e detenção
	
	exigem culpabilidade do agente
	
	são atos ilícitos
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201804460190)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Exclui a culpabilidade:
		
	 
	a doença mental, por si só;
	
	a coação física
	 
	a obediência à ordem não manifestamente ilegal
	
	a embriaguez completa e voluntária;
	
	a obediência à ordem legal;
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201804391743)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	João cometeu um crime para a qual a lei vigente à época do fato previa pena de reclusão. Posteriormente, lei nova estabeleceu somente a sanção pecuniária para o delito cometido por João. Nesse caso:
		
	 
	Aplica-se a lei nova, mesmo que a sentença penal condenatória tenha transitado em julgado
	
	Aplica-se a lei nova somente se a sentença condenatória ainda não tiver transitado em julgado.
	
	Não se aplica a lei nova, em razão do principio da irretroatividade das leis penais.
	
	A aplicação da lei nova depende de expressa concordância do Ministério Público.
	
	nenhuma das anteriores
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201803866874)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Um Italiano que mata um francês a bordo de um navio de guerra brasileiro que se encontra ancorado num porto Português responderá, via de regra e pelo princípio da ubiqüidade, pela lei de que país?
		
	
	Portugal
	
	nenhuma das alternativas.
	 
	Brasil
	
	França
	
	Itália
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201804139066)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FGV ¿ 2015 ¿ TJ-RO ¿ Técnico Judiciário) No dia 25 de fevereiro de 2014, na cidade de Ariquemes, Felipe, nascido em 03 de março de 1996, encontra seu inimigo Fernando na rua e desfere diversos disparos de arma de fogo em seu peito com intenção de matá-lo. Populares que presenciaram os fatos, avisaram sobre o ocorrido a familiares de Fernando, que optaram por transferi-lo de helicóptero para Porto Velho, onde foi operado. No dia 05 de março de 2014, porém, Fernando não resistiu aos ferimentos causados pelos disparos e veio a falecer ainda no hospital de Porto Velho. Considerando a situação hipotética narrada e as previsões do Código Penal sobre tempo e lugar do crime, é correto afirmar que, em relação a estes fatos, Felipe será considerado:
		
	 
	a) inimputável, pois o Código Penal adota a Teoria da Atividade para definir o tempo do crime, enquanto que o lugar do crime é definido pela Teoria da Ubiquidade;
	
	c) imputável, pois o Código Penal adota a Teoria do Resultado para definir tanto o tempo quanto o lugar do crime;
	
	d) imputável, pois o Código Penal adota a Teoria da Ubiquidade para definir o momento do crime, enquanto que a Teoria da Atividade determina o lugar;
	
	e) inimputável, pois o Código Penal adota a Teoria da Atividade para definir tanto o tempo quanto o local do crime.
	
	b) inimputável, pois o Código Penal adota a Teoria da Atividade para definir o tempo do crime, enquanto que o lugar é definido pela Teoria do Resultado;
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201804395538)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	¿Não há crime sem lei anterior que o defina e nem pena sem prévia cominação legal¿. Qual princípio NÃO se encontra insculpido no texto legal colacionado:
		
	
	Princípio da Reserva Legal;
	
	Princípio da Taxatividade
	 
	Princípio do Contraditório.
	
	Princípio da Anterioridade da Lei Penal;
	
	Princípio da Legalidade;

Continue navegando