Buscar

O filme País dos surdos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O filme País dos surdos mostra como é a vida, principalmente relacionada à interação social, comunicação e educação, da comunidade surda francesa. É mostrada uma escola para crianças e adolescentes surdos em que os alunos aprendem a vocalizar através de aulas com fonoaudiólogos e também, além de aprenderem falar, alguns também aprendem a ouvir através de aparelhos auditivos. Por outro lado, o filme também conta a história de um professor que dá aula de língua de sinais para adultos com surdez e que serve de exemplo principalmente para o fato de que a comunicação e a aprendizagem da comunidade surda funcionam muito melhor através da língua de sinais. 
	No ambiente escolar do filme as crianças e adolescentes sentem dificuldade em se comunicar através da fala, preferindo comunicar-se por linguagem de sinais entre si. Uma das principais dificuldades relatada em depoimentos é a de se comunicar com familiares ouvintes. Isso acontece porque a maioria das famílias não conhecem a língua de sinais e não conhecem a cultura surda, o que faz com que a criança se sinta diferente, excluindo-se e até mesmo cogitando a hipótese de ter alguma doença grave. Porém a partir do momento em que ela conhece e convive com a comunidade surda sua vida se transforma. 
	O que é possível concluir a partir do filme e das aulas de libras é que a os surdos são oprimidos pela cultura ouvintista e isso acontece porque a sociedade ainda tem dificuldade em conviver com a diversidade e considera a surdez uma patologia. Para muitos os surdos não tem linguagem, mas isso é um equívoco pois além de linguagem eles possuem uma identidade própria. Sendo assim, é possível dizer que a sociedade coloca barreiras na socialização, comunicação e aprendizagem dos surdos, pois consideram sua diferença como uma deficiência.

Continue navegando