Buscar

atividade 01

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 - PED - METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - 2018A2
	Período:05/04/2018 22:30 a 12/04/2018 23:59 (Horário de Brasília)
1ª QUESTÃO
	De acordo com as autoras Souza e Carniel (2018), mesmo inerente à criança, a fala e a escrita são processos diferentes. Ao ingressar na escola, a criança apresenta conhecimentos em relação aos textos orais, porém, cabe ao ambiente pedagógico as intervenções para apropriação da língua escrita. Em relação ao papel da escola na aquisição da língua escrita, analise as afirmativas abaixo:
CARNIEL, F; SOUZA, M. M. P. de. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
O papel da escola é de apenas demonstrar à criança os processos gramaticais da língua portuguesa.
A produção de textos oralmente na escola será o ponto inicial para o processo de ensino/aprendizagem da língua.
A escola deve conduzir o aluno a ler, produzir e sistematizar os conhecimentos, promovendo as mediações necessárias.
É necessário que a escola considere os conhecimentos prévios dos alunos a fim de ampliá-los, passando do conhecimento sincrético para o científico.
É correto apenas o que se afirma em:
	
RESPOSTA:
	II, III e IV.
2ª QUESTÃO
	De acordo com os estudos da disciplina, Mikhail Bakhtin foi um pesquiador da linguagem humana que se dedicou no inicio do século XX ao estudo da linguagem e da literatura, e atribuiu um conceito fundamental à palavra gênero. Este conceito relaciona “gênero” a:
	RESPOSTA:
	Textos que utilizamos cotidianamente em situações comunicacionais diversas.
3ª QUESTÃO
11/04/2018
Unicesumar
 - 
Ensino
 a 
Distância
4
/5
	De acordo com as autoras Souza e Carniel (2018, p. 24), “todos os textos que produzimos orais ou escritos apresentam um conjunto de características relativamente estáveis”. Tendo em vista o papel da escola em levar o aluno a construção de conceitos de leitura e escrita, podemos afirmar que:
CARNIEL, F; SOUZA, M. M. P. de. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
O trabalho realizado com diferentes gêneros qualifica e melhora a capacidade de produção textual dos alunos.
O aluno se sente interessado em aprender a partir do momento em que compreende a função e o uso de cada texto.
O aluno, por meio da linguagem, passa a inserir-se politicamente, manifestando sua opinião em relação a um determinado tema.
O aluno, em situação de interação verbal, considera um conjunto de fatores (quem fala, sobre o que se fala, com quem se fala, com qual finalidade), mesmo que inconscientemente.
Está correto o que se afirma em:
	RESPOSTA:
	I, II e IV, apenas.
4ª QUESTÃO
	Em nossos estudos, vimos que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em Língua Portuguesa propõem diretrizes para o ensino de nossa língua durante a vida escolar dos indivíduos. Nesse sentido, analise as afirmativas referentes à competência de língua portuguesa para o ensino fundamental de acordo com os PCNs.
Espera-se que o aluno adquira de imediato a competência verbal e textual no início do ensino fundamental.
Propõe que aquisição de competência para a linguagem ocorra de maneira progressiva, possibilitando a resolução de problemas da rotina do indivíduo.
A aquisição da competência de linguagem, no decorrer do ensino fundamental, deve propiciar ao indivíduo a capacidade de ter acesso aos bens culturais.
A participação na íntegra no mundo letrado está vinculada a aquisição da competência da linguagem, que deve ser conquistada progressivamente ao longo do ensino fundamental.
É correto apenas o que se afirma em:
	RESPOSTA:
	II, III e IV.
5ª QUESTÃO
	A leitura com função social é aquela que busca despertar no sujeito uma criticidade diante dos fatos e acontecimentos que o cercam rotineiramente. Quando pensamos nesta proposta em contexto de sala de aula na educação infantil e ensino fundamental, pode parecer um tanto quanto complicado haja vista a complexidade dos textos que possuem este viés crítico. Nesta abordagem, considere as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:
A leitura com função social não pode ser trabalhada na educação infantil visto que nesta fase os textos devem ser de pouco conteúdo.
A leitura possibilita interação social sendo que esta interação se dá dentro e fora dos meios sociais e estão em constante transformação dos sujeitos.
O educador deve ser o elo entre o texto, interlocutor e leitor. Esta mediação, quando bem trabalhada se expressa significativamente na formação do sujeito.
Trabalhar textos dos mais variados estilos e abordagens é um dos papéis da escola, sendo assim, cabe ao professor buscar formas variadas e relevantes para esta prática.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
	RESPOSTA:
	F, F, V, V
6ª QUESTÃO
	“Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização da língua, que sempre ocorre por meio de textos por meio dos quais interagimos na comunicação. É por meio de textos que a língua funciona. Estudá-los tornou-se essencial para a área da Linguística Textual, pois conhecendo o “funcionamento” da língua, o falante adquire competência linguística para produzir e compreender diferentes categorias de textos” (BAKHTIN, 1997, p. 279).
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
Analisando o fragmento de texto exposto acima, ressalta-se que:
A língua materna em seus mais variados modos de utilização contribui para a comunicação e interação efetiva entre seus falantes.
A sistematização do conhecimento pode ser alcançada quando se trabalha textos e, a partir deste trabalho o aluno passa a produzir seus próprios textos.
Quando o docente busca ensinar ler e escrever para um único fim que é o aluno aprender a fazer então os propósitos se perdem e a função deste ensino não se consolida.
É correto o que se afirma em:
	RESPOSTA:
	I, II e III.
7ª QUESTÃO
	A profissão docente exige postura ética e crítica por parte do professor. Esta postura deve ser de avaliação sobre si mesmo, em relação ao seu trabalho bem como o seu desempenho em sala de aula. Quando tratamos do trabalho com textos em suas variadas vertentes, o papel do professor se torna ainda mais significativo pela sua responsabilidade em potencializar a formação do aluno leitor e a produção de textos.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo:
O professor que não é crítico e não avalia o próprio trabalho, fica sem nenhuma direção a seguir, sem saber as mudanças que tem que ter para que a aprendizagem aconteça.
PORQUE
Quando o professor tem um olhar diferenciado em relação ao seu trabalho e o que pode ser mudado para que a aprendizagem aconteça, trabalhará para que os alunos consigam tirar o máximo proveito das matérias abordadas em sala de aula.
A respeito destas asserções, assinale a opção correta.
	RESPOSTA:
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
8ª QUESTÃO
	De modo geral a formação de leitores em nosso país mostra-se cada vez mais crítica. Isto se explica em parte, pela pouca expressividade cultural que a população dispõem apesar de sua crescente escolarização. Somos pouco leitores e, quando lemos, é por obrigação ou com algum interesse subjacente. Para tanto, não temos prazer em ler.
Considerando o texto acima, analise as afirmações:
A leitura cotidiana pode expressar-se como uma possibilidade para melhorar nossa formação leitora.
Uma vez que, historicamente, não tenhamos sido incentivados a ler, quando adultos este hábito não pode mais ser adquirido.
São os ambientes escolares que vão confirmar o hábito leitor dos alunos, pois é na sala de aula, exclusivamente que, a leitura torna-se possível.
Alunos desde a mais tenra idade devem ser estimulados a leitura e também devem ser responsáveis pela sua própria participação no mundo da leitura e escrita.
Está correto o que se afirma em:
	RESPOSTA:I e IV, apenas.
9ª QUESTÃO
	A disciplina de Metodologia da Língua Portuguesa tem como proposta a abordagem de ensino que venha a auxiliar os alunos ao exercício da docência na língua. Por meio das metodologias espera-se que os alunos alcancem o desenvolvimento que se almeja para trabalhar de forma coerente e com qualidade para o pleno estudo, compreensão e trabalho com a língua materna.
Sobre o ensino da Língua Portuguesa, é correto o que se afirma em:
	
RESPOSTA:
	Tanto o trabalho com a teoria quanto a prática de exercícios de leitura e de escrita são alicerces para um trabalho coerente.
10ª QUESTÃO
	Segundo Koch (1992), citado por Souza e Carniel (2018, p. 20), “o texto pode ser considerado uma manifestação verbal (oral ou escrita), constituída de elementos linguísticos pré selecionados e ordenados pelos falante/escritor no ato da atividade comunicativa”.
CARNIEL, F; SOUZA, M. M. P. de. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Considerando que a criança já sabe lidar com textos orais, de que forma a escola se encaixa nesse contexto? Sobre o questionamento proposto, analise as afirmativas que seguem:
Desenvolvendo trabalhos a partir de textos já prontos ou produzidos pelas crianças.
Cabe à escola negar o valor referente ao conhecimento que a criança já dispõe.
Cabe somente à escola ensinar a criança como desenvolver os textos orais.
Cabe à escola não negar o valor do que a criança já sabe, mas ampliá-lo.
É correto o que se afirma em:
	RESPOSTA:
	I e IV, apenas.
5/5

Continue navegando