Buscar

Segunda aula de patologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Patologia
Disciplina que estuda as alterações celulares anormais com sinais e sintomas havendo (na maioria das vezes) 
Hipertrofia
Aumento da célula e do órgão, sempre em resposta a elevação da carga de trabalho induzida por estresse mecânico ou por fatores de crescimento, ocorre apenas em tecidos incapazes de divisão celular e tem o objetivo de adaptação.
Hiperplasia
Aumento do numero de células em resposta a hormônios e outros fatores de crescimento, ocorre em tecidos cujas células são capazes de se dividir.
Atrofia
Diminuição da célula e do órgão, como resultado dessa diminuição do suprimento de nutrientes ou por desuso; associada de síntese e a aumento da quebra proteolítica das organelas celulares.
Metaplasia
Alteração no fenótipo em células diferenciadas, sempre em resposta a irritação crônica que torna as células mais capazes de suportar o estresse; em geral induzida por via de diferenciação alterada das células tronco nos tecidos; pode resultar em redução das funções ou tendência aumentada para transformação maligna.
Visão geral da lesão celular e da morte celular
A lesão celular ocorre quando as células são estressadas a tal ponto que se tornam incapazes de ser adaptar novamente ao meio, ou quando são expostas a algum agente causador de anomalias intrínsecas.
Lesão celular reversível: Nos estágios iniciais ou de uma forma levede lesão as alterações morfológicas e funcionais são irreversíveis se o estimulo for removido. Há dois tipos:
Tumefação celular: Resultado da falência das bombas de íons na membrana plasmática dependentes de energia, levando a uma incapacidade de manter a homeostasia iônica e de fluido.
Degeneração gordurosa: Ocorre na lesão hipóxica e em várias formas de lesão metabólica ou toxica se manifesta pelo surgimento de vacúolos lipídicos grandes ou pequenos no citoplasma, ocorre nas células envolvidas no metabolismo de gordura como lipídeos.
Morte celular: Com a continuação do dão a lesão torna-se irreversível, ocorrendo dois tipos de morte: necrose e apoptose.
Causas da lesão celular:
Privação de oxigênio
Agentes químicos 
Agentes infecciosos 
Reações Imunológicas
Defeitos genéticos

Outros materiais