Buscar

Propriedades Mecânica dos Materiais roteiro da aula de dureza

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METALURGIA MECÂNICA AULA PRÁTICA DE DUREZA
Bloco I- 227
O objetivo desta aula é familiarizar o aluno com as técnicas de medidas de dureza nas escalas Brinell, Rockwell e Vickers e microdureza com penetrador tipo Vickers; interpretar criticamente a seleção do método e os seus resultados e compará-los com dados de literatura.
Amostra de aço temperado
Dureza Brinell - Escolher escalão de força, determinar as condições de ensaio. Repetir o ensaio para o escalão de força imediatamente menor. Analisar o erro.
Dureza Vickers - Realizar o ensaio com duas cargas significativamente diferentes e comparar os resultados esperados.
Dureza Rockwell - Determinar em função dos resultados acima, as condições de ensaio e realizá-lo. Analisar o resultado. 
Analisar comparativamente os resultados das medidas acima através de tabelas de correlação dos diferentes tipos de ensaios de dureza que podem ser encontradas em diferentes fontes. (Metals Handbook, Vol 1 - Materials Science and Engineering,W.D. Callister, Cap 6)
Estimar o valor do limite de resistência e a ductilidade da amostra através do uso de relações empíricas conhecidas e de gráficos para aço carbono comum. (Aços Carbono e Aços Liga, Vicente Chiaverini, Cap.1 e W.D.Callister, Cap,6)
Micro-dureza Vickers
Realizar o ensaio medindo a dureza dos microconstituintes ferrita e perlita de uma amostra de aço carbono. Comparar esses resultados com os valores da variação de propriedades do aço carbono em função do teor de carbono encontrados na literatura.

Outros materiais