Buscar

PORTFÓLIO Adaptação de atividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Módulo C – Fase I/2018
Adaptação de atividade
	CURTAM ESSE MATERIAL PARA AJUDAR !!! PARA QUE EU POSSA CONTINUAR COMPARTILHANDO E AJUDANDO VOCES!!!
	Ano/Série e idade do aluno:
8º Ano/ 14 Anos
	Caracterização do aluno e necessidades educativas especiais:
 O aluno que possui deficiência visual não sofre interferência na capacidade intelectual e cognitiva, ou seja, eles tem o mesmo potencial de aprendizagem de qualquer outro estudante, portanto, não podemos caracterizar o aluno pela sua deficiência e sim pela sua capacidade de aprender, o estudante que é portador de deficiência visual deve ser trabalhado o mesmo conteúdo curricular do que com os outros alunos ouvintes, a única diferença é os recursos que devem ser utilizados para ele compreender o conteúdo da mesma forma que os outros, porém, as necessidades educativas, não é só colocar o aluno na escola para o restante da turma se adaptar com as diferenças, são necessárias mudanças na estrutura e no projeto político pedagógico. 
	Atividade escolhida:
( X ) Atividade 1
( ) Atividade 2
( ) Atividade 3
	Proposta de adaptação da atividade: 
 Nossa proposta é a utilização de um recurso que torne possível a inclusão de um aluno deficiente visual em uma atividade sobre análise de mapa, na disciplina de História. O recurso consiste na elaboração de um Mapa Tátil, que é produzido com diferentes relevos e escritas em Braille.
 A diferença de relevo varia conforme as fronteiras de um País ou região, facilitando a compreensão dos limites territoriais.
 Este material de estudo não é muito acessível, além de não possuir um foco especifico na região desejada, assim como, apresenta um alto custo para sua compra. Portanto, é possível confeccionar um protótipo, com a utilização de uns materiais como folhas de EVA, cola 3D, papel e retalhos de tecidos, possibilitando a produção de uma determinada região para ser estudado com a turma.
 A utilização deste recurso é simples, o aluno com deficiência visual usa um dos sentido que o ser Humano contém, o Tato, para identificar a textura, formato, tamanho e escritas que contém no Mapa Tátil, o aluno vai tocando no mapa e fazendo a leitura, analisando os limites de cada região e reconhecendo o formato que o território possui.
 
	Objetivos da adaptação:
 Os objetivos desta adaptação são a igualdade de aprendizagem para todos os alunos, independentemente da sua deficiência, diferença ou dificuldade, assim como, proporcionar ao aluno que tem problema na visão, conhecer os espaços territoriais e seus limites, contudo, ajuda este aluno a ser incluído no ambiente em que vive e na sociedade.
	Resultados esperados:
 Os resultados esperados são que os alunos com deficiência visual tenham o nível de aprendizado igual aos demais colegas, que ele possa estudar as informações sobre o território, porque sem a aplicação deste recurso em sala de aula, ele podia somente ouvir como que eram os mapas, desta forma ele pode sentir e imaginar as informações repassadas, e também que o restante da turma compreenda as diferenças da nossa sociedade, respeitando todo mundo, e não devemos excluir este aluno só porque apresenta dificuldades e sim ajudar para que ele seja incluso neste ambiente e assim toda a turma consiga trabalhar com harmonia.

Continue navegando