Buscar

Resenha crítica Instrução Elementar no Séc. XIX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A instituição escolar não surgiu no vazio
Raissa Nunes Pinto[1: Graduanda no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba. Pesquisadora iniciante em Literatura Infantil, monitora na disciplina de Leitura e Produção de Texto I, Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) e Programa Institucional de Assistência Estudantil (PIAE); integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira (GEPHEB) desde 2015. Endereço para acesso do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0040806619684956.]
FILHO. Luciano Mendes de Faria. Instrução Elementar no Séc. XIX. In: LOPES, Eliana Marta Teixeira, FARIA FILHO, Luciano Mendes VEIGA, Cynthia Greive. (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. 2ªed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
Luciano Mendes de Faria Filho possui graduação em Pedagogia e mestrado em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde exerce a função de Diretor do Centro de Pesquisa, Memória e Documentação e coordena o Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil - 1822/2022. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação; história da infância; cultura escolar; história da escolarização; intelectuais e educação no Brasil; pensamento social brasileiro e educação.
O texto a ser resenhado se encontra no livro 500 anos de educação no Brasil, denominado de Instrução elementar no século XIX. Ele foi dividido em introdução e três tópicos, sendo estes subtítulos chamados de: Das escolas de primeiras letras aos sistemas de ensino primário; do método mútuo ao método intuitivo; do espaço da fazenda ao grupo escolar. O texto tem um total de 9 páginas, sendo que o livro com todos os textos disponíveis pode ser encontrado nas livrarias no valor aproximado de R$ 55,30, o mesmo conta com um total 606 páginas e peso aproximado de 1 Kg, vale ressaltar que o livro conta com 24 artigos de autores renomados.
As escolas passaram por várias mudanças no decorrer dos séculos desde a “descoberta” do Brasil. Nas décadas iniciais do século XXI, o governo já estava mandando criar escolas, onde se começou a elaborar leis para essas instituições. Nesse momento o governo se preocupava em como instruir e permitir que a população permanece no caminho correto, para que assim fosse possível criar um Estado de fato. Não bastava ensinar a população apenas a ler, escrever e fazer contas matemáticas básicas, era necessário que esse povo agora “livre”, fosse instruído, dessa forma foram copiados alguns modelos dos países mais desenvolvidos acontecendo assim a reforma do ensino, lhe deixando com um caráter moderno.
Após a proclamação da independência o ideário civilizatório iluminista irradiava-se pelo mundo e para o Brasil, creditavam que era possível civilizar a população através dos cinemas, teatros, livros e jornais, deixando assim a população próxima da elite social. Até o exato momento as escolas que existiam eram nas casas de professores ou nas fazendas e seguiam um método individual de ensino, após isso algumas mudanças ocorreram como o: método mútuo, métodos mistos, métodos simultâneos e o método intuitivo.
	Com o passar das décadas e o fortalecimento do Estado, as discussões eram cada vez maiores, discutiam sobre as formas de escolas e a importância de se construir lugares próprios para essa educação. Era preciso criar prédios onde pudesse abrigar uma grande maioria de alunos, e ensina-los de formas variadas. Os especialistas em higiene ressaltavam os riscos que as crianças corriam ao aprenderem em locais sem limpeza especificas e como isso afetava a aprendizagem. Dentre essas várias discussões ocorria uma central que era a importância dos pais levarem seus filhos à escola e que os mesmos frequentassem a mesma.	
	Ocorreram mudanças ao decorres dos séculos, mudanças em todas as formas de ensino. Dificuldades foram enfrentadas, estamos longe de resolver todos os problemas, mas não podemos negar que as formas de ensino avançaram. Filho nos mostra isso claramente, deixando bem especificado quais foram as fases e como elas se deram em cada época, lembrando que para cada época temos uma sociedade e cada sociedade tem suas necessidades especificas.

Outros materiais