SIMULDADO DIR TRABALHO

SIMULDADO DIR TRABALHO


Disciplina<strong>direito do Trabalho</strong> Rural5 materiais2 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Código de referência da questão.
	1a Questão (Ref.:201604257155)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Felipe, vendedor há 03 anos na empresa Águia Dourada Automóveis Ltda., descumpriu, em data de 24 de abr. de 2018, a determinação da empresa de não fumar no interior do local de trabalho, dirigida a todos os empregados, os quais detinham pleno conhecimento da regra. Ainda, quando abordado pelo gerente geral, em particular e adequadamente, para que não mais repetisse a conduta, agrediu-o fisicamente, desferindo-lhe um soco no rosto e dirigindo-lhe palavras de baixo calão. Tais fatos foram presenciados por 6 funcionários da empresa. Assinale, diante da situação posta, a alternativa correta.
	
	
	Certo
	À empresa é permitida a rescisão do contrato de trabalho por justa causa. Nesse caso, Felipe não terá direito ao recebimento de férias proporcionais acrescidas de um terço e do décimo terceiro salário proporcional, tampouco à indenização sobre o saldo da conta vinculada do FGTS. 
	
	À empresa é permitida a rescisão do contrato do trabalho por justa causa, podendo fazêlo no prazo de 60 dias a partir da data dos fatos.
	
	Felipe poderá ser demitido por justa causa, mas somente após a instalação de inquérito para apuração de falta grave, no prazo de 30 dias. 
	
	É vedado à empresa demitir Felipe por justa causa, devendo aplicar-lhe tão somente suspensão disciplinar de 03 dias, quando então ele perderá a remuneração correspondente aos dias de suspensão e a do descanso semanal remunerado correspondente, pois se trata de falta injustificada.
	
	À empresa é permitida a rescisão do contrato de trabalho por justo motivo em face de Felipe, devendo fazê-lo imediatamente, sendo que este não terá direito ao recebimento de qualquer valor.
	
	Código de referência da questão.
	2a Questão (Ref.:201604257148)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Assinale a alternativa correta sobre a noção de aviso prévio no ordenamento jurídico brasileiro:
	
	
	
	Consiste na obrigação reservada apenas ao empregador de notifcar à outra de sua intenção de romper o vínculo contratual, em data futura e certa.
	
	Consiste na obrigação reservada apenas ao empregado de notifcar à outra de sua intenção de romper o vínculo contratual, em data futura e incerta.
	Certo
	Consiste na obrigação que tem qualquer das partes do contrato de trabalho por tempo indeterminado de notifcar à outra de sua intenção de romper o vínculo contratual, em data futura e certa.
	
	Consiste em verba devida nas hipóteses de demissão por justa causa do empregado.
	
	Consiste na obrigação que tem qualquer das partes do contrato de trabalho por tempo determinado de notifcar à outra de sua intenção de romper o vínculo contratual, em data futura e certa.
	
	Código de referência da questão.
	3a Questão (Ref.:201604257151)
	Acerto: 0,0  / 0,2 
	No tocante à extinção do contrato de trabalho por mútuo acordo entre empregado e empregador, considere:
 
I. O aviso prévio, se indenizado, deverá ser pago pela metade, bem como a multa sobre o FGTS e o 13° salário proporcional.
II . O empregado poderá sacar 80% do valor de seus depósitos fundiários e não estará autorizado a ingressar no Programa do Seguro-Desemprego.
III . O aviso prévio, se trabalhado, o saldo de salário, as férias proporcionais e as férias vencidas, ambas acrescidas de 1/3, serão pagos em sua integralidade.
IV. Para validade deste tipo de rescisão para contratos de trabalho com mais de uma ano de vigência, é obrigatória a homologação perante o sindicato do empregado ou autoridade do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
 
Está correto o que se afirma em
	
	
	
	II e IV, apenas.
	Certo
	II e III , apenas. 
	
	I e II , apenas. 
	
	I, II , III e IV.
	Errado
	II , III e IV, apenas.
	
	Código de referência da questão.
	4a Questão (Ref.:201604257162)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Joana trabalha em uma padaria e, há algum tempo, o seu empregador vem demonstrando insatisfação com o serviço prestado por ela. Por sua vez, Joana também está insatisfeita com as medidas que vêm sendo adotadas pelo seu empregador. Por tais razões, o empregador e Joana decidiram, por mútuo acordo, extinguir o contrato de trabalho.
 
Nessa situação hipotética, Joana terá direito 
	
	
	
	a metade de todas as verbas trabalhistas, mas não terá direito a habilitação no programa de seguro-desemprego.
	
	à integralidade de todas as verbas trabalhistas.
	
	a metade da indenização sobre o saldo do FGTS, além da movimentação da conta vinculada desse fundo, limitada a 50% do valor dos depósitos.
	
	a metade do aviso prévio, se indenizado, além da habilitação no programa de seguro-desemprego.
	Certo
	a metade da indenização sobre o saldo do FGTS, cuja conta vinculada poderá ser movimentada até o limite de 80%, e metade do aviso prévio, se indenizado, bem como à integralidade das demais verbas trabalhistas, mas não terá direito a habilitação no programa de seguro-desemprego.
	
	Código de referência da questão.
	5a Questão (Ref.:201604257163)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Marcos foi comunicado de sua dispensa em 10/05/2018 e que seu aviso prévio seria indenizado. No prazo legal as verbas foram pagas, e, a baixa na CTPS foi procedida com a data de10/05/2018, por ser o último dia trabalhado. Marcos acha que há algo errado, mas não tem certeza. Perguntou a seu amigo que disse que estava tudo correto. No entanto seu porteiro afirmou que há algum erro porque leu na internet algo a respeito. Sobre a situação concreta, assinale a assertiva verdadeira:
	
	
	
	A baixa sempre deve ser procedida no último dia do contrato de trabalho. 
	
	A baixa na CTPS de Marcos foi procedida corretamente, tendo em vista que o aviso prévio foi trabalhado.
	
	A baixa deve ser procedida após dez dias da dispensa, coadunando com o prazo para o efetivo pagamento das verbas trabalhistas, segundo a lei.
	Certo
	A baixa esta incorreta, tendo em vista que deve ser procedida considerando-se a projeção do aviso prévio indenizado.
	
	Marcos teria que ter tido a baixa em sua CTPS no dia seguinte ao término do seu contrato de trabalho, ou seja, 11/05/2018.
	
	Código de referência da questão.
	6a Questão (Ref.:201604257157)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Acerca das férias marque a opção correta:
	
	
	
	As férias podem ser concedidas em três períodos de 10 dias cada um.
	
	O empregador deverá conceder as férias ao empregado dentro do período aquisisito, sob pena de pagar em dobro 
	Certo
	O prazo para pagamento das férias é de até dois antes da sua concessão.
	
	Os maiores de 50 anos devem gozar férias em um único período 
	
	As férias são suspensão do contrato de trabalho
	
	Código de referência da questão.
	7a Questão (Ref.:201604257164)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Analise as assertivas abaixo e marque a opção correta:
I - Na demissão por justa causa o empregado não tem direito a férias proporcionais. 
II - O empregado que completa o período aquisitivo tem direito a usufruir férias de 30 dias. 
III - As férias podem ser concedidas em quatro períodos, sendo que um deles não pode ser inferior a 14 dias. 
IV - O prazo para pagamento das férias é de 2 dias antes da concessão. 
 
	
	
	
	I e II
	
	II e III
	
	I e III
	Certo
	I e IV
	
	III e IV
	
	Código de referência da questão.
	8a Questão (Ref.:201604257146)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Com relação ao aviso prévio, considere:
 
I. Conta-se o prazo do aviso prévio excluindo-se o dia do começo e incluindo o do vencimento.
II. Ao aviso prévio serão acrescidos 3 dias por ano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 30 perfazendo um total de até 60 dias.
III. É possível e legal substituir o período que se reduz da jornada de trabalho no aviso prévio trabalhado, pelo pagamento das horas correspondentes.
IV. O direito ao aviso prévio é irrenunciável