Buscar

Dever Embriologia

Prévia do material em texto

Dever 1 questão
Fibra muscular. As células musculares são conhecidas como fibras musculares ou também como miócitos. São células alongadas, podendo ter um ou mais núcleos. Elas irão formar os tecidos musculares, que poderão ser de três tipos: muscular estriado cardíaco, muscular estriado esquelético ou muscular liso, cada um possuindo características funcionais e morfológicas próprias. No entanto, estes tipos de fibras musculares possuem em comum a característica a capacidade de gerar movimento pela contração.
 Miofibrilas: são grandes moléculas poliméricas responsáveis pela contração muscular. Cada miofibrila é formada por 1.500 filamentos miosina e 3.000 de actina que se interdigitam em parte formando, alternadamente, faixas claras (actina) e escuras (miosina). Faixas só de actina são denominadas Faixa I e faixas de miosinas, Faixa A. A faixa A apresenta uma faixa mais clara no centro, a banda H.
O sarcolema consiste em uma membrana celular, chamada membrana plasmática, e um revestimento de uma fina camada de material polissacarídeo, com muitas fibrilas colágenas delgadas.
ouSarcolema:é a membrana celular que envolve a fibra muscular, composta por fibrilas finas de colágeno que na extremidade da fibra muscular se funde com a fibra tendinosa que se fundem para formar o tendão muscular que se insere no osso.
Sarcoplasma é o nome que se dá ao citoplasma das células musculares. Neste há grande quantidade de glicossoma (grânulos de glicogênio) e quantidades significativas de mioglobina, uma proteína de ligação com oxigênio.
O Retículo Sarcoplasmático é o reticulo endoplasmático da fibra muscular que tem por função importante na contração muscular. Os músculos de contração mais rápida é grandes a extensão do retículo sarcoplasmático.  
retículo sarcoplasmático é o retículo endoplasmático das fibras musculares. É especializado no armazenamento de íons cálcio,e quando libera esse cálcio para o citoplasmadá-se a contração muscular (deslizamento da actina sobre a miosina). O retículo sarcoplasmático encontra-se disposto em formato de redes a circundar um grupo de miofilamentos. 
2- questão
No músculo estriado esquelético, a contração se dá pela interação entre os dois filamentos de proteínas nos sarcômeros (actina e a miosina). A cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, gerando a contração muscular.
3 – já foi feito
4- questão letra A
A acetilcolina consiste numa substância química que atua como neurotransmissor, transmitindo os impulsos nervosos entre as células do sistema nervoso. Também se encontra associada à transmissão de impulsos entre as junções das células nervosas e musculares, que provocam a contração muscular.
A acetilcolina pode atuar como neurotransmissor inibitório ou excitatório, conforme a região de recepção. Os receptores muscarínicos encontrados no Sistema Nervoso Central e em músculos controlados pela divisão parassimpática do Sistema Nervoso Autônomo promoverão ação indireta da acetilcolina, excitatória, que culmina com potenciais de ação para a contração dos músculos lisos inervados. Aqueles encontrados em regiões determinadas do Sistema Nervoso Central e no coração, promoverão uma ação indireta da acetilcolina para a inibição da célula pós-sináptica, causando hiperpolarização e consequente efeito de diminuição da frequência cardíaca.
Transmissão do Impulso na Placa Motora
Secreção de Acetilcolina. Quando um impulso nervoso chega à placa motora, a passagem do potencial de ação pela membrana do terminal axônico faz com que muitas das pequenas vesículas de acetilcolina armazenadas nesse terminal rompam através da membrana desse terminal para esvaziar seu conteúdo na fenda sináptica, entre o terminal e a fibra muscular. A acetilcolina atua, então, sobre a membrana muscular cheia de pregas para aumentar sua permeabilidade aos íons sódio. Essa permeabilidade aumentada, por sua vez, permite a passagem instantânea de sódio para o interior da fibra muscular, o que acarreta o fluxo de cargas positivas para o citoplasma muscular, despolarizando imediatamente essa área da membrana muscular. Essa despolarização local produz um potencial de ação que se propaga nas duas direções, ao longo da fibra. Por sua vez, o potencial ao passar ao longo da fibra provoca sua contração.
4 QUESTÃO LETRA (B)
Para que ocorra a contração muscular o sistema depende da disponibilidade dos íons cálcio e o relaxamento muscular depende da ausência ou diminuição deste íon. O retículo sarcoplasmático é quem regula o fluxo de íons cálcio, para a realização dos ciclos de contração muscular.
A despolarização do retículo libera os íons cálcios de forma passiva até os filamentos finos e grossos dos músculos, ocasionando a contração muscular. A polarização deste retículo transporta os íons cálcio de volta às cisternas, parando a atividade contrátil do músculo.
Podemos dizer que a contração muscular acontece quando ocorre a interação da actina e a miosina, que são proteínas contráteis dos músculos. Essa interação ocorre na presença de cálcio intracelular e energia. A energia necessária para a contração muscular vem da hidrólise do ATP. Já a disponibilidade de cálcio vem da liberação deste íon do retículo sarcoplasmático, quando despolarizado.
O cálcio possui a importante função de expor um sítio de ligação da miosina na proteína actina. Como podemos verificar o cálcio é fundamental para que ocorram as contrações musculares, sem este íon não ocorrerá contração e a musculatura sempre estará no estado de relaxamento.

Continue navegando