Buscar

Comparação com a abordagem Conservadora livro a escola que sempre sonhei e que não pensei que pudesse existir

Prévia do material em texto

A Escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesses existir
Comparação com a abordagem Conservadora
O Livro de Rubem Alves Aborda a utopia de uma escola dos sonhos onde não existem defeitos e a prioridade é a união de todos de uma forma igualitária
No livro o autor fala sobre a escola da Ponte, uma escola encantadora em que os alunos convivem de uma maneira indefectível.
Nessa escola existe ajuda mútua, interagem bem e o trabalho em equipe é prioridade.
O autor propõe uma mudança de aprendizado, onde se volta ao ponto de vista do olhar de uma criança para se alcançar o aprendizado, uma forma de liberdade para um novo aprender.
Na escola da Ponte é quebrada a barreira aluno-professor que é usada na escola tradicional onde o professor detém todo o conhecimento e ao aluno é esperada a absorção de todo o conteúdo de uma maneira formatada e padronizada que não leva em conta a individualidade de cada um.
Nessa escola aluno e professor são vistos como amigos sem a formalidade tradicional.
Também é levado em conta o que cada um enxerga sobre si mesmo, não existem aulas nem turmas tradicionais, nem um professor para cada disciplina. 
Os espaços são compartilhados, não existem barreiras quanto a de idade, etnia, credo etc.
Os conhecimentos são somados, os espaços compartilhados, o conjunto e a interatividade são priorizados.
A autonomia de cada um é valiosa sem esquecer da colaboração mutua entre os alunos e professores de uma forma solidária e altruísta.
Esta escola é nomeada como escola dos sonhos porquê não temos esse tipo de escola em nosso mundo contemporâneo, vivemos em um meio dominado pelo egoísmo, egocentrismo e individualismo, uma sociedade preconceituosa e hipócrita. 
Os Paradigmas pré-estabelecidos devem ser cumpridos à risca de forma obrigatória.
A escola ponte o aprendizado está em perfeita sincronia com a vida, onde a aprendizagem corresponde à realidade vivida
O autor se sente fascinado pela essência vivida na escola Ponte onde essa essência é construída dia a dia sobre respeito e valores de igualdade para todos independentemente do nível Hierárquico.
Existem escolas e professores bem-intencionados, mas por terem que seguir o programa tradicional, constroem vidas a partir desses programas.
Na escola Ponte as crianças têm que sentir o aprendizado como um prazer e não como uma obrigação, porquê o que é construído a partir das vivencias nunca é esquecido. Nessa escola as regras são aprendidas de forma natural, de uma forma democrática sem o peso de um programa obrigatório a ser seguido, o maior prazer está em dividir o saber, as experiencias, as vivências. Construindo uma sociedade de indivíduos com personalidade critica e não pessoas formatadas. Uma escola ligada ao prazer de aprender, aprender a ser individual e não individualista, a coexistir com as diferenças.
Essa escola é voltada á realidade pois a escola tradicional não prepara para a vida e sim para passar e provas e testes, por isso tanta dificuldade quando os alunos chegam ao momento de enfrenta o assim chamado “mundo real”. A escola tradicional formata o aluno e não desenvolve nele um senso crítico, não o torna um cidadão pensante e autoconsciente.
Na escola Ponte são os próprios alunos que são os educadores e repassam o seu conhecimento para os que tem mais dificuldade de aprendizado.
A escola Ponte é uma escola Utópica, uma nova visão de educação, um lugar harmonioso que devemos buscar tornar realidade para as próximas gerações que virão.

Continue navegando