Buscar

AVALIANDO UTI 4

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201504170274)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	João, 30 anos, sofreu um acidente automobilístico com traumatismo crânio encefálico grave, deu entrada na UTI em coma, com via aérea artificial e foi colocado em ventilação mecânica, sob sedação plena. Foi colhida uma primeira hemogasometria com o seguinte resultado: pH = 7,48; PO₂ = 98 ; PCO₂ = 28; HCO3 = 24; SO₂ = 96%. Com esse resultado, o fisioterapeuta fez ajustes na ventilação mecânica e após 40 minutos, a HGA foi repetida e apresentou como resultado: pH = 7,44; PO₂ = 97; PCO₂ = 36; HCO3 = 24; SO₂ = 96%.6) Após os ajustes feitos pelo fisioterapeuta, a segunda hemogasometria mostrou:
		
	
	Melhora da acidemia e resolução da acidose respiratória
	
	Resolução da alcalemia, porém piorou a alcalose metabólica
	
	Resolução da acidemia e da acidose respiratória
	
	Resolução da alcalemia, com piora da alcalose respiratória
	 
	Resolução da alcalemia e da alcalose respiratória
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201504481580)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para manter o equilíbrio entre ácidos e bases o organismo dispõe de alguns mecanismos específicos, de ação rápida e de ação lenta. Em um paciente com pH baixo de causa respiratória, é esperado para a manutenção do equilíbrio acidobásico que o organismo:
		
	
	Diminua a demanda da ventilação
	
	Mantenha a ventilação normal
	
	Diminua o HCOɜ
	
	Aumente a demanda da ventilação
	 
	Aumente o HCOɜ
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503565465)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um indivíduo é admitido na UTI com quadro de SEPSE pulmonar, apresentando quadro grave e dependente de assistência ventilatória invasiva. Opta-se então por ventilação controlada à pressão (PCV) e é iniciado o tratamento com antibioticoterapia. A evolução clínica do paciente foi favorável e após 7 dias, evidenciou-se resolução do quadro infeccioso, estabilidade clínica e hemodinâmica do mesmo. Neste momento, o fisioterapeuta da unidade decide iniciar o desmame da prótese ventilatória. Mediante a este fato responda: I - A ventilometria espontânea e o índice de Tobin são eficientes para avaliar a possibilidade de extubação endotraqueal. II - O uso do modo ventilatório PSV (Pressão por suporte) com redução gradual dos valores pressóricos e a utilização de Peça T intermitente (macronebulização) são eficientes para realizar o desmame da prótese ventilatória. III - É imprescindível a análise dos gases arteriais e do nível de consciência para evolução do desmame. IV - Podemos extubar o paciente somente utilizando como critério o valor da PImáx.
		
	
	Somente I, III, e IV estão corretas.
	 
	Somente I, II, III estão corretas.
	
	Somente II e IV estão corretas.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Somente II, III e IV estão corretas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201504451553)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Paciente, em modo ventilatório PCV, Pinsp: 18 cmH2O, PEEP: 5 cmH2O, FR: 12 rpm, FiO2: 40%, Tinsp: 1,2 seg, trigger: - 2cmH2O. É correto afirmar que, nesta modalidade, para este paciente
		
	
	o disparo é a fluxo e a ciclagem é a pressão.
	
	o disparo é a volume e a ciclagem, a tempo.
	 
	o disparo é a tempo ou pressão e a ciclagem é a tempo.
	
	o disparo é a fluxo ou a pressão e a ciclagem é a pressão.
	
	o disparo é a tempo e a ciclagem é a fluxo.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201504363734)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um paciente com os seguintes dados gasométricos arteriais: pH= 7,50; PaCO2= 30mmHg; PaO2= 55mmHg; HCO3= 30 apresenta que distúrbio ácido-básico? (Exame de especialidade COFFITO - Instituto Quadrix - 2015).
		
	
	Alcalose metabólica descompensada com hipoxemia
	
	Alcalose respiratória descompensada com hipoxemia
	 
	Alcalose mista descompensada com hipoxemia
	
	Alcalose metabólica compensada com hipoxemia
	
	Alcalose respiratória compensada com hipoxemia

Continue navegando